sexta-feira, 14 de maio de 2021 - 23:05 h

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Cello Encounter in Volta Redonda

Cello Encounter in Volta Redonda

Matéria publicada em 11 de agosto de 2015, 07:38 horas

 


Orquestra de Cordas de Volta Redonda participa do XXI Rio International Cello Encounter; ponto alto do evento será a apresentação no Cine 9 de Abril, amanhã

site

A Orquestra de Cordas de Volta Redonda, do projeto Volta Redonda Cidade da Música, participa amanhã, dia 12, do XXI Rio International Cello Encounter – Festival Internacional de Violoncelo. Para celebrar a maioridade do Rio International Cello Encounter, que está completando 21 anos, o festival reunirá grandes nomes da música, com atrações variadas, dando liberdade para os amantes da boa música montarem sua própria programação.

De hoje, dia 11, até sábado, dia 15, os alunos do projeto participarão de ensaios, apresentação especial no Cine 9 de Abril e oficinas com grandes solistas da música clássica: ingleses, norte americanos e argentinos. O festival tem a coordenação geral do violoncelista David Chew e a coordenação dos trabalhos com a Orquestra de Cordas de Volta Redonda é da maestrina Sarah Higino e do maestro Nicolau Martins de Oliveira, idealizador e responsável pelo projeto Volta Redonda Cidade da Música.

Entre as atrações para o público, nesta terça-feira, às 19h, haverá um ensaio aberto com música de Câmara com o violoncelista David Chew (Inglaterra), o violista Russel Guyver (Inglaterra), a pianista Lorna Griffith (EUA), o violoncelista Eugene Friesen (USA) e com o violinista Haroutune Bedellian (Chipre), na sede do Projeto Volta Redonda Cidade da Música, na Rua Graham Bell, nº 89, no bairro Vila Mury.

Amanhã, dia 12, às 20h, no Cine 9 de Abril, na Vila Santa Cecília, será realizada uma apresentação especial da Orquestra de Cordas de Volta Redonda, e contará com a participação do criador do Rio Cello Encounter, o violoncelista David Chew (Inglaterra). No violino estará Haroutune Bedelian, e na viola o regente Dr. Russel Guyver (ambos da Inglaterra), além do violoncelista Eugene Friesen (USA). Juntamente com os alunos do projeto, com a regência da maestrina Sarah Higino, eles vão executar clássicos de Bach, Béla Bartók, Elgar e Villa Lobos, entre outros. A entrada do espetáculo é gratuita e os convidados devem chegar antes do horário, pois o evento tem por hábito começar no horário programado.

– A apresentação do Cine 9 de Abril é considerada especial, pois será uma grande oportunidade do público assistir um espetáculo com padrão internacional. Nos orgulha muito fazer parte do Festival de Violoncelos. Os alunos estão muito motivados com esta oportunidade, que será um grande aprendizado para todos nós – disse a maestrina Sarah Higino

No dia 15, sábado, às 10h30, Tito Carchetine realizará um ensaio aberto também na sede do Projeto.

Outra participação da Orquestra de Cordas de Volta Redonda no XXI Rio Internacional Cello Encounter será no dia 16, domingo, no concerto que apresentará obras de Tchaikovsky a Piazzola, no Parque Lage, no Jardim Botânico, às 11h, tendo como solista o bandoneonista argentino Tito Carchetine.

Cidade da Música

O projeto Volta Redonda Cidade da Música – fundado pelo maestro Nicolau Martins de Oliveira – tem o apoio da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda) e SME (Secretaria Municipal de Educação), atendendo cerca de quatro mil estudantes nas escolas públicas do município.

Cello Encounter

O Rio Cello Encounter foi criado em 1994 pelo violoncelista inglês radicado no Brasil David Chew, que foi condecorado pela rainha da Inglaterra pela sua atuação na música. O Rio Cello Encounter faz apresentações e workshops gratuitos em diversos pontos da cidade do Rio de Janeiro, além de Volta Redonda e Búzios, sempre tendo o cello como personagem principal.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document