segunda-feira, 29 de novembro de 2021 - 12:31 h

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Bombeiro militar do Rio faz sucesso ao transformar destroços do Museu Nacional em arte

Bombeiro militar do Rio faz sucesso ao transformar destroços do Museu Nacional em arte

Matéria publicada em 30 de agosto de 2021, 14:56 horas

 


O bombeiro já conseguiu confeccionar com o material garimpado em meio aos destroços do museu, dois violões, um bandolim, um cavaquinho e um violino – Foto: Divulgação Governo do Estado.

Rio- Um Bombeiro Militar do Estado do Rio de Janeiro resolveu unir suas paixões e transformou madeiras recuperadas do incêndio do Museu Nacional, em 2018, em instrumentos musicais de excelência.

Músico, luthier e integrante da tropa do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, o subtenente Davi Lopes já conseguiu confeccionar com o material garimpado em meio aos destroços do museu, dois violões, um bandolim, um cavaquinho e um violino.

As peças já ganharam alguns padrinhos famosos – como Gilberto Gil, Paulinho da Viola, Nilze Carvalho, Paulinho Moska, Hamilton de Holanda e Felipe Prazeres – e farão parte, futuramente, do acervo do museu.

Com técnica e sensibilidade, o bombeiro músico aproveitou restos da porta da bilheteria, de jacarandá, para criar os fundos e as laterais dos violões, do bandolim e do cavaquinho. Os batentes feitos de pinho-de-riga e uma viga de braúna, raros na natureza, também foram aproveitados. O trabalho cuidadoso de Davi ainda permitiu que partes de uma viga, originalmente os aposentos de D. Pedro II, virassem as escalas de um violão clássico e de um cavaquinho.

A jornada de Davi, desde a seleção e tratamento dos materiais até a finalização dos instrumentos, foi documentada e virou filme: “Fênix: o voo de Davi” foi exibido neste domingo, dia 29, na GloboNews, e será incluído na plataforma Globoplay no dia 2 de setembro. A história de reconstrução e recomeço tem direção e roteiro de Vinícius Dônola, João Rocha e Roberta Salomone.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document