Cultura e fé na Festa do Divino de Paraty

by Diário do Vale

Animação e cultura: Festa terá extensa programação cultural até dia 20 de maio (Foto: Divulgação)

Uma das mais tradicionais e aguardadas celebrações religiosas de Paraty, a festa do Divino Espírito Santo é realizada há mais de três séculos na cidade. Originária de Portugal, celebra o Domingo de Pentecostes, que acontece 50 dias depois da Páscoa. Neste ano, a festa, declarada Patrimônio Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), começou ontem e segue até dia 20 de maio.

Fé e cultura se misturam pelas ruas da cidade histórica, onde moradores e turistas, religiosos e admiradores podem contemplar as procissões e atos de devoção, em um cenário rico em beleza, que transborda cultura e história. Durante os 10 dias de festejo vão ter missas, ladainhas, danças típicas e shows musicais que prometem agitar a cidade, além do tradicional almoço do Divino com distribuição de bebida e comida no segundo sábado da festa.

A programação musical deste ano foi idealizada pela Secretaria de Turismo em parceria com o Sesc Paraty e contempla artistas locais e regionais, com apresentação de ciranda, samba, pop, soul, MPB, samba e DJ em todas as noites.

 

Preparativos

 

Os preparativos para a Festa do Divino começam um ano antes, quando os festeiros fazem o planejamento do próximo ano e buscam formas de angariar donativos para a realização da festa. Essa ação envolve praticamente toda a comunidade e mobiliza dezenas de voluntários. A comissão da festa conta com mais de 100 pessoas trabalhando durante todo o ano.

Seguindo a tradição, todo ano é servido um almoço do Divino à população, na Praça da Matriz. Cerca de 50 senhoras da paróquia cozinham durante uma semana e preparam mais de seis mil pratos, que são servidos no segundo sábado da festa. O destaque do almoço é a tradicional farofa de feijão, feita com a especial farinha de mandioca de Paraty.

Atribuída à Rainha Isabel (1271 – 1336), a Festa do Divino chegou ao Brasil trazida pelos colonizadores e acontece em Paraty desde o século XVIII. Realizada no dia de Pentecostes, a festa homenageia a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Por sua importância cultural, há quatro anos foi declarada Patrimônio Imaterial pelo Iphan.

Confira a programação cultural da Festa do Divino de Paraty 2018

 

*Sábado, 12 de maio

22h – Show com Sururu na Roda

Eleito melhor grupo de samba pelo 25º Prêmio da Música Brasileira em 2014, com expressiva atuação nos cenários nacional e internacional e performances ao lado de ícones da MPB, o Sururu na Roda se destaca entre os grupos que revitalizaram a Lapa carioca a partir do ano 2000.

Caminhando para seus 18 anos de estrada em outubro de 2018, o grupo apresenta o projeto Sururu na Roda +, onde seus fundadores Fabiano Salek e Sílvio Carvalho se unem à cantora Ana Costa e ao cavaquinhista arranjador Alceu Maia, para recriarem a formação original do grupo, um quarteto de multi-instrumentistas cantores, registrado no clipe de “Ainda É Tempo Pra Ser Feliz”, clássico de Arlindo Cruz/Sombra e Sombrinha.

 

*Domingo, dia 13 de maio

22h – Show com Forró do Assaré

É um grupo formado por mulheres, unidas pelo gosto à festa e à dança. Seus arranjos e interpretações são elaborados de forma divertida e dançante, explorando os recursos que sua formação – pouco usual para um grupo de forró – possibilita.

Seu repertório contempla grandes clássicos do cancioneiro dessas regiões (como Luiz Gonzaga, Gordurinha, Gilberto Gil), homenageia grandes intérpretes (como Jackson do Pandeiro) e interpreta músicas instrumentais de célebres compositores (como Sivuca, Dominguinhos e Hermeto Pascoal), resultando em um baile animado, que traz a sutileza das melodias e o balanço dos baiões, xotes, arrasta-pés e frevos em um jogo colorido de vozes e interpretação instrumental.

 

*14 de maio, segunda-feira

22h – DJ Renato Moreira

 

*15 de maio, terça-feira

22h – DJ Renato Moreira

 

*16 de maio, quarta-feira

22h – DJ Renato Moreira

 

*18 de maio, sexta-feira

19h – Casarão do Sesc

Mesa de Debate

Tradição: Preservação X Renovação

Tema: Como manter as tradições do passado incorporando as transformações da contemporaneidade.

 

22h – Show com Moreira Júnior e Banda

Moreira Junior é cantor, compositor e guitarrista. Músico paratiense que tem se dedicado ao pop, soul, samba e MPB. Gravou seu primeiro álbum em 2015 com o título Clima Bom e contendo 11 faixas, todas compostas por ele. Apresentação especial do Moreira Jr Trio, a alma do Soul! Super recitais com o melhor do pop, MPB e samba executado pelo talentoso Moreira Júnior e dois músicos paratienses. A banda toca música brasileira com uma pegada mais groove e estilo único, se destacando na sua cidade e na região.

 

*19 de maio, sábado

22h – Show com Rodrigo José

Um cantor carismático, com vozeirão potente, um visual estilo anos 70 e uma sonoridade que injeta nova energia à música brega.

Interpretando hits matadores como “Sorria, Sorria” (Evaldo Braga), “Eu Vou Tirar Você Desse Lugar” (Odair José), “Tenho” (Sidney Magal) Rodrigo José criou uma verdadeira revolução na música brega e surge como uma das grandes revelações do ano, com um show simplesmente contagiante e irresistível.

 

*20 de maio, domingo

22h – Show com Encontro de Cirandeiros

A ciranda, conhecida dança de roda, é tradição em diversos cantos do Brasil. Em Paraty a ciranda que encanta moradores e visitantes reflete a origem cultural caiçara com traços expressivos da colonização brasileira.

Tendo como ênfase a territorialidade e o patrimônio imaterial, a Ciranda de Paraty compõe a programação encerrando a Festa do Divino em um grande encontro de cirandeiros, que reunirá jovens e velhos integrantes da manifestação musical caiçara do município.

 

 

Você também pode gostar

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996