Uma das mais tradicionais e aguardadas celebrações religiosas de Paraty, a festa do Divino Espírito Santo é realizada há mais de três séculos na cidade. Originária de Portugal, celebra o Domingo de Pentecostes, que acontece 50 dias depois da Páscoa. Neste ano, a festa, declarada Patrimônio Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), começou ontem e segue até dia 20 de maio.
Fé e cultura se misturam pelas ruas da cidade histórica, onde moradores e turistas, religiosos e admiradores podem contemplar as procissões e atos de devoção, em um cenário rico em beleza, que transborda cultura e história. Durante os 10 dias de festejo vão ter missas, ladainhas, danças típicas e shows musicais que prometem agitar a cidade, além do tradicional almoço do Divino com distribuição de bebida e comida no segundo sábado da festa.
A programação musical deste ano foi idealizada pela Secretaria de Turismo em parceria com o Sesc Paraty e contempla artistas locais e regionais, com apresentação de ciranda, samba, pop, soul, MPB, samba e DJ em todas as noites.
Preparativos
Os preparativos para a Festa do Divino começam um ano antes, quando os festeiros fazem o planejamento do próximo ano e buscam formas de angariar donativos para a realização da festa. Essa ação envolve praticamente toda a comunidade e mobiliza dezenas de voluntários. A comissão da festa conta com mais de 100 pessoas trabalhando durante todo o ano.
Seguindo a tradição, todo ano é servido um almoço do Divino à população, na Praça da Matriz. Cerca de 50 senhoras da paróquia cozinham durante uma semana e preparam mais de seis mil pratos, que são servidos no segundo sábado da festa. O destaque do almoço é a tradicional farofa de feijão, feita com a especial farinha de mandioca de Paraty.
Atribuída à Rainha Isabel (1271 – 1336), a Festa do Divino chegou ao Brasil trazida pelos colonizadores e acontece em Paraty desde o século XVIII. Realizada no dia de Pentecostes, a festa homenageia a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Por sua importância cultural, há quatro anos foi declarada Patrimônio Imaterial pelo Iphan.
Confira a programação cultural da Festa do Divino de Paraty 2018
*Sábado, 12 de maio
22h – Show com Sururu na Roda
Eleito melhor grupo de samba pelo 25º Prêmio da Música Brasileira em 2014, com expressiva atuação nos cenários nacional e internacional e performances ao lado de ícones da MPB, o Sururu na Roda se destaca entre os grupos que revitalizaram a Lapa carioca a partir do ano 2000.
Caminhando para seus 18 anos de estrada em outubro de 2018, o grupo apresenta o projeto Sururu na Roda +, onde seus fundadores Fabiano Salek e Sílvio Carvalho se unem à cantora Ana Costa e ao cavaquinhista arranjador Alceu Maia, para recriarem a formação original do grupo, um quarteto de multi-instrumentistas cantores, registrado no clipe de “Ainda É Tempo Pra Ser Feliz”, clássico de Arlindo Cruz/Sombra e Sombrinha.
*Domingo, dia 13 de maio
22h – Show com Forró do Assaré
É um grupo formado por mulheres, unidas pelo gosto à festa e à dança. Seus arranjos e interpretações são elaborados de forma divertida e dançante, explorando os recursos que sua formação – pouco usual para um grupo de forró – possibilita.
Seu repertório contempla grandes clássicos do cancioneiro dessas regiões (como Luiz Gonzaga, Gordurinha, Gilberto Gil), homenageia grandes intérpretes (como Jackson do Pandeiro) e interpreta músicas instrumentais de célebres compositores (como Sivuca, Dominguinhos e Hermeto Pascoal), resultando em um baile animado, que traz a sutileza das melodias e o balanço dos baiões, xotes, arrasta-pés e frevos em um jogo colorido de vozes e interpretação instrumental.
*14 de maio, segunda-feira
22h – DJ Renato Moreira
*15 de maio, terça-feira
22h – DJ Renato Moreira
*16 de maio, quarta-feira
22h – DJ Renato Moreira
*18 de maio, sexta-feira
19h – Casarão do Sesc
Mesa de Debate
Tradição: Preservação X Renovação
Tema: Como manter as tradições do passado incorporando as transformações da contemporaneidade.
22h – Show com Moreira Júnior e Banda
Moreira Junior é cantor, compositor e guitarrista. Músico paratiense que tem se dedicado ao pop, soul, samba e MPB. Gravou seu primeiro álbum em 2015 com o título Clima Bom e contendo 11 faixas, todas compostas por ele. Apresentação especial do Moreira Jr Trio, a alma do Soul! Super recitais com o melhor do pop, MPB e samba executado pelo talentoso Moreira Júnior e dois músicos paratienses. A banda toca música brasileira com uma pegada mais groove e estilo único, se destacando na sua cidade e na região.
*19 de maio, sábado
22h – Show com Rodrigo José
Um cantor carismático, com vozeirão potente, um visual estilo anos 70 e uma sonoridade que injeta nova energia à música brega.
Interpretando hits matadores como “Sorria, Sorria” (Evaldo Braga), “Eu Vou Tirar Você Desse Lugar” (Odair José), “Tenho” (Sidney Magal) Rodrigo José criou uma verdadeira revolução na música brega e surge como uma das grandes revelações do ano, com um show simplesmente contagiante e irresistível.
*20 de maio, domingo
22h – Show com Encontro de Cirandeiros
A ciranda, conhecida dança de roda, é tradição em diversos cantos do Brasil. Em Paraty a ciranda que encanta moradores e visitantes reflete a origem cultural caiçara com traços expressivos da colonização brasileira.
Tendo como ênfase a territorialidade e o patrimônio imaterial, a Ciranda de Paraty compõe a programação encerrando a Festa do Divino em um grande encontro de cirandeiros, que reunirá jovens e velhos integrantes da manifestação musical caiçara do município.