Barra Mansa aposta na valorização do artesanato

by Diário do Vale
Artesanato: Município tem apostado e investido na valorização dos artesãos (Fotos: Divulgação)

Barra Mansa- Considerando o artesanato um setor que possui alto potencial de crescimento e geração de renda, a secretaria de Desenvolvimento Econômico Tecnologia e Inovação (Smdeti) de Barra Mansa têm apostado e investido na valorização dos artesãos do município para movimentar a economia local. Prova disso foi o sucesso da Feira de Dia das Mães, realizada no mês passado, e que segundo o secretário de Desenvolvimento, Agnaldo Raymundo, teve um saldo muito positivo.
– Tivemos um retorno muito satisfatório desse evento. Tratava-se da primeira feira de artesanato voltada para o Dia das Mães e realmente foi um sucesso. As artesãs gostaram e solicitaram que fossem realizadas mais feiras, pois conseguiram alcançar um grande número de vendas – comentou o secretário, ao ressaltar a importância de destacar que o artesanato é um dos setores que integra a denominada economia criativa.
Pegando carona no sucesso da última feira, a secretaria de Desenvolvimento Econômico Tecnologia e Inovação já programou o próximo evento, que será a Feira do Dia dos Namorados. De acordo com a gerente de Turismo, Bhella Santos, atualmente o município possui 180 artesãos cadastrados, no entanto, apenas 70 participarão do evento, que acontecerá de 9 a 11 de junho na Praça da Liberdade.
– Como os espaços que utilizamos é relativamente pequenos. Estamos fazendo um rodízio de artesãos para que todos participem das feiras. Para o Dia das Mães tivemos 57 expositores, em dois dias de evento, e para a próxima que será direcionada ao Dia dos Namorados acrescentamos mais um dia e aumentamos o número de expositores de 57 para 70 – explicou Bhella.
Conforme avaliou a gerente, as Feiras de Artesanato possuem um importante papel na divulgação do trabalho dos artesãos, além de colaborar com o desenvolvimento do turismo, uma vez que trabalho dos artesãos atrai moradores do município e de cidades vizinhas, justamente pela diversidade dos produtos.
Com base no sucesso da feira anterior, Bhella destacou que a expectativa de público para o Dia dos Namorados é de cerca de sete a 10 mil pessoas. No local, estarão expostos produtos variados de utilidade, móveis feitos com paletes, entre outros artigos. Por ser um evento voltado para valorização do trabalho manual, a gerente explica que é proibida a comercialização de produtos não artesanais, ou seja, industrializados.
– Estamos com uma programação totalmente voltada ao romantismo, artesanatos característicos e confeccionados para a ocasião. Teremos música ao vivo com artistas locais que utilizarão o espaço, divulgando o trabalho assim como artesãs, teatro e ainda estamos incluindo nesta edição uma pequena praça de alimentação. Para não nos esquecermos das crianças, teremos uma novidade, que será um espaço gourmet com monitores e aulas de docinhos – adiantou a gerente, ao informar que o município pretende trabalhar com as feiras de artesanato nas principais datas comemorativas como Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal.

Projetos futuros

Conforme explicou Bhella, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Tecnologia e Inovação vêm conversando com as artesãs e associações para, dentro de três meses, realizarem em conjunto as feiras itinerantes nas regiões do município, levando não só artesanato como também atividades culturais aos bairros e distritos.
De acordo com a gerente de Turismo, a iniciativa faz parte de um dos projetos para o setor, no município, que conforme reforça, tem demonstrado um grande potencial para o artesanato. Segundo a gerente, hoje Barra Mansa está participando do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro que se chama Artesanato em Movimento. O programa é coordenado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ/TurisRio) e tem como objetivo reconhecer a atividade como geradora de emprego e renda,  história e cultura local. O Programa coloca em prática ações que visam o empreendedorismo para os profissionais cadastrados, que receberão uma Carteira Nacional de Artesão.
– Uma vez inscrito no Programa Artesanato em Movimento, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Tecnologia e Inovação, o artesão terá acesso a Carteira Nacional de Artesão, participações em feiras do PAB (Programa de Artesanato Brasileiro); divulgação, capacitação, qualificação; microcréditos e facilidade de comercialização dos produtos de artesanato – esclareceu Bhella.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento, outra proposta interessante para os artesão do município será a participação na 19ª edição da Flumisul (Feira de Negócios do Sul Fluminense), que neste ano será realizada de 10 a 13 de agosto, no Parque da Cidade.
– As artesãs vão participar e estarão na área nobre no Estande em Movimento. Neste espaço serão oferecidas aulas de artesanato, de pequena duração, onde o público poderá ter acesso e aprender coisas rápidas – finalizou Agnaldo.

Ótima oportunidade

Os artesãos Patrícia Alves Fonseca, de 34 anos e Stainan da Silva Chaves, de 32 anos, são casados e, juntos, participaram da Feira do Dia das Mães. Eles, que fazem produtos por meio de paletes, garantiram que o evento foi uma ótima oportunidade para fomentar o trabalho que eles desenvolvem.
– Tivemos um retorno muito positivo e que movimentou a nossa economia, que estava parada. Apareceram tantas encomendas, através da Feira do Dia das Mães, que tenho até receio de participar da Feira dos Namorados e não dar conta. Estava meio desanimado em participar, mas minha esposa me incentivou, fomos e tivemos um resultado surpreendente. A feira nos proporcionou sair da zona de conforto e pegar encomendas maiores, o que vai contribuir com o crescimento do nosso trabalho – destacou Stainan.
A artesã Izabel Helt, de 42 anos, também aprovou o evento de Dia das Mães e já se prepara para a Feira do Dia dos Namorados. Segundo ela, além da divulgação do trabalho dos inúmeros profissionais deste setor, no município, a feira foi importante no sentido de unir os artesão e propagar novas amizades.
– Com essa iniciativa do município vai ser possível fomentar o negócio de vários artesãos. Estamos tendo a oportunidade de mostrar o nosso trabalho e, ao mesmo tempo, ser valorizado e reconhecido. Favorece a nossa economia, mas também faz com que o consumidor tenha acesso a produtos de qualidade e com preços justos. É bom para quem faz e para quem consome – afirmou Izabel, que atualmente trabalha com talheres bordados, feitos com pedrarias.

Por Roze Martins

ESPECIAL PARA O DIÁRIO DO VALE

Você também pode gostar

1 comment

Débora Gomes 4 de junho de 2017, 12:07h - 12:07

Parabens a gerente de turismo Bhella Santos por essa iniciativa. Donna Docinho Gourmet estara presente nesta edição!!!

Comments are closed.

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99974-0101 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

© 2025 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996