Atores se preparam para encenar a ‘Paixão de Cristo’, em Angra dos Reis

by Diário do Vale
Via sacra: Trajetória de Cristo na Terra será encenada dia 4 de abril, às 20h, na Praça Zumbi  (Foto: Felipe de Souza)

Via sacra: Trajetória de Cristo na Terra será encenada dia 4 de abril, às 20h, na Praça Zumbi (Foto: Felipe de Souza)

Quem passa pela Praça Zumbi dos Palmares, no Centro da cidade, nos finais de semana, tem visto a movimentação de atores e atrizes no local. O grupo está ali por causa dos ensaios do “Auto da Paixão de Cristo”, que será encenado pela Cia. da Lua. Com cerca de 80 atores no elenco esta será a maior montagem da Paixão de Cristo do Estado este ano. A apresentação será no sábado de Aleluia (4 de abril), às 20h, na mesma Praça Zumbi com entrada gratuita.

A mudança do local da apresentação, que saiu da Praça da Matriz para a Praça Zumbi dos Palmares, foi para permitir um público ainda maior para o espetáculo.

– A cada ano aumenta a quantidade de público. Pensamos em trazer a encenação para a praça Zumbi para oferecer um conforto maior aos moradores e turistas. Na praça, o trânsito também não sofrerá alteração e crianças poderão circular com tranquilidade pela área – avaliou o diretor executivo da Cultuar, Marcelo Tavares, que acompanha a estruturação do evento.

O Auto da Paixão de Cristo de Angra dos Reis movimenta, além dos atores do elenco, cerca de 30 profissionais de produção, figurino, técnica e contrarregras. Para o assistente de direção do espetáculo, Mauro Nask, que também faz parte do elenco, o trabalho está bem adiantado e a equipe entrosada.

— Esse é o quarto ano em que encenamos a Paixão de Cristo. Os atores relembram suas falas e, mesmo mudando de cenário, estamos nos saindo muito bem — brincou o ator.

 Programação da Semana Santa

 27/3 – Sexta-feira

7h30 – Missa (Igreja Matriz)

19h – Via Sacra Paroquial (início na Igreja Matriz)

28/3 – Sábado

7h30 – Confissão Comunitária (Igreja Matriz)

19h30 – Missa (Igreja Matriz)

29/3 – Domingo de Ramos

8h – Bênção dos Ramos (comunidade do Peres, com procissão até a igreja do Carmo e missa)

18h – Missa (igreja do Carmo)

20h – Missa (igreja do Carmo)

30/3 – Segunda-Feira Santa

19h30 – Missa (igreja do Carmo): em seguida, Procissão do Depósito, com a imagem do Senhor dos Passos, acompanhada pela Ordem Terceira do Carmo e Irmandade São Benedito. O Apostolado da Oração e a Ordem Franciscana Secular recebem a procissão na Avenida Raul Pompeia, seguindo até a Igreja Matriz.

31/3 – Terça-Feira Santa

19h30 – Procissão do Encontro: a imagem do Senhor dos Passos sairá da Igreja Matriz, conduzida pela Irmandade São Benedito, Apostolado da Oração, Ordem Franciscana Secular e Catequese Paroquial. A imagem de Nossa Senhora das Dores sairá da igreja da Ordem Terceira do Carmo, conduzida pela ordem até o Largo da Matriz, onde será pronunciado o Sermão do Encontro. Logo após, as imagens seguem em procissão para a igreja da Ordem Terceira do Carmo.

1/4 – Quarta-Feira Santa

7h30 – Celebração das Sete Dores de Maria – Igreja Matriz

19h – Missa dos Santos Óleos (catedral São Francisco Xavier – Itaguaí).

Obs. Não haverá terço nem a novena perpétua.

2/4 – Quinta-Feira Santa – 1º dia do Tríduo Pascal

15h30 – Missa (asilo São Vicente de Paula)

19:30 – Missa da Ceia do Senhor (Igreja do Carmo): Lava-pés e, ao final, a trasladação do Santíssimo para a igreja da Ordem Terceira do Carmo, com adoração até as 22h.

3/4 – Sexta-Feira Santa – 2º dia do Tríduo Pascal

8h às 12h – Adoração ao Santíssimo Sacramento (igreja da Ordem Terceira do Carmo)

15h – Celebração da Paixão e Morte do Senhor (igreja do Carmo)

18h – Encenação da Paixão – com a juventude paroquial (Largo do Carmo): em seguida, procissão do Senhor Morto, percorrendo itinerário de costume, acompanhada por todo o povo. Em diversos pontos haverá o canto da lamentação, com a Verônica.

4/4 – Sábado Santo – 3º dia do Tríduo Pascal

19h – Celebração da Vigília Pascal (igreja do Carmo): bênção do fogo, do círio pascal e da Água

20h – Apresentação do Auto da Paixão de Cristo – Praça Zumbi dos Palmares

5/4 – Domingo de Páscoa Cristo ressuscitou, Aleluia!

5h – Amanhecer de páscoa: concentração na Igreja do Carmo, saindo em procissão para a Igreja Matriz, onde haverá missa e café comunitário.

18h – Missa (Igreja do Carmo)

20h – Missa (Igreja do Carmo).

Obs. Haverá missas, procissões e outros eventos religiosos em outras paróquias e comunidades do município, além do Centro da cidade.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996