quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Cia Teatral Calegari apresenta o espetáculo ‘Mariazinha e o Baú Mágico’

Cia Teatral Calegari apresenta o espetáculo ‘Mariazinha e o Baú Mágico’

Matéria publicada em 14 de dezembro de 2019, 09:20 horas

 


Evento acontece neste sábado, no teatro do Colégio Verbo Divino, em duas sessões: às 19h e às 20h30

Barra Mansa – A Cia Teatral Calegari apresenta neste sábado, dia 14, em Barra Mansa, o espetáculo infantil “Mariazinha e o Baú Mágico”. O evento acontece no teatro do Colégio Verbo Divino, em duas sessões: às 19h e às 20h30 e a classificação é livre. Os ingressos custam R$ 15.
Segundo o ator Danilo Calegari, diretor da companhia, o texto de “Mariazinha e o Baú Mágico” foi criado com a proposta de resgatar, através do teatro, a essência de cada criança. Mariazinha é uma garota sertaneja que tem nove irmãos e uma mãe ignorante. Sem meios de uma vida digna, não sabe ler nem escrever, mas guarda em si a fantasia de toda criança.
É por meio dessa fantasia e uma pitada de curiosidade infantil que ela se vê envolvida pela história de três vendedoras de livros, que a levam a conhecer a trajetória de outra sertaneja, sua tataravó, que quando tinha sua idade, descobriu um baú que a levava para outro lugar. Que lugar é esse, ninguém jamais soube, pois sua tataravó morreu sem que ninguém jamais pudesse acreditar nela, mas a história se manteve viva por várias gerações de sua família. Guiada pelo seu desejo de explorar novas possibilidades, ela cava vários lugares até encontrar o baú e descobrir a passagem.
– O que temos, é um espetáculo lúdico, uma mistura entre realidade e fantasia, um sertão belo e cheio de possibilidades, que poderão fazer com que ela mude completamente a realidade de seu povo. Neste espetáculo, voltado para crianças de todas as idades, várias técnicas e possibilidades serão exploradas. Esperamos que, ao final dessa experiência, todos que entrarem em contato com o mundo de Mariazinha, possam sair modificados – destaca Calegari.

Um universo diferente

Ainda conforme explica o diretor, em “Mariazinha e o Baú Mágico”, o autor procurou misturas estilos de linguagens, que passam pelo cordel, algumas brincadeiras de trava-língua, distanciamento, o teatro mudo, gestual, o performático, buscando se apegar a todas as formas de brincar com a atenção do espectador, sempre puxando-o para o palco, levando elementos surpresa.
– Mariazinha é uma personagem que o autor procurou colocar um pouco mais de neutralidade, mas com um toque de humor e astúcia. É uma personagem de composição mais simples. Por se tratar de uma menina sertaneja e de toda sua história de vida, subentende-se que seja uma menina mais reservada, contida. Ele não quis deixá-la introvertida demais, já que é a personagem central e precisa ter essa empatia com a plateia, segurando o texto algumas vezes – diz Calegari.

Linguagem diferente

Uns dos destaques do espetáculo, de acordo com o diretor, também serão os personagens Cego, Surdo e Mudo, que vêm pra trazer uma linguagem diferente, uma maneira de abordar o texto de forma mais rápida e criar um bordão, sempre com o objetivo de segurar a plateia. Calegari explica que para o Mudo, por exemplo, a expressão corporal será bem intensificada, dando ao personagem o dever de ser mais corpo em cena.
Já no Arauto, o diretor adianta que será a vez de trabalhar a voz, levando-a para várias nuances de volume e tonalidade. O palhaço terá a função de trazer um pouco do teatro mudo, sendo uma referência ao Cirque Du Soliel, de onde foi tirada a inspiração para o personagem, e rainha construída mais sobre a figura dúbia, entre o doce e o severo.
– Teremos ainda as personagens das flores, que por serem as figuras que virão para trazer a história, precisarão ter mais agilidade do começo da cena, para depois se tornarem mais calmas. A primeira impressão delas para com o público é surpreender, tornar-se marcante, assim como esperamos que seja todo o espetáculo. No mais espero que o público goste da história e que todos possam se envolver, debater, criticar, explorar e se divertir por meio de um universo diferente – finalizou Calegari,

Serviço

O espetáculo infantil ‘Mariazinha e o Baú Mágico’, da Cia Teatral Calegari, será apresentado neste sábado, dia 14, no teatro do Colégio Verbo Divino, em Barra Mansa, em duas sessões: às 19h e às 20h30. A classificação é livre. Os ingressos custam R$ 15.
A Cia Teatral Calegari fica localizada no Ilha Clube, no Ano Bom. Crianças, adolescentes, jovens e adultos que quiserem fazer uma avaliação ou aula experimental podem entrar em contato pelo Instagram (@ciateatralcalegari) ou pelos telefones (21) 98846-5090 e (24) 99204-0651.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document