Concurso gastronômico reúne alguns dos principais chefs do país em Visconde de Mauá

by Diário do Vale

Bolinho caipira, cachorro quente de frango com pinhão, salame de chocolate, dadinho de tapioca em quatro versões e polenta com funghi são delícias que alguns dos chefs mais famosos do país ensinarão a fazer em aulas-shows gratuitas ministradas durante a 25a temporada do pinhão de Visconde de Mauá. O evento reúne 33 restaurantes da região e tem seu destaque no Concurso Gastronômico que será realizado de 22 a 24 de junho com a participação de nove deles.

Para o júri estão confirmados chefs como Flávia Quaresma, Ciça Roxo, Ro Gouvêa, Tereza Paim, Ana Bueno, Conceição Neroni, Ivan Achcar, Elzinha Nunes e Ana Bueno. Em disputa estarão a melhor entrada, prato principal e sobremesa, sempre à base do pinhão.

O evento contará ainda com degustações, apresentações musicais e um Salão dos Produtores. A coordenadora da temporada, Mônica Rangel, destaca que este ano inaugura um novo modelo de funcionamento do evento. Pela primeira vez as barracas dos restaurantes poderão vender, após as 21h, provas de seus pratos aos participantes que não tenham comprado os passes de degustação com direto a voto no concurso.

– Vamos estender um pouco a festa e permitir que as pessoas aproveitem um pouco mais do momento especial que é esse encontro – afirma Mônica.

Ela lembra ainda que todos os restaurantes de Visconde de Mauá estarão abertos durante o fim de semana. Além deles, haverá a mostra “Sabor da Montanha”, com produtores da região e que funcionará ao lado do Parque Estadual da Pedra Selada (Peps) com venda de produtos e degustações. Outra atração é uma mostra retrospectiva do “Salão do Pinhão” que reúne obras de arte e cuja 13ª edição foi encerrada no último dia 26 de maio.

Para incrementar a cultura do pinhão, na sexta-feira (22), os chefs deram início a uma plantação daquela que será uma floresta especial, uma área dedicada à araucária. Cada chef assinará uma placa com seu nome para identificação das árvores.

Os concorrentes, por categoria, são:

Entrada: Bar da Cerveja Vale do Pavão – chef Camila Szabo (Caldo de abobora com farofa de pinhão com bacon); Nosso Quintal – chef Marcos Garcia (Empadinha de Pinhão); O Fino da Roça – chef Cesar Ferreira (Sushi Moscou);

Pratos principais:

Fazenda do Mel – chef Jussara Nunes (Delicias da Roça); Restaurante Malagueta – chefs Eliane e Vera (Rabada embriagada com pure de pinhão); Casebre – chef Gabriel Douglas (Acém ao molho de cerveja de pinhão e polenta com agrião);

Sobremesas: Fue Gelateria – chef Ricardo Sato (Sorvete de Pinhão das duas serras); Casa Gourmet – chef Daniel Passeri (Delicia da Serra) e Hotel Buhler – chef Maria Aparecida (Torta mineira).

Serviço:

O Concurso Gastronômico acontece até domingo (24), na Avenida presidente Wenceslau Brás s/nº, na Vila de Visconde de Mauá. Mais informações no site www.mauagastronomico.com.br ou através da página no Facebook mauagastronomico

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996