sábado, 11 de julho de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Biblioteca Nacional disponibilizará acervo dos Diários Associados na internet

Biblioteca Nacional disponibilizará acervo dos Diários Associados na internet

Matéria publicada em 22 de abril de 2015, 06:34 horas

 


Exemplares históricos do Jornal do Commércio Correio Braziliense, entre outros, podem ser consultados gratuitamente via internet

Todo o acervo dos Diários Associados, organização jornalística fundada por Assis Chateaubriand (1892-1968), vai ser disponibilizado gratuitamente na internet, tornando possível a consulta a exemplares históricos do Jornal do Commércio, Correio Braziliense, O Jornal, Diário da Noite e da revista O Cruzeiro, entre outros títulos. O acordo entre os Diários Associados e a Fundação Biblioteca Nacional (FBN), que cede os direitos de divulgação, na semana passada, na sede da biblioteca. As informações são da Agência Brasil.

A data em que o arquivo será colocado na Hemeroteca Digital da FBN, plataforma que reúne milhões de páginas digitalizadas de periódicos brasileiros, ainda não está definida. A FBN também vai receber dos Diários Associados 576 volumes da coleção física do periódico O Jornal, que circulou de 1919 a 1974, e 383 volumes do Diário Da Noite (1929-1962).

Para a coordenadora da Biblioteca Nacional Digital, Ângela Bittencourt, a doação do material tem valor inestimável.

– São coleções que contam a história do nosso país. Disponibilizar todo este acervo gratuitamente, com acesso livre 24 horas, é um projeto capaz até de mudar um pouco a nossa historiografia – diz.

O presidente da Biblioteca Nacional, Renato Lessa, garantiu que a instituição está preparada para receber o material.

– Estamos construindo uma área nova na região portuária para expandir a armazenagem. Não podemos deixar de receber um acervo valioso como esse, e temos capacidade de guardá-lo com segurança – garantiu.

Lessa explica que os papéis serão digitalizados e depois ensacados a vácuo.

– Os jornais físicos serão microfilmados, digitalizados e acondicionados em sacos plásticos sem ar, o que dá para eles durabilidade infinita. Já estamos trabalhando no Jornal do Commércio e na revista O Cruzeiro, mas é preciso processar esse material. Vai entrar na hemeroteca pouco a pouco – fala.

O presidente dos Diários Associados no Rio de Janeiro, Maurício Dinep, lembrou que a coleção tem exemplares raros.

– Esse acervo está guardado há anos e anos, sem acesso ao público. A Biblioteca Nacional já tinha parte microfilmada, mas com a doação será possível disponibilizar a coleção para o mundo inteiro pesquisar – conta.

A Biblioteca Nacional vai receber também precioso acervo musical. São 36.631 discos de vinil que eram do acervo da Rádio Tupi, emissora que faz parte do grupo dos Diários Associados.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document