Cultura e gargalhada por bairros de Angra dos Reis

by Diário do Vale

Angra dos Reis – Hoje tem palhaçada? Tem sim senhor! O Instituto Cultural Escola Livre de Palhaços (ESLIPA) apresentará neste final de semana, dias 10 e 11, em Angra dos Reis, o projeto “De Olho no Duto”. A iniciativa, que tem como foco principal oferecer aos moradores um dia inteiro de atividades culturais, incluindo oficinas circenses, cortejos, espetáculos e rodas de conversas, vai acontecer nos bairros Caputera e Monsuaba, a partir das 14h.
E a programação cultural promete agradar pessoas de todas as idades. A partir das 14h um cortejo abre a programação com a presença de palhaços, malabaristas e pernas-de-pau, tocando seus instrumentos, cantando músicas e convidando o público para participar da programação. Em seguida, será a hora da oficina circense, com aula de circo para crianças, jovens, adultos e idosos, que poderão vivenciar algumas modalidades circenses – malabares, perna de pau e palhaços.
Logo após, haverá a apresentação do espetáculo “Lá vem o circo” que mostra uma trupe de palhaços chegando em uma comunidade e buscando um lugar para montar seu Circo Pinico sem Tampa. “Lá vem o circo” mostra a peculiar relação entre os palhaços, permeada por situações de amizade, conflitos e conquistas.
A programação se encerra com a roda de conversa, um bate-papo entre os artistas e moradores, após o término da apresentação, para identificar as manifestações artísticas existentes nas comunidades e fortalecer as iniciativas culturais dos moradores.
Lilian Moraes e Richard Riguetti, artistas e responsáveis pelo Instituto ESLIPA, destacam que o projeto visa a promoção dos direitos humanos e da cidadania, a inclusão social, o respeito a diversidade humana e cultural das comunidades.
– Todas as atividades do projeto serão realizadas em espaços públicos abertos, com o compromisso de promover o diálogo permanente entre os artistas e a comunidade, para identificar, potencializar e valorizar as iniciativas artísticas e culturais de cada região – explicam os artistas.
Para a Transpetro “o projeto tem premissas básicas de transformação social, calcadas na formação cidadã, no engajamento das comunidades, na atuação forte da divulgação dos canais de comunicação e ações e informações preventivas, além do desenvolvimento do senso de pertencimento local”.

‘De Olho no Duto’: Programação inclui oficinas circenses, cortejos, espetáculos e rodas de conversas (Foto: Divulgação)

‘De Olho no Duto’: Programação inclui oficinas circenses, cortejos, espetáculos e rodas de conversas (Foto: Divulgação)

O projeto

O projeto “De Olho no Duto” contemplará 39 comunidades do Rio de Janeiro, vizinhas às instalações dos dutos da Transpetro, entre elas: Itaguaí, Mangaratiba, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Macaé, Quissamã, Magé, Paracambi, Miguel Pereira, Guapimirim, Rio das Ostras, Carapebus, Campos e Casimiro de Abreu, Paracambi.
As apresentações acontecerão durante um período de dois anos, envolvendo mais de 600 atividades artísticas, como oficinas, cortejos, espetáculos e rodas de conversas. Ao todo, estima-se que 150 mil pessoas de todas as idades serão favorecidas.

Serviço

Dia 10/03 – Angra dos Reis
Comunidade: Caputera
Endereço: Campinho do José Rosa
14h – Cortejo
15h – Oficina de circo
16h – Espetáculo “Lá vem hoje”
17h – Roda de conversa

Dia 11/03 – Angra dos Reis
Comunidade: Monsuaba
Endereço: Rua Padre Antônio Miller, nº 24, antigo 334 – Associação de Moradores e Amigos Nova Amanhã
14h – Cortejo
15h – Oficina de circo
16h – Espetáculo “Lá vem o circo”
17h – Roda de conversa

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996