Café, Cachaça e Chorinho começa amanhã e segue até dia 1º de maio no Vale do Café

by Diário do Vale
Café, Cachaça e Chorinho: Evento apresenta a diversidade das culturas originárias de um dos mais importantes ciclos econômicos do Brasil (Foto: Divulgação)

Café, Cachaça e Chorinho: Evento apresenta a diversidade das culturas originárias de um dos mais importantes ciclos econômicos do Brasil (Foto: Igor Alecsander/Divulgação)

Sul Fluminense – Em sua 13ª edição o Café, Cachaça e Chorinho no Vale do Café apresenta a diversidade das culturas originárias de um dos mais importantes ciclos econômicos do Brasil colonial, o ciclo do café, que envolve os interiores dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Com programação intensificada entre as semanas de 21 de abril a 1º de maio, esse ano o evento conta com a adesão dos integrantes do Tour da Experiência no Vale do Café, produtos certificados pelo Sebrae, oferecendo roteiros históricos pelas fazendas e atividades como saraus e apresentações que revisitam a história do século XIX.

Utilizando a cachaça como ingrediente, o chorinho como trilha sonora e a cultura remanescente do período do café, as atividades acontecem de quinta-feira a domingo nos municípios de Barra do Piraí, Piraí, Valença, Vassouras e Rio das Flores.

O município de Rio das Flores realiza atividades gratuitas no dia 22, sexta-feira, com programação de reabertura da Casa de Cultura, prédio histórico de 1896, recém restaurado. Shows, palestras e exposição iniciam no local a partir das 17h30, onde também funciona sala com memorial a Santos Dumont, pai da aviação, que foi batizado no município.  No mesmo dia, às 14h, a Associação de Artesãos Florart, no distrito de Manoel Duarte, oferece oficina de bordado gratuita ministrada pelas artesãs locais. A loja também vende itens produzidos artesanalmente com diferentes materiais como bancos de taboa e objetos de argila.

A Fazenda União, hotel que funciona em casarão histórico em Rio das Flores, realiza no dia 22 de abril, sexta-feira, às 19h o sarau “Da Senzala a Casa Grande”, com apresentação de jongo e capoeira e jantar à luz de velas. No dia seguinte, sábado, às 11h30, os presentes serão guiados por Dona Luisinha, personagem histórica que faz visita à casa sede, seguida de feijoada assinada pelo chef Leandro Monteiro.

Ainda em Rio das Flores, a Fazenda do Paraízo, uma das mais autênticas da região, também terá recepção com guia vestida à caráter fazendo visita pela casa sede e área do antigo beneficiamento de café nos dias 22 de abril, sexta-feira, às 10h30 e 15h; e 23 de abril, sábado, às 15h.

Em Vassouras, a Fazenda Cachoeira Grande terá trilha sonora de Jacob do Bandolim e outros mestres do choro durante visita à casa que pertenceu ao Barão de Vassouras. Sempre às 15h as visitações acontecem dias 23, 24 e 30 de abril e 1º de maio, sábado e domingo, que inclui ao final bolo de chocolate com calda de café.

A Fazenda Santa Eufrásia realiza o “Música na Fazenda”, com o violonista André Medeiros, dia 24 de abril, domingo, às 11h. A proprietária recebe os convidados vestida como Sinhá e oferece café com quitutes inspirados no período colonial.

Em Barra do Piraí onde a Fazenda Ponte Alta atesta a qualidade de ser a primeira a realizar saraus históricos na região, haverá o “Sarau do Gegê”, que acontece dia 22 de abril, sexta-feira, com início às 10h. O sarau é um dos poucos situados no século XX, inspirado no ex-presidente Getúlio Vargas, que costumava hospedar-se na fazenda e culmina em almoço com tradicional feijoada.

A fazenda São João da Prosperidade, no mesmo município, oferece visita guiada pela proprietária aos sábados e domingos em dois horários, às 10h e 15h, e para o Café, Cachaça e Chorinho preparou degustação de batidas de frutas com cachaça e linguiça produzida na fazenda.

A Fazenda Alliança irá receber visitantes nos dias 22, 23, 29 e 30 de abril, sexta e sábado, às 14h,  com passeio pela antiga engenharia de lavagem, terreiros e tulha de café. Há também ida à horta orgânica certificada, que funciona em sistema “colhe e pague”.

Mais gastronomia

Ainda em Barra do Piraí, mas no distrito de Ipiabas, a Pousada Brisa do Vale vai servir seu café da manhã colonial para hóspedes e visitantes durante todos os finais de semana de abril, que inclui entre os itens, todos caseiros, bolo de chocolate com cobertura de cachaça.

A Vista Alegre, fazenda histórica localizada em Valença estará aberta nos dias 22 e 24 de abril, sempre às 15h e vai promover a visita “História com Cachaça”, tour guiado pela sede com degustação de bolo e cachaça regional.

Gastronomia é uma das especialidades do Hotel e Restaurante Casa do Manequinho, em Piraí, que tem a cozinha sob o comando da chef Ana Paula Hack e terá no menu escalopinho de mignon flambado na cachaça ao molho de café entre os dias 21 e 24 de abril, na hora do almoço e do jantar.

Na última semana as atrações acontecem em Rio das Flores e Vassouras. Dia 28 de abril, quinta-feira, às 20h, a Fazenda União, em Rio das Flores, promove a Roda de Samba com Aroma de Café, evento aberto aos visitantes com jantar e sobremesas de café, degustação de cachaça e apresentação de música ao vivo. No dia 29 de abril, sexta-feira, a partir das 13h, o Mara Palace Hotel, em Vassouras, realiza sua feijoada com apresentação ao vivo do grupo Caindo no Choro.

Serviço

A programação completa do Café, Cachaça e Chorinho 2016 pode ser conferida no site (https://valedocaferio.wordpress.com).

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996