Bombeiro militar do Rio faz sucesso ao transformar destroços do Museu Nacional em arte

by Diário do Vale

O bombeiro já conseguiu confeccionar com o material garimpado em meio aos destroços do museu, dois violões, um bandolim, um cavaquinho e um violino – Foto: Divulgação Governo do Estado.

Rio- Um Bombeiro Militar do Estado do Rio de Janeiro resolveu unir suas paixões e transformou madeiras recuperadas do incêndio do Museu Nacional, em 2018, em instrumentos musicais de excelência.

Músico, luthier e integrante da tropa do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, o subtenente Davi Lopes já conseguiu confeccionar com o material garimpado em meio aos destroços do museu, dois violões, um bandolim, um cavaquinho e um violino.

As peças já ganharam alguns padrinhos famosos – como Gilberto Gil, Paulinho da Viola, Nilze Carvalho, Paulinho Moska, Hamilton de Holanda e Felipe Prazeres – e farão parte, futuramente, do acervo do museu.

Com técnica e sensibilidade, o bombeiro músico aproveitou restos da porta da bilheteria, de jacarandá, para criar os fundos e as laterais dos violões, do bandolim e do cavaquinho. Os batentes feitos de pinho-de-riga e uma viga de braúna, raros na natureza, também foram aproveitados. O trabalho cuidadoso de Davi ainda permitiu que partes de uma viga, originalmente os aposentos de D. Pedro II, virassem as escalas de um violão clássico e de um cavaquinho.

A jornada de Davi, desde a seleção e tratamento dos materiais até a finalização dos instrumentos, foi documentada e virou filme: “Fênix: o voo de Davi” foi exibido neste domingo, dia 29, na GloboNews, e será incluído na plataforma Globoplay no dia 2 de setembro. A história de reconstrução e recomeço tem direção e roteiro de Vinícius Dônola, João Rocha e Roberta Salomone.

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996