Centro Cultural Fundação CSN apresenta acervo fonográfico da Rádio Siderúrgica Nacional

by Diário do Vale

Volta Redonda – O Centro Cultural Fundação CSN, em Volta Redonda, apresenta a mostra “ZYP-26, um acervo fonográfico da Rádio Siderúrgica Nacional”, sob curadoria da designer Ana Costa e do músico Eduardo Valiante. Em cartaz até o dia 13 de dezembro, a exposição gratuita é um recorte da história da atuação da ZYP-26 na vida dos moradores da cidade, além da produção musical brasileira a partir de 1955, data de inauguração da rádio. No total, foram 25 anos de atividades de radiodifusão, com programação voltada, principalmente, para conteúdos culturais.

O prédio da emissora, localizado no bairro Laranjal, foi inspirado na BBC de Londres. Na porta de entrada, havia um pentagrama com as primeiras notas musicais de “O Guarani”, de Carlos Gomes. Importantes nomes da comunicação, como Chacrinha, e da música popular brasileira, como Ary Barroso, Severino Araújo e sua orquestra, passaram pela Rádio Siderúrgica Nacional. A presença de grandes nomes se deu não só por meio de discos, mas também ao vivo, no auditório da emissora ou no Recreio do Trabalhador. A ZYP-26 também produziu radionovelas que enriqueceram o imaginário do público.

Para preservar o acervo da Rádio Siderúrgica Nacional, a Fundação CSN criou a “Fonoteca”, em 2006, que mantém os discos de vinil conservados de maneira especial. O espaço faz parte do circuito no Centro Cultural Fundação CSN que, junto com a exposição “ZYP-26”, inaugura a Sala Audição, onde o público pode ouvir os vinis da Fonoteca em um ambiente preparado exclusivamente para receber os apreciadores de música que fazem parte da história cultural do país.

Segundo o curador Eduardo Valiante, o convite para montar a exposição foi um pedido da fundação, que queria apresentar para um número maior de pessoas o acervo da fonoteca.

– Eles convidaram a mim e a Ana para curadoria, eu pelo meu trabalho com música e pesquisa, e a Ana pelo trabalho dela com design e artes visuais. Acho que eles viram na gente essas características e sugeriram a exposição. Gostamos da ideia e fomos atrás da história da rádio também, porque não seria justo com aquela história toda, a gente simplesmente mostrar o acervo. A gente precisava ir mais fundo, entender o que essa rádio tocava, qual era a relação da rádio e das músicas que tocavam com o operário, com o cidadão de Volta Redonda mesmo – conta Eduardo.

De acordo com ele, a experiência foi muito boa, já que se considera “rato de sebo”.

– Tenho muito vinil em casa, pesquiso muito música do mundo todo e poder passear por aqueles discos da exposição foi enriquecedor – diz.

 

Serviço

A exposição ‘ZYP-26, um acervo fonográfico da Rádio Siderúrgica Nacional’ pode ser conferida no Centro Cultural Fundação CSN, na Rua 21, nº 402, Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, até dia 13 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h30 e das 14h às 18h. Agendamento de visitas mediadas podem ser feiras pelo e-mail ([email protected]) ou pelo telefone (24) 3343-3990.

Fundada em 1955: ZYP-26 foi um marco para a história do rádio no Sul do Rio de Janeiro (Fotos: Paulo Dimas)
Sede da antiga Rádio Siderúrgica, no Laranjal

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996