Como a diversão mudou o mundo

by Diário do Vale

O que as pessoas fazem quando não estão trabalhando? Elas descansam e se divertem. Vão ao cinema, vão às compras, se entretêm com jogos ou livros. Aparentemente essa não é considerada uma atividade produtiva. Mas na verdade é uma das forças que impulsionam a civilização. Essa é a tese defendida por Steven Johnson em “O poder da diversão: Como o lazer e o entretenimento mudaram o mundo”, que está saindo no Brasil pela Zahar.

No mundo moderno o entretenimento é uma indústria, vide os milhões de dólares que são gastos na produção de filmes. Uma atividade que dá emprego a milhares de pessoas no mundo inteiro. Mas as outras formas de lazer também são importantes e geram riquezas como é o caso da moda, do consumo e seus grandes templos, os shoppings centers, a música e até as comidas exóticas.

No livro “O poder da diversão” Johnson tenta contar a história do entretenimento humano e de como ele gerou inovações, ajudando até no progresso da ciência. O jogo de dados, por exemplo, deu origem a teoria das probabilidades e lançou as bases da estatística. Ramo importante da matemática. Foi a busca por especiarias, para temperar nossa comida, que levou os europeus a navegaram pelos oceanos, descobrindo as américas e criando novas nações, por exemplo.

O livro é dividido em seis capítulos, cada um contando a história de uma forma de entretenimento: Jogos, moda e consumo, música, paladar, ilusão, espaço público. O hábito das grandes lojas de decorar suas vitrines, para atrair a atenção do público, levou a mudanças na arquitetura das cidades e ao aparecimento dos modernos centros de compras. Que estão substituindo as tradicionais praças como ponto de reunião das pessoas.

O ilusionismo começou com os mágicos de feiras e circos, que faziam truques para entreter as pessoas. E levou a moderna indústria do cinema e dos efeitos especiais. Não é a toa que o cinema moderno começou com o francês Georges Melies, que era mágico antes de virar cineasta. O livro tem 312 páginas e tradução de Claudio Carina.

Entretenimento: O lazer também é uma indústria

Entretenimento: O lazer também é uma indústria

Por Jorge Luiz Calife

[email protected]

 

You may also like

1 comment

Anderson 17 de janeiro de 2018, 23:48h - 23:48

Os livros do Stephen Johnson são muito bons. Gostei muito do “De Onde Vêm as Boas Ideias”. Este parece ser tão bom quanto.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996