quinta-feira, 21 de novembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Começa neste sábado o XVIII Festival de Teatro de Resende

Começa neste sábado o XVIII Festival de Teatro de Resende

Matéria publicada em 19 de outubro de 2019, 10:00 horas

 


Parque das Águas será palco de espetáculos infantis e adultos pela primeira vez na história; programação segue até dia 24 de outubro

Resende – Teatro para todas as idades e todos os públicos! O XVIII Festival de Teatro de Resende (Fester) começa hoje, dia 19, e segue até dia 24 de outubro. Pela primeira vez na história, o Parque das Águas será palco de 10 espetáculos infantis e adultos selecionados nesta edição de 2019, além de receber a peça convidada para a abertura. O evento é promovido pela prefeitura de Resende, por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda (FCCMM). A famosa mostra de peças teatrais, que acontece anualmente, tem entrada gratuita. Os interessados terão acesso ao espaço do festival conforme a ordem de chegada.
A apresentação de abertura “O Mágico de Oz” será hoje, às 18h, por meio do programa ArcelorMittal Cultural – Arte que Transforma, da empresa siderúrgica ArcelorMittal. O musical é o último da série de sete peças do projeto desenvolvido desde maio, no Parque das Águas, a partir de parceria firmada pela prefeitura. A peça teatral, inspirada no clássico da literatura infantil, foi viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, por intermédio do Ministério da Cidadania e do grupo mineiro Cyntilante Produções, de Belo Horizonte. O espetáculo “O Mágico de Oz” tem duração aproximada de 40 minutos, com classificação indicativa livre.
Neste domingo, dia 20 de outubro, às 10h, será a vez da peça teatral “Casulo”, da Cia. Arte-Móvel de Teatro, de São Paulo. O espetáculo, com duração de cerca de 55 minutos, possui classificação livre. No mesmo dia, às 20h, o elenco do Grupo Risco de Teatro – de Itajaí, em Santa Catarina – se apresentará com peça “Rinha”, com 50 minutos de duração e classificação indicativa a partir de 14 anos de idade.
Já no dia 21, segunda-feira, às 10h, o clássico infantil “Era uma vez um tirano” será encenado pela Cia. Cere, de São João de Meriti, no Estado do Rio de Janeiro. Com classificação livre, o espetáculo tem duração de uma hora. Às 20h do mesmo dia, o grupo carioca Ciclomáticos Cia. de Teatro estará no palco com a peça “Ariano – O Cavaleiro Sertanejo”. Com a classificação a partir de 12 anos, será aproximadamente uma hora de apresentação.
No dia 22 de outubro, terça-feira, às 10h, a peça teatral “Nosso Grande Espetáculo” será apresentada pelo grupo Adorável Companhia, de Guapimirim, do Estado do Rio. Serão cerca de 50 minutos de duração, com indicação livre. Às 20h da mesma data, a peça “Estamos em obras” será encenada pelo grupo fluminense Coletivo Sala Preta, de Barra Mansa. A classificação do espetáculo, com duração de 60 minutos, é livre.
No dia 23 de outubro, quarta-feira, às 10h, será encenado o espetáculo “Pelos Quatro Cantos do Mundo”, pela Cia. Teatral Milongas, do Rio de Janeiro. A classificação da peça, com duração aproximada de 50 minutos, é livre. Às 20h do dia 23, a atração será “As Presepadas de Damião”, com o grupo Damião e Cia., de Campinas. A duração da peça é de 70 minutos, com classificação livre.
No dia 24, quinta-feira, às 10h, a peça será “Dom Quixote, e agora?”, releitura da história do engenhoso fidalgo, com o grupo El Educação Inteligente, de Resende. O espetáculo, que une ficção com realidade e tem duração de 30 minutos, é indicado para todos os públicos. Às 20h do mesmo dia, a Cia. de Teatro Pé Direito encerrará o festival com a peça “Voo Rasante às Seis”. A apresentação, que dura cerca de 50 minutos, tem classificação indicativa de 14 anos.
O prefeito Diogo Balieiro Diniz destacou que o Festival de Teatro de Resende é um evento de grande repercussão nacional, que vem marcando a trajetória artístico-cultural da cidade há 18 anos.
– O tradicional Fester é o patrimônio vivo da nossa cultura, em constante movimento, que incentiva os novos talentos e traduz o mundo mágico das companhias teatrais. O objetivo é levar alegria ao coração do povo resendense, além de conhecimento cultural, com as produções envolvendo artistas de vários lugares e cenários encantadores. Toda a estrutura da mostra está sendo preparada para que a população tenha acesso gratuito, fácil e seguro às peças do festival no Parque das Águas, que virou um importante palco de manifestações culturais ao ar livre da cidade – diz.
O presidente da Casa da Cultura, Thiago Zaidan, acrescentou que a realização da XVIII edição do Fester é um compromisso do governo de manter os grandes eventos culturais no calendário artístico da cidade, lembrando que as peças desta edição foram selecionadas cuidadosamente.
– Existe uma tradição teatral no município, que se mantém viva por meio dos grupos e artistas resendenses. Além disso, há um público ávido por assistir os espetáculos de todo o país. Nesta edição, dos 77 trabalhos inscritos a partir de edital publicado no site oficial da prefeitura, 10 foram escolhidos pelo júri. No processo, duas peças de Resende – uma infantil e outra adulta – foram selecionadas para participar do festival – reforça.

Fester: Evento contará com espetáculos infantis e adultos apresentados gratuitamente (Foto: Divulgação)

 

Programação do Fester 2019

Peça “O Mágico de Oz”
Data: 19 de outubro
Horário: 18h
Classificação indicativa: Livre

Peça “Casulo”
Data: 20 de outubro
Horário: 10h
Classificação indicativa: Livre

Peça “Rinha”
Data: 20 de outubro
Horário: 20h
Classificação indicativa: 14 anos

Peça “Era uma vez um tirano”
Data: 21 de outubro
Horário: 10h
Classificação indicativa: Livre

Peça “Ariano – O Cavaleiro Sertanejo”
Data: 21 de outubro
Horário: 20h
Classificação indicativa: 12 anos

Peça “Nosso Grande Espetáculo”
Data: 22 de outubro
Horário: 10h
Classificação indicativa: Livre

Peça “Estamos em obras”
Data: 22 de outubro
Horário: 20h
Classificação indicativa: Livre

Peça “Pelos Quatro Cantos do Mundo”
Data: 23 de outubro
Horário: 10h
Classificação indicativa: Livre

Peça “As Presepadas de Damião”
Data: 23 de outubro
Horário: 20h
Classificação indicativa: Livre

Peça “Dom Quixote, e agora?”
Data: 24 de outubro
Horário: 10h
Classificação indicativa: Livre

Peça “Voo Rasante às Seis”
Data: 24 de outubro
Horário: 20h
Classificação indicativa: 14 anos


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document