Jorge Luiz Calife
A meteorologia e a climatologia são ciências fascinantes, mas inspiraram poucos textos de ficção científica. Entre as boas exceções está o romance “Tempo Fechado” do americano Bruce Sterling, que saiu no Brasil, pela editora Devir, de São Paulo. A trama envolve a caçada a um tornado gigantesco, que lembra filmes como “Twister” e no “Olho do Tornado”, mas se passa em um futuro próximo, em 2031, quando o clima do nosso planeta já mudou para pior.
O herói é o cientista Jerry Mulcahey, que acompanha a formação de um tornado F-6, capaz de arrasar uma cidade em poucos minutos. Mas não é um tornado como os outros. Esse F-6, em particular parece estar em processo de se tornar um mega furacão permanente. Como a Grande Mancha Vermelha que rodopia há séculos na atmosfera do planeta Júpiter. Se isso acontecer os resultados serão catastróficos para o nosso planeta.
Seguindo a rota da tempestade ele reúne um grupo de hackers, rebeldes e desajustados que percorre o interior do Texas e do Oklahoma, estados que fazem parte do corredor de tornados no meio oeste americano. O herói conta com a ajuda da milionária Jane Unger, sua namorada e é atrapalhado pelo irmão Alex, que sofre de alergia crônica e fugiu de uma clínica para acompanhar o grupo.
Sterling escreveu “Tempo Fechado” na década de 1990, antes do super-furacão Katrina arrasar com a cidade de Nova Orlean em 2004 e antes das Nações Unidas concluírem que o aquecimento global é um fato. Por isso esta ficção científica tem um toque profético e lembra um pouco o romance Richter 10 que Arthur C.Clarke escreveu em parceria com Mike McQuay e que descreve a caçada ao maior terremoto de todos os tempos.
E livro saiu no Brasil com uma bela capa feita pelo artista Vagner Vargas e tradução de Carlos Angelo. Pode ser encontrado nas boas livrarias, reais e virtuais por um preço em torno de R$ 35 reais. Bruce Sterling nasceu no Texas e é um dos criadores do gênero cyberpunk, um subgênero de ficção científica que cria histórias com tecnologia da informática. Aqui ele mostra que se sai bem em outros temas.