Carteira nacional é entregue para 50 artesãos de Pinheiral - Diário do Vale
segunda-feira, 27 de setembro de 2021 - 05:14 h

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Carteira nacional é entregue para 50 artesãos de Pinheiral

Carteira nacional é entregue para 50 artesãos de Pinheiral

Matéria publicada em 20 de março de 2018, 17:35 horas

 


Pinheiral – O Dia Mundial do Artesão (19 de março) deste ano, ficará marcado para os profissionais de Pinheiral. Em uma ação inédita no município, cerca de 50 artesãos receberam a Carteira Nacional do Artesão, do Programa Estadual do Artesanato em Movimento. Coordenado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-TurisRio), o programa busca reconhecer a atividade como geradora de desenvolvimento regional e registro de vivo na história local. O evento aconteceu no auditório da prefeitura. Na ocasião, o prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, assinou ainda o Acordo de Cooperação Técnica, entre o Governo do Estado e a prefeitura, que tem o objetivo de trocar informações, ideias e criar projetos para o município.
Com o recebimento da carteira nacional, os profissionais terão diversas vantagens, entre elas, participação em oficinas, cursos, feiras nacionais e internacionais, permitindo uma maior comercialização de seus produtos. O prefeito Ednardo Barbosa frisou que a carteira valoriza mais a categoria, além de permitir o acesso a implementos, como financiamentos e benefícios, e pode ainda dar maior visibilidade ao município.
– Esse trabalho e o que os artesãos representam pode ser o início de uma marca para nossa cidade. Agradeço a confiança que esses profissionais vêm depositando na nossa gestão. Agora, pode ser possível buscar novas parcerias, não apenas fora do estado, mas dentro de Pinheiral também – disse.
Nesta quarta-feira, dia 21, sairá um ônibus do município levando os artesãos para a 12ª Rio Artes Manuais, no Rio de Janeiro, feira que terá a participação das maiores indústrias do setor de artesanato.
O secretário de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo, Júlio Cesar Barbosa Baiano, apontou o ineditismo e a rapidez da ação. “Em cerca de um mês e meio conseguimos cadastrar um número significativo de artesãos e realizar a entrega das carteiras a eles. Com isso, estamos mostrando os nossos artesãos, fazendo crescer o trabalho deles, fomentando a economia criativa, através da cultura e do turismo, e ainda disponibilizando, através dessas carteiras, diversas vantagens em nível nacional, estadual e em breve municipal”, garantiu o secretário.
A subsecretária adjunta de Turismo e coordenadora do Programa, Nea Marioz, destacou a importância do projeto e ressaltou que ele garante a identidade ao artesão. “Ele possibilita fazer um levantamento, mapeamento e definição de quem são os artesãos e qual a necessidade deles. Com essa carteira, eles podem participar de eventos fora do estado, garantem desconto na compra de mercadoria, além de capacitação, cursos, entre outros benefícios. Esse é um reconhecimento do trabalho fantástico desenvolvido por eles”, declarou.

Profissão: Com o recebimento da carteira nacional, os profissionais terão diversas vantagens (Foto: Divulgação)

Profissão: Com o recebimento da carteira nacional, os profissionais terão diversas vantagens (Foto: Divulgação)

Maria Aparecida Fontes Figurello, 58 anos, ressaltou a importância de receber o documento. “Foi importante, inclusive, para minha autoestima. Uma carteira que dá a possibilidade de confirmar a minha profissão. Com ela, teremos acesso a diversas feiras e eventos, sem contar nos descontos que poderemos obter e ainda ampliar as vendas. Nesse dia do artesão tivemos mais um motivo para comemorar”, celebrou.
Também orgulhoso, Carmelio Ribeiro Cristo, de 42 anos, que trabalha com marcenaria, disse estar animado com a possiblidade de vender suas peças em outras localidades. “É um reconhecimento da nossa profissão. Posso aumentar a renda agora, vendendo em outras cidades. E vai ser ótimo poder participar de feiras e eventos até em outros estados”, comemorou.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Novo Shopping artesanato muuito top!! https://artesanei.com.br
    Bora fazer economia girar!!

Untitled Document