>
domingo, 22 de maio de 2022 - 02:05 h

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Bruce Sterling cria um ‘Twister’ futurista em ‘Tempo fechado’

Bruce Sterling cria um ‘Twister’ futurista em ‘Tempo fechado’

Matéria publicada em 9 de março de 2015, 06:36 horas

 


Herói é o cientista Jerry Mulcahey, que acompanha a formação de um tornado F-6

Capa: Vagner Vargas criou a bela ilustração da capa (Foto: Divulgação)

Capa: Vagner Vargas criou a bela ilustração da capa (Foto: Divulgação)

Jorge Luiz Calife

[email protected]

 

A meteorologia e a climatologia são ciências fascinantes, mas inspiraram poucos textos de ficção científica. Entre as boas exceções está o romance “Tempo Fechado” do americano Bruce Sterling, que saiu no Brasil, pela editora Devir, de São Paulo. A trama envolve a caçada a um tornado gigantesco, que lembra filmes como “Twister” e no “Olho do Tornado”, mas se passa em um futuro próximo, em 2031, quando o clima do nosso planeta já mudou para pior.

O herói é o cientista Jerry Mulcahey, que acompanha a formação de um tornado F-6, capaz de arrasar uma cidade em poucos minutos. Mas não é um tornado como os outros. Esse F-6, em particular parece estar em processo de se tornar um mega furacão permanente. Como a Grande Mancha Vermelha que rodopia há séculos na atmosfera do planeta Júpiter. Se isso acontecer os resultados serão catastróficos para o nosso planeta.

Seguindo a rota da tempestade ele reúne um grupo de hackers, rebeldes e desajustados que percorre o interior do Texas e do Oklahoma, estados que fazem parte do corredor de tornados no meio oeste americano. O herói conta com a ajuda da milionária Jane Unger, sua namorada e é atrapalhado pelo irmão Alex, que sofre de alergia crônica e fugiu de uma clínica para acompanhar o grupo.

Sterling escreveu “Tempo Fechado” na década de 1990, antes do super-furacão Katrina arrasar com a cidade de Nova Orlean em 2004 e antes das Nações Unidas concluírem que o aquecimento global é um fato. Por isso esta ficção científica tem um toque profético e lembra um pouco o romance Richter 10 que Arthur C.Clarke escreveu em parceria com Mike McQuay e que descreve a caçada ao maior terremoto de todos os tempos.

E livro saiu no Brasil com uma bela capa feita pelo artista Vagner Vargas e tradução de Carlos Angelo. Pode ser encontrado nas boas livrarias, reais e virtuais por um preço em torno de R$ 35 reais. Bruce Sterling nasceu no Texas e é um dos criadores do gênero cyberpunk, um subgênero de ficção científica que cria histórias com tecnologia da informática. Aqui ele mostra que se sai bem em outros temas.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document