Artesãos fluminenses já possuem a Carteira Nacional de Artesão/Trabalhador Manual

by Diário do Vale

Sul Fluminense – A tarde de sexta-feira (7) foi um dia marcante para o Estado do Rio de Janeiro, principalmente para os artesãos fluminenses, com a cerimônia de entrega a Carteira Nacional de Artesão/Trabalhador Manual. Após mais de uma década à espera desse documento de identificação do Governo Federal, os artesãos de Angra dos Reis foram os primeiros a poderem desfrutar dos benefícios que são fundamentais para a classe.

Nilo Sergio Felix, secretário de estado de Turismo, comemorou a concretização deste anseio da Setur-RJ e dos artesãos fluminenses.

– A entrega das carteiras, aqui em Angra dos Reis, significa o fechamento de um ciclo. Há dois anos o Programa de Artesanato, coordenado pela subsecretária adjunta de Turismo, Nea Mariozz, reestruturou-se e começou a percorrer o Estado, cadastrando esses profissionais. Hoje 188 artesãos receberam o documento oficial, aguardado há tanto tempo. Nos próximos meses mais de cinco mil carteiras serão entregues em dezenas de municípios. É uma enorme conquista para o Estado do Rio de Janeiro, um dos primeiros do Brasil, a distribuir a carteira – destacou o secretário.

Durante o evento, Nilo Sergio e o prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão, assinaram um termo de cooperação que fideliza a parceria entre os poderes municipal e governamental.

Carteira Nacional: Artesãos de Angra dos Reis foram os primeiros a poderem desfrutar dos benefícios que são fundamentais para a classe (Foto: Divulgação)

Carteira Nacional: Artesãos de Angra dos Reis foram os primeiros a poderem desfrutar dos benefícios que são fundamentais para a classe (Foto: Divulgação)

– Quero parabenizar a atual gestão do Governo do Estado que concretizou esse sonho após tantos anos. Com o apoio do programa, a prefeitura irá investir cada vez mais no setor. Buscaremos, através da atividade, a identidade do artesanato de Angra, o que fomentará outros setores, como o turismo – disse o prefeito.

Atualmente a atividade artesanal movimenta a economia, deixando de ser complemento para se tornar a principal fonte de sustento de muitas famílias. De acordo com o IBGE, mais de 8,5 milhões de brasileiros têm a atividade como renda familiar em 78,6% dos municípios do país.

Vera Lucia dos Santos é artesã há mais de 30 anos e faz parte atualmente da Associação Artes dos Reis. Para ela, receber a Carteira Nacional de Artesão significa ganhar um espaço no mercado de trabalho, com o reconhecimento da profissão.

– Esperei este documento por muitos anos, e finalmente poderei ter acesso a todos os benefícios que o Programa de Artesanato Brasileiro nos oferece. É muito gratificante ver a nossa classe sendo reconhecida. Estou muito feliz e orgulhosa. Agradeço a Secretaria de Estado de Turismo que olhou por nós e realiza hoje o nosso maior anseio – comemorou a artesã.

A cerimônia contou ainda com a presença do Deputado Federal, Deley, da subsecretária adjunta de Turismo e coordenadora do Programa de Artesanato Estadual, Nea Mariozz; do vice- prefeito de Angra dos Reis, Manoel Cruz Parente; presidente da TurisAngra, Carlos Henrique Vasconcelos; Secretário Municipal de Cultura, João Willy Peixoto; do ex-prefeito de Volta Redonda¸ Antônio Francisco Neto; e do Gerente de Projetos Especiais da Lojas Caçula, Roberto Santos.

 

You may also like

1 comment

Tia 9 de abril de 2017, 18:21h - 18:21

Legal,que essa idéia venha para as outras cidades do estado do Rio,como barra mansa por exemplo!!!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996