As mulheres superpoderosas dos quadrinhos

by Diário do Vale
Wonderwoman

Pioneira: Mulher Maravilha levou 70 anos para chegar ao cinema

A Mulher Maravilha está nas telas, fazendo sucesso no filme do Batman contra o Super-Homem. A versão interpretada pela atriz israelense Gail Godot tem um visual mais dark, um pouco diferente do colorido berrante que sempre caracterizou a personagem. Mas ainda é a guerreira amazona criada em 1941, no início da Segunda Guerra Mundial. O pai da Mulher Maravilha foi o psicólogo William Moulton Marston, que também gostava de escrever e de mitologia grega. Com sua imaginação ele trouxe as guerreiras mitológicas, que enfrentaram Hércules para os tempos modernos.

Como todos os super-heróis da DC Comics, a Mulher Maravilha começou combatendo os nazistas e os japoneses. Depois que a guerra acabou ela passou a enfrentar monstros, deuses mitológicos, gangsters e até extraterrestres. Mas o importante é que ela acabou com o machismo que dominava o mundo dos super-heróis. Segundo a definição da editora, a Mulher Maravilha é uma defensora da paz, da justiça, do amor e da igualdade entre homens e mulheres. O que era uma proposta bem ousada em meados do século XX. E é bom lembrar que levou 70 anos para a personagem chegar às telas do cinema. Para o Super-Homem foram só dois anos.

Com o sucesso da Mulher Maravilha surgiram outras super heroínas. Em 1959 o roteirista Otto Binder e o desenhista Al Plastino criaram a Super-Moça, uma prima do Super-Homem que veio do planeta Kripton. Ela tem os mesmos poderes do primo, voa, tem superforça e só é afetada pela kriptonita. Se a Mulher Maravilha é morena, a Supergirl é loira, mas ambas têm olhos azuis. Além disso, a Mulher Maravilha é representada como uma mulher adulta, na faixa dos vinte anos enquanto a Super-Moça vem para a Terra com 16, 17 anos de idade e sempre foi representada assim, uns dez anos mais jovem do que a Mulher Maravilha.

Menos popular Kara Zor-El (esse é o nome dela) quase foi exterminada por seu editor, que queria matá-la em 1986. Mas os fãs exigiram e ela ressuscitou em 2004, atuando ao lado do Batman e do Superman na primeira revista da dupla. Como a Mulher Maravilha a Super-Moça também foi tema de uma série de TV e de um longa-metragem no cinema. O filme, de 1985, não fez sucesso e a loira voadora ficou restrita a televisão. Atualmente é interpretada pela atriz Melissa Benoist.

Uma pergunta típica de nerd é: Se a Mulher Maravilha e a Super-Moça brigassem quem venceria? A DC satisfez essa curiosidade. As duas têm a mesma velocidade e força, mas por ser mais experiente a Mulher Maravilha venceu e embrulhou a loirinha com seu laço.

Na década de 1960 a editora Marvel criou uma série de super-heróis para concorrer com os da DC. Se a DC tinha uma versão feminina do Super-Homem, a Marvel tentou criar uma parceira para seu herói mais famoso, o Homem Aranha. Não emplacou e a Mulher Aranha acabou completamente esquecida. Hoje em dia, a supermulher da Marvel é a Viúva Negra, que começou como vilã e agora é parceira dos super-heróis da equipe Vingadores. Ao contrário da Mulher Maravilha e da Supergirl, a ex-espiã soviética não tem superpoderes. É apenas uma perita em artes marciais.

A maioria das supermulheres da Marvel são mutantes da equipe dos X-Men. Como a Tempestade e a Fênix. Outra super-heroína da Marvel que não deu certo foi a Miss Marvel. Uma aviadora que ganhou os poderes do Capitão Marvel devido a um acidente. No cinema a super-heroína mais famosa da Marvel, depois da Viúva Negra é a Mulher Invisível, da equipe do Quarteto Fantástico. Além de ficar invisível, como diz o título, ela pode criar um campo de força e projetar descargas de energia.

Com um público alvo, formado por adolescentes do sexo masculino, todas essas heroínas são criaturas de físico perfeito e busto farto. O que já levou um crítico a dizer que as histórias de super-heróis se resumem a uma eterna luta entre sujeitos anabolizados e top models peitudas. É claro que existem outros tipos de quadrinhos, mas nunca serão tão populares.

Por Jorge Luiz Calife
[email protected]

You may also like

3 comments

Giulles Santos 4 de abril de 2016, 16:54h - 16:54

CORREÇÕES:

– O nome da atriz a Gal Gadot!!!

– Viúva Negra não é uma humana comum. Ela recebeu mudanças em seu corpo através de uma espécie de “engenharia genética”, (assim como feito com o Capitão América) dando a ela agilidade, força e resistência elevadas.

– Fênix é o nome de uma entidade cósmica que possuiu o corpo de Jean Grey (essa sim uma integrante dos X-Men) e fez dela sua hospedeira durante um período de tempo. A entidade Fênix já teve várias outras hospedeiras (e hospedeiros).

– Sim, hoje em dia os quadrinhos tem vários personagens de corpos esculturais. Mas isso era diferente no passado. Na verdade, tanto já foi melhor, quanto já foi pior. Na era de ouro de e prata dos quadrinhos os personagens eram fortes, mas nada tão apelativo. O ápice foi nas décadas de 80 e 90, seguindo uma tendência que pôde ser vista principalmente no cinema, com astros como Schwarzenegger e Stallone (Exterminador do Futuro e Rambo, respectivamente).
Hoje isso acontece bem menos nos quadrinho. Tanto por conta da conscientização das pessoas, quanto pelo “mimimi” que ocorre quando algo do tipo acontece. Exemplo recente disso foi o caso da capa de edição especial desenhada por Milo Manara para a série Spider-Woman, que teve inúmeras crísticas pela erotização feita na personagem (algo que é característico dos traços do desenhista).
Por fim, é fato que existe muito a melhorar, mas não podemos negar que “a indústria faz aquilo que o público quer”. Enquanto houver público que goste de heroínas do tipo sex-symbol elas continuarão existindo.

Liberdade e Propriedade 4 de abril de 2016, 07:43h - 07:43

Estranho que essas mulheres guerreiras de filmes são atrizes ex modelos, magras sem músculos nenhum, mas são muito fortes, empunham espadas pesadas e combatem homens bombados de igual para igual, só a técnica não é suficiente. Hollywood deveria usar mulheres mais fortes, tipo nadadoras, para esses filmes, ficaria mais realista.

alex 4 de abril de 2016, 21:50h - 21:50

tipo a mulher do belo?
kkkkkk

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996