Conferência Municipal de Cultura acontece hoje e amanhã em Resende

by Diário do Vale

Resende – A Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda realiza nesta sexta-feira, dia 13 de novembro, e sábado, dia 14, a V Conferência Municipal de Cultura de Resende, no Espaço Z, aberta ao público em geral. O evento vai debater o Sistema Municipal de Cultura e apresentar o documento base do Plano Municipal de Cultura, cuja elaboração contou com a participação de todas as pessoas que produzem ou consomem cultura em Resende.
De acordo com o presidente da Fundação, Ângelo Tramezzino, a intenção é definir na conferência o Plano Municipal, cujas diretrizes já foram discutidas durante seis reuniões e ainda através de consulta pública até o último dia 9.
– É muito importante a participação popular, porque dentro das perspectivas do Sistema de Cultura municipal, estadual e federal, o plano e os fóruns de participação são de extrema importância para que a política cultural seja efetiva e não haja distorções e inoperância. É preciso destacar ainda a atuação do governo federal e estadual, pois pela primeira vez, conseguimos ver uma ação tão eficiente e integrada, fazendo chegar aos municípios os desdobramentos de uma política pública de instância superior – explicou.
A V Conferência começa hoje, às 18h30, com o credenciamento dos participantes e às 19h acontece a abertura oficial pelo presidente da Fundação, Ângelo Tramezzino. Logo após, a conferencista Clarissa Semensato, Mestre em Políticas Sociais, pesquisadora e assessora da Coordenação de Políticas Culturais da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, ministrará palestra com o “Sistema Municipal de Cultura: Institucionalidade da Cultura e Democracia Cultural”.
No sábado, às 8h tem início o credenciamento, seguido da leitura e aprovação do Regimento Interno da V Conferência. Das 9h30 às 11h serão formados grupos para a discussão de eixos temáticos referentes ao Plano Municipal de Cultura.
Ao final da conferência serão eleitos os membros do Conselho Municipal de Cultura, que irão ocupar o cargo no triênio 2016/2019. De acordo com Ângelo, todos os delegados que inscreverem até às 9h de sábado podem votar. Já as vagas de conselheiros podem ser disputadas por cidadãos maiores de 18 anos, integrantes da sociedade civil, com domicílio no Município de Resende, devendo apresentar os seguintes documentos: formulário de inscrição, devidamente preenchido e assinado; original e cópia de documento oficial de identificação que contenha fotografia; cópia de comprovante de endereço; e cópia de documentos que comprovem a efetiva formação/atuação do candidato no segmento cultural ao qual se inscreveu para concorrer ao pleito.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996