As muitas faces do Peter Pan

by Diário do Vale

Qual é a cara do Peter Pan? O menino que não cresce, criado pelo escritor escocês J.M Barrie, já teve muitas. As vezes ele é loiro, de olhos azuis, frequentemente tem olhos e cabelos castanhos. Já teve versões em filme, desenho animado e até um seriado de televisão. Quando surgiu no teatro, em 1904, Peter Pan era interpretado por mulheres. Crianças com talento para representar eram poucas e jovens atrizes pegavam o papel com frequência. Geralmente eram moças de baixa estatura, que cortavam o cabelo bem curto e vestiam a roupa do herói.
A roupa do Peter Pan é outra coisa que mudou muito nas várias versões da história. A primeira pessoa que interpretou o herói, em 1904, foi a atriz Nina Boucicault. Ele usou uma túnica avermelhada e calças de um verde escuro. A partir de 1906 a atriz Pauline Chase pegou o papel que continuou fazendo até 1913. A roupa que ela usou está atualmente no Museu Britânico, em Londres, afinal, a nublada capital inglesa é a segunda pátria do Peter Pan.
A partir da década de 1930 os figurinistas do teatro passaram a colocar uma roupa verde no personagem. Em algumas produções o traje do Peter Pan é feito de folhas e ramos trançados. Afinal, não existem lojas de roupas na Terra do Nunca. Essa ideia da roupa feita de folhas e ramos foi usada no filme de 2003, dirigido por P.J.Hogan. Nesse filme o herói é loiro, de olhos verdes e interpretado pelo ator Jeremy Sumpter. Até agora o filme de 2003 era a produção mais sofisticada sobre o herói de Barrie.
Uma coisa que os filmes modernos ainda não conseguiram é a popularidade da versão de 1953, produzida pela Disney. Neste desenho animado Peter Pan tem as orelhas pontudas de um elfo e se veste com uma roupa verde, de tecido. O desenho tornou famosa a fada Sininho (Tinker Bell no original) que virou símbolo da Disney, para desespero do camundongo Mickey. Quando a primeira serie de TV do estúdio, “Disneylândia”, estreou em 1955 era Sininho que apresentava os vários mundos do seriado, como as terras da fronteira, da fantasia e do amanhã.

Versão Disney

Na versão da Disney, Sininho é apresentada como uma loira de cintura fina, quadris amplos e coxas grossas. Muito semelhante a atriz Marylin Monroe, que era a principal estrela de Hollywood nos anos de 1950. O que deu origem a uma lenda, de que Marylin teria sido a modelo para a personagem da Tinker. Mentira, na verdade a documentação do estúdio mostra que foi a modelo Margaret Kerry que posou para os desenhistas da produção. Ela vestiu um maiô típico daquela época e interpretou Sininho em um palco, sendo filmada por várias câmeras. A partir desses filmes os animadores desenharam a personagem. Kerry também faz a voz da sereia ruiva que aparece no filme. E na verdade ela tinha cabelos castanhos.
Pode-se dizer que foi a Disney que deu cara e corpo a Sininho, já que nas primeiras apresentações no teatro ela era representada por uma luz suspensa em um fio.
Os personagens de Peter Pan são tão conhecidos nos países de língua inglesa que foram homenageados com estátuas colocadas em jardins em praças. Até na Nova Zelândia já foram encontradas estátuas de Peter Pan, Wendy e Sininho no meio de jardins. E como se não bastasse tanta fama o personagem deu nome a um distúrbio de personalidade, o “complexo de Peter Pan” das pessoas que se recusam a assumir as responsabilidades da vida adulta.
Mas como surgiu essa história do menino que não cresce? Ela foi o resultado de uma tragédia que atingiu a família de J.M.Barrie quando ele ainda era criança. Barrie tinha um irmão, David, que morreu com 13 anos de idade em um acidente, quando patinava. Barrie e sua mãe passaram a se lembrar do irmão desaparecido como uma eterna criança e essas memórias serviram de inspiração para o personagem.
O filme, atualmente nos cinemas, é só mais uma versão do personagem. E certamente não será a definitiva.

Modelo: Margaret Kerry foi a modelo para Sininho em 1953

Modelo: Margaret Kerry foi a modelo para Sininho em 1953

Famosa: O desenho animado de 1953 é a versão mais conhecida

Famosa: O desenho animado de 1953 é a versão mais conhecida

 

Por Jorge Luiz Calife
[email protected]

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996