BNDES destina R$ 1,3 milhão para revitalizar antigo cinema em Paraty

by Diário do Vale

Paraty – O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) concedeu apoio financeiro de R$ 1,3 milhão, com recursos não reembolsáveis, para restauração do antigo cinema da Praça da Matriz, em Paraty. O prédio está sendo adaptado para se transformar em equipamento cultural público, que se chamará Espaço Experimental de Cultura Cinema da Praça.

Além de ter o mérito de preservar um equipamento público de relevância cultural e histórica, o projeto vai promover o fortalecimento do turismo na cidade e contribuir para o acesso por parte da população local, com impactos sociais e educacionais. O novo espaço promoverá atividades de entretenimento e eventos culturais e multidisciplinares.

Outra finalidade é suprir uma falha que também ocorre em outras cidades históricas e turísticas, como Ouro Preto e Tiradentes, em Minas Gerais: o contraste entre o fluxo de visitantes que participam ativamente da efervescência cultural e o distanciamento dos moradores, principalmente jovens e crianças, das atividades culturais. Raro exemplo é a Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), que ocorre de 26 a 30 julho, na sua 15ª edição, com patrocínio cultural do BNDES.

O projeto, desenvolvido pela Associação Paraty Cultural, está incluído no Conjunto Arquitetônico de Paraty, composto de inúmeros monumentos e tombado, em seu conjunto, em 1958, como Patrimônio Histórico pelo Iphan. Nesse conjunto, encontram-se outros dois monumentos que receberam apoio do BNDES, no âmbito do Fundo Cultural – Lei Rouanet: a Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios e a Praça da Matriz.

A igreja, situada no Centro Histórico do município, é um dos mais importantes centros de convívio social de Paraty. No seu interior e no entorno são realizadas as mais importantes manifestações da cultura religiosa e festas da tradição popular local.

Em 2009, o BNDES aprovou a execução de obras de restauro e revitalização da Praça da Matriz, localizada também no Centro Histórico, bem em frente à Igreja de Nossa Senhora dos Remédios. A praça caracteriza-se como a mais antiga e maior área verde inserida no bairro histórico da cidade, constituindo-se no principal ponto de encontro e de convívio entre moradores locais e turistas.

Com o apoio ao presente projeto, o BNDES alia duas das diretrizes do seu Departamento de Economia da Cultura: a preservação do patrimônio histórico brasileiro, que tem no Banco o seu maior incentivador, e a descentralização do parque exibidor nacional, finalidade que norteia o programa Cinema Perto de Você, por meio do qual o Banco financia a implantação de salas de cinema em cidades médias e na periferia de grandes centros urbanos.

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996