Cia Teatral Calegari apresenta ‘Julieta e Romeu’ e ‘A Gata Borralheira’

by Diário do Vale

Barra Mansa – A cia teatral Calegari apresenta neste sábado e domingo, dias 26 e 27, em Barra Mansa, os espetáculos “Julieta e Romeu” e “A Gata Borralheira”, respectivamente. As duas apresentações acontecem no teatro do Colégio Verbo Divino, no mesmo bairro, e serão compostas pelos alunos da companhia, que hoje somam quase 70 atores. De acordo com o diretor e professor da Cia Calegari, o ator Danilo Calegari, desde que começou a dirigir ele tinha vontade de montar um texto de Shakespeare. Embora já tivesse feito diversas leituras de obras do escritor, a escolhida para esse espetáculo foi Romeu e Julieta, uma tragédia escrita no final do século XVI e que relata a história de amor entre os personagens.
– Por várias e várias vezes junto com os atores da Cia fiz leituras e mais leituras de várias obras de Shakespeare como Macbeth, A Megera Domada e Rei Lear, no intuito de montar um dos espetáculos dele. Sempre esbarrávamos em algumas dificuldades como falta de tempo, estrutura, local, mas nunca desistimos. Hoje o texto “Julieta e Romeu” é uma livre adaptação feita com maestria por atores da Cia para que, enfim, pudéssemos dar esse primeiro passo no sonho de montar um texto desse mestre – detalha o diretor.
Conforme ainda ressalta Calegari, Romeu e Julieta representa um dos maiores clássicos da literatura mundial e uma das obras mais emblemáticas de Shakespeare. Ele destaca que até os dias atuais o texto é encenado e possui diversas paródias, e que o espetáculo da companhia também seguirá essa mesma linha.
– É com muito humor que apresentamos, de maneira bem diferente e engraçada, não só a história, mas seus personagens que vão na contramão de tudo escrito na história original. Decidimos por essa inversão no título para que ficasse bem clara nossa ideia com essa adaptação, que, inclusive, conta com referências de Chaves – explica o ator.

‘A Gata Borralheira’

Sobre a apresentação de “A Gata Borralheira”, Danilo Calegari a classifica como um presente para o palco e a plateia que for assistir ao espetáculo. A peça escrita por Maria Clara Machado, em 1962, é o reverso do conto de fadas. Conforme explica Calegari, do original, mais conhecido Irmãos Grimm, sobrou muito pouco. E, ao contrário de outras fábulas que ganhavam versões modernosas, a de Maria Clara investe nos moldes das comédias de costumes, onde a eterna luta do bem contra o mal está absolutamente incorporada ao cotidiano.
Assim como na vida, ninguém é péssimo ou ótimo. Meio a meio e no intricado “quiproquó” da família Borralheira, estão Dona Firmina, mãe de Rosa e Margaridinha e a madrasta de Dulcinéia. Na história, o príncipe está dando um baile para arranjar casamento com uma rica herdeira. A fada é um narrador muito prestativo, dona Fada Santos e a irmãs têm também seus pretendentes: João Jaca e Simão Leitão. No baile, outras herdeiras apresentam seus dotes ao príncipe: entre elas, a senhorita Sabina Tudor, dona da maior biblioteca da cidade, com 74 livros. Para ir ao baile e não fazer feio, todos se valem do livro Cultura em 23 lições, e nela aprendem: “A ência da essência está na imanência da poesia espacial”.
– Com diálogos muito provocativos, o texto já foi analisado a exaustão. Mas, o que de melhor fica são as brincadeiras criadas, a partir dele, pelos atores da Cia. O que vamos levar ao palco segue a mesma linha criativa das histórias contadas pela Cia Calegari. Tentamos, ao máximo, ser fiel ao incrível e lindo texto de Maria Clara, mas não deixando de criar e trazer coisas novas. Nossa diferença está nas brincadeiras cênicas que sempre criamos com a história. “A Gata Borralheira” é um delicioso espetáculo em que não falta nada e, com certeza, mais um presente de Maria Clara Machado para o palco e plateia – conclui Calegari.

Cia Teatral Calegari: Companhia conta com quase 70 atores (Foto: Divulgação)

Serviço

O valor do ingresso, que será vendido na hora, é R$ 15 reais.
‘Julieta e Romeu’ será apresentada neste sábado, dia 26, às 20h.
No domingo, dia 27, ‘A Gata Borralheira’, em dois horários: às 16h e às 18h30.
O teatro do Colégio Verbo Divino fica localizado na Rua Prefeito Mário Pinto dos Reis, nº 188, Centro, Barra Mansa.
Já a Cia Calegari fica localizada no Ilha Clube, no bairro Ano Bom. Crianças, adolescentes, jovens e adultos que quiserem fazer uma avaliação ou aula experimental podem entrar em contato pelo Instagram @ciateatralcalegari ou pelos telefones (21) 98846-5090 e (24) 99204-0651.

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996