Centro Cultural Fundação CSN abre inscrições para ocupação gratuita de espaços

by Diário do Vale

Volta Redonda – O Centro Cultural Fundação CSN está com inscrições abertas para ocupação gratuita de seus espaços por artistas, coletivos e grupos culturais de Volta Redonda e região. As inscrições são presenciais e podem ser realizadas até sexta-feira, 6 de março, das 9h às 21h30, na recepção do Centro Cultural.
O edital “Ocupa Centro Cultural Fundação CSN 2020” irá contemplar a ocupação de três salas com apresentações de teatro, dança, música, artes visuais, ensaios, seminários, formações, contação de histórias, pesquisas, saraus, entre outras linguagens, durante todo o ano. O objetivo é potencializar manifestações artísticas de todos os seguimentos e democratizar a utilização dos espaços.
Das três salas disponíveis para ocupação, duas irão acolher ensaios, oficinas e pesquisas, e uma será utilizada exclusivamente para apresentações e eventos abertos ao público. Como contrapartida da parceria, os artistas ocupantes deverão realizar uma apresentação aberta ao público durante o período da ocupação.
Realizado anualmente, o chamamento reafirma o papel social, artístico e cultural do Centro Cultural Fundação CSN na região Sul Fluminense. Além de contribuir para a difusão cultural e formação de público, também apoia o percurso artístico de profissionais locais da área cultural a partir da oferta de um espaço estruturado para realização de suas atividades.
Para Isabel Vieira dos Passos, da Cia Teatral Caretas, a possibilidade de ocupar o Centro Cultural foi essencial para dar continuidade e expandir o projeto, que oferece aulas de teatro gratuitas para adolescentes.
– O projeto era executado dentro de uma escola municipal e precisávamos de um local que pudesse agregar mais participantes. Com a ocupação, pudemos abraçar alunos provenientes de outras escolas e também de outras cidades – afirma.
Segundo ela, hoje são oferecidas atividades aos sábados para cerca de 15 alunos. “Contamos com uma equipe de três professores, dois auxiliares de produção e a participação de artistas convidados, que ministraram oficinas. Este ano também gostaríamos de propor a realização de um laboratório cênico”, conta Isabel.
Em 2019, 880 ocupações gratuitas foram realizadas por meio do “Ocupa”, contemplando 75 apresentações, 36 formações e sete exposições. O edital completo para 2020 pode ser conferido no site da Fundação CSN (http://fundacaocsn.org.br/).
Considerado referência na produção artístico-cultural e no trabalho desenvolvido em arte-educação em Volta Redonda, o Centro Cultural Fundação CSN é um espaço com ações gratuitas e multidisciplinares, voltado para a formação, difusão e fortalecimento de arte, educação e cultura. Conta com galeria, espaço para leitura e estudo com Wi-Fi, fonoteca com mais de seis mil álbuns disponíveis para apreciação do público, biblioteca especializada em artes, exposição permanente, estúdio para gravação musical e espaço aberto.

‘Ocupa Centro Cultural Fundação CSN 2020’: Edital completo para 2020 pode ser conferido no site da Fundação CSN (Foto: Divulgação)

Serviço

‘Ocupa Centro Cultural Fundação CSN’
Inscrição: até sexta-feira, dia 6 de março de 2020
Local: Rua Vinte e Um, 402 – Vila Santa Cecília, Volta Redonda
Horário: 9h às 21h30
Telefone: (24) 3343-3990
Período da Ocupação: De 16/03/2020 a 27/02/2021

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996