terça-feira, 19 de novembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Cinesolar apresenta a magia do cinema brasileiro em Volta Redonda

Cinesolar apresenta a magia do cinema brasileiro em Volta Redonda

Matéria publicada em 23 de outubro de 2019, 09:10 horas

 


Cinema itinerante usa energia renovável para exibição de filmes; apresentação será nesta quinta-feira

Volta Redonda – Nesta quinta-feira, dia 24, o Cinesolar, com patrocínio da BV, marca de Varejo do Banco Votorantim, através da Lei de Incentivo à Cultura, vai pegar estrada rumo à Volta Redonda. O projeto tem apoio local da Fundação CSN, Centro Cultural da Fundação CSN e Escola Técnica Pandiá Calógeras. Esse tipo de cinema solar é pioneiro no Brasil e consiste em uma van equipada com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para a elétrica, a mostra de filmes e apresentações artísticas em espaços públicos, com entrada gratuita.
A iniciativa conta com ações conjuntas com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) para a disseminação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Atualmente, o projeto itinerante já percorreu mais de 120 mil km exibindo curtas e longas-metragens de vários temas e realizando oficinas práticas de audiovisual.
Em Volta Redonda será realizado um dia de atividade composto por uma oficina de vídeo e duas sessões de cinema. A oficina será realizada com 30 jovens convidados em idade escolar. Abordando temáticas ambientais e locais, os participantes produzirão um filme que será exibido na mesma noite, durante a sessão de cinema. À noite, acontecerão duas sessões de cinema, ambas com mostra de curtas metragens com temáticas ambientais.
O Cinesolar utiliza energia limpa e renovável para exibir os filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade. No interior do veículo há 100 assentos para o público, telão com metragem de 200 polegadas, sistema de projeção e som, e até um estúdio de gravação. Quando chegam às cidades tudo é retirado da van e o cinema é montado em lugares como praças públicas e quadras esportivas, principalmente em regiões carentes da periferia do Brasil e até mesmo cidades que não têm energia elétrica.
– Estamos em um momento importante para o mercado de energia solar no país e a BV possui uma linha de crédito para financiamento específica para torná-la mais acessível aos brasileiros. Dessa forma, apoiamos o projeto Cinesolar, que demonstra o potencial da energia solar através da cultura – explica o gerente de sustentabilidade e patrocínio do Banco Votorantim, Tiago Soares.
Desde o início das atividades, em 2013, Cinesolar, em seus diversos circuitos, realizou cerca de mil sessões com a exibição de mais de 100 filmes, entre curtas-metragens (de temática socioambiental) e longas em 345 cidades do país, percorrendo mais de 100 mil quilômetros e chegando a 160 mil pessoas, além de mais de 300 “oficinemas”, com um total de cerca de nove mil participantes.
– Nesse período, foram economizados mais de 2400 kW de energia elétrica, equivalentes a cerca de sete mil horas de uma geladeira ligada sem interrupções – diz a idealizadora e coordenadora do projeto, Cynthia Alario.

 

Programação em Volta Redonda

Oficina de vídeo + sessão de cinema
Data: 24 de outubro (quinta-feira)
Local da oficina: Centro Cultural da Fundação CSN (Rua 21, 402)
Horário: 14h30 às 17h
Local sessão de cinema: Praça da ETPC (Escola Técnica Pandiá Calógeras) – Rua Sessenta e Dois, nº 90 – Em caso de chuva será na quadra da ETPC
1º sessão: 19h
2º sessão: 20h


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document