Casa do Imigrante já recebeu mais de 10 mil visitantes do mundo inteiro

by Diário do Vale
Casa do Imigrante: Local conta com acervo histórico da colonização italiana até a industrialização (Foto: Divulgação)

Casa do Imigrante: Local conta com acervo histórico da colonização italiana até a industrialização (Foto: Divulgação)

Porto Real – Como um verdadeiro resgate da história do município de Porto Real, que  começa com a instalação do Engenho Central da indústria açucareira, a vinda de Dom Pedro II e a Família Real, passa pela colonização italiana, e finaliza com a chegada à fase que compreende a emancipação e a atual industrialização, a Casa do Imigrante já atraiu um total de 10.405 visitantes de diversas partes do mundo. Turistas da Itália, Argentina, Estados Unidos, França e Japão, dentre outros, já marcaram presença para prestigiarem o acervo histórico.

Há no museu em torno de 100 peças entre relógios, rádios, moedor de café, panelas, ferros a carvão, máquina de costura e cerca de 200 fotografias dos primeiros imigrantes e famílias que compõem a história do município. A Casa do Imigrante foi inaugurada no dia do aniversário da cidade, 5 de novembro, no ano de 2012 e conta ainda com recortes de jornais e fotos da participação dos descendentes italianos de Porto Real na novela Terra Nostra (1999), da Rede Globo de Televisão.

– Eu me lembro bem de quando cheguei aqui em Porto Real. Há mais de 30 anos, meu marido José Amâncio Nhavida e eu íamos à antiga Fazenda Dom Pedro II, para pescar. Ver o quadro com a foto da capelinha que tinha lá na fazenda me traz boas lembranças de uma época, que tenho a maior alegria em contar para meus 11 filhos, meus netos e bisnetos. Vale a pena visitar. É tudo maravilhoso – comentou a aposentada Maria da Conceição Nhavida, 80 anos, moradora do bairro Jardim Real.

Daniele Delfino é a turismóloga da Casa do Imigrante e comentou a participação inédita do município na 14ª Semana de Museus, que acontece entre os dias 16 e 22 de maio em diversos municípios do Brasil. “Pela primeira vez, vamos participar da Semana de Museus, uma realização do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O evento é uma comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio) e temos uma programação especial para essa comemoração, que em breve vamos divulgar”.

O assessor de Cultura, Ariosto Roberto Pederassi, o Nem, falou sobre a estrutura da Casa do Imigrante e anunciou novidades. “Recebemos diversas doações de descendentes de famílias italianas. Temos também muitos universitários e estudantes que fazem pesquisas nos jornais, livros e revistas que temos. Recentemente a família do professor Henrique Sechhi, figura importante durante o processo de imigração dos italianos para Porto Real, veio de São Paulo nos visitar. Os descendentes disseram que vão voltar com mais fotos e objetos do professor para complementar ainda mais o nosso acervo”.

Visitação

A Casa do Imigrante está aberta de terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h. Sábado das 9h às 12h e das 14h às 16h. Visitas em grupo devem ser agendadas pelo telefone (24) 3353-1221.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996