Hoje (28), em Vassouras, a Barro&arte, em parceria com o Hotel Fazenda Galo Vermelho, faz o lançamento da campanha “Ver de Novo Verde”, que reúne artesãos e produtores de alimentos orgânicos do Vale do Café e mostra o primeiro fruto do projeto, as bolsas feitas em taboa que serão usadas para a entrega dos produtos. No dia do lançamento acontece a oficina gratuita de bolsas em taboa com a artesã Teresinha Alves da Silva, representante da associação Taboarte. Teresinha exerce o ofício há 10 anos é fundadora da associação que chegou a ter 10 artesãs, mas que atualmente conta com apenas duas.
A “Ver de Novo Verde” pretende dar fôlego à tradição do trabalho artesanal da área rural como forma de valorização do fazer do campo. Essa é a primeira iniciativa da campanha idealizada pela artista plástica Tiza Vidal, que visa à criação de uma rede de sustentabilidade no Vale do Café que fortaleça o fazer artesanal com matéria prima local e renovável.
As bolsas, confeccionadas manualmente, serão disponibilizadas em dois tamanhos, um maior para os fornecedores de orgânicos e um conjunto de três bolsas menores para uso diário. A taboa é um material resistente, durável para uso no transporte de peso, confortável no contato com a pele e biodegradável em seu ciclo final.