Centro Cultural Sesc Paraty celebra 70 anos de Tadashi Endo

by Diário do Vale

Paraty – O Centro Cultural Sesc Paraty receberá, de 1º a 14 de maio, uma programação especial em homenagem a Tadashi Endo, bailarino japonês, referência mundial da dança contemporânea. A iniciativa faz parte das comemorações pelos 70 anos de vida do artista, bem como seus 15 anos de relação com o Brasil. Ao longo de duas semanas, o bailarino apresentará em Paraty dois de seus principais espetáculos – “MA” e “Fukushima Mon Amour” – além de ministrar oficinas para 30 alunos vindos de diferentes partes do país.

A montagem “MA”, de 1991, foi seu primeiro solo de Butoh, dança que surgiu no Japão pós-guerra e ganhou o mundo na década de 1970. Já o espetáculo “Fukushima Mon Amour”, de 2012, composto em parceria com o músico brasileiro Daniel Maia, foi criado a partir do choque do dançarino com o tsunami ocorrido no Japão, em 2011.

Para o período, também estão previstas oficinas de dança, de introdução ao Butoh, que serão ministradas em duas etapas. As aulas abordarão as técnicas da dança. Ao final, os alunos apresentarão o resultado em uma montagem, que será apresentada ao ar livre, no Largo de Santa Rita, no dia 14.

Sobre Tadashi Endo

Bailarino de Butoh, coreógrafo e diretor do “MAMU – Butoh Center” em Göttingen, Alemanha, Tadashi Endo reúne a sabedoria das tradições da dança e do teatro ocidental e oriental, construindo um trabalho único e extremamente pessoal.

Iniciou seus estudos teatrais pelas formas tradicionais do teatro japonês – o Noh e o Kabuki – e, posteriormente, aprofundou-se no teatro ocidental, realizando estudos como diretor no Seminário Max Reinhardt, em Viena.

Após apresentações por toda a Europa, atuando junto a famosos músicos de jazz, Tadashi conheceu, em 1989, Kazuo Ohno, um dos criadores do Butoh no Japão juntamente com Tatsumi Hijikata. A partir de então, os dois desenvolveram uma relação de estreita colaboração que se tornou a base para seu trabalho criativo atual.

A dança de Tadashi Endo expressa a tensão entre ying e yang, masculino e feminino, e o movimento eterno entre ambos. A base de sua dança é o Butoh-Ma – o estar entre. Por meio de um mínimo de movimento ele alcança o máximo de tensões, sensações e emoções, e, dessa forma, seu trabalho consegue ser uma síntese entre teatro, performance, improvisação e dança.

Bailarino, coreógrafo e diretor: Tadashi Endo reúne a sabedoria das tradições da dança e do teatro ocidental e oriental (Foto: Divulgação)

Bailarino, coreógrafo e diretor: Tadashi Endo reúne a sabedoria das tradições da dança e do teatro ocidental e oriental (Foto: Divulgação)

 

Programação

 

Apresentação espetáculo ’MA’

Data: 6 de maio e 9 de maio

Horário: 20h

Local: Sesc Silo

Classificação etária: 12 anos

As senhas serão distribuídas 1h antes no local de apresentação

 

Ficha Técnica

Criação, atuação e direção: Tadashi Endo

Música: Ryuichi Sakamoto

 

 

Apresentação espetáculo ‘Fukushima Mon Amour’

Data: 11 de maio e 13 de maio

Horário: 20h

Local: Sesc Silo

Classificação etária: 12 anos

As senhas serão distribuídas 1h antes no local de apresentação

 

Ficha Técnica

Concepção, coreografia e dança: Tadashi Endo

Diretor Musical e compositor: Daniel Maia

Iluminação: Matthias Alber e Tadashi Endo

Vídeo arte e efeitos visuais: Jürgen Salzmann

Dramaturgia: Sabine Trötschel

 

 

Apresentação Tadashi Endo 70 anos – A Culminância

Espetáculo montado com os participantes da oficina de Butoh

Data: 14 de maio

Horário: 17h

Local: Largo de Santa Rita

Classificação: Livre

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996