sexta-feira, 18 de setembro de 2020 - 17:07 h

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Dia da Consciência Negra resgata manifestação cultural no Vale do Café

Dia da Consciência Negra resgata manifestação cultural no Vale do Café

Matéria publicada em 18 de novembro de 2016, 08:00 horas

 


Sul Fluminense – A segunda quinzena de novembro reúne a Proclamação da República, no dia 15, e o Dia da Consciência Negra, no dia 20, datas do calendário que fortemente relacionam-se com a ocupação do Vale do Café, feita pelos escravos africanos e barões europeus. O Vale viveu intensamente o auge do Império e sentiu na mesma intensidade sua crise, vendo seu território abandonado pelos recém-arruinados fazendeiros e novos trabalhadores em liberdade. As fazendas históricas, abertas à visitação, são o retrato do passado que fazem o contraponto entre duas realidades que conviviam lado a lado: além de mostrar a rotina dos barões, revelam o pulsar de vida e resistência que existiam nas senzalas, que se traduziram em belas manifestações culturais como o jongo, a capoeira e o maculelê.

O jongo, primeira manifestação de matriz africana de origem fluminense a ser tombado como patrimônio histórico imaterial pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), com origem nas senzalas das fazendas de café, tem presença garantida nessa semana comemorativa. Ele é vivido no sarau afro apresentado na Fazenda União, hotel histórico em Rio das Flores, que oferece aos finais de semana jantar com menu de época, visita guiada ao casarão do século XIX e à réplica da senzala. Na Fazenda Ponte Alta, em Barra do Piraí, o grupo Associação Cultural Sementes faz apresentação de jongo neste domingo, dia 20, após jornada que se inicia com visita guiada e almoço que tem feijoada no menu.

Das comunidades jongueiras que ainda permanecem na região do Vale do Café, cinco delas são atuantes como associações, entre elas a Associação Sementes D’África, de Barra do Piraí e a Associação Jongo Caxambu Renascer, de Vassouras, que a cada ano se mobilizam para celebrar o dia 20 de novembro e reverenciar seus ancestrais com atividades gratuitas à população.

Fim de semana

Esse ano, entre os dias 19 e 20, a associação de Vassouras realiza junto ao núcleo de extensão da Universidade Severino Sombra (USS), o XII Encontro de Promoção de Igualdade Racial, que irá reunir diversos grupos populares da região como Caninha Verde, Folia de Reis, Capoeira e Jongo. Também acontece a Feira da Saúde, com atuação voluntária dos alunos de farmácia e enfermagem da Universidade, palestra sobre o significado da data, feijoada com pagode para arrecadação de fundos para a associação jongueira e encerramento com apresentação do grupo anfitrião.

Um dos momentos mais esperados dos eventos em Vassouras e em Barra do Piraí é o Desfile Beleza Negra, ou o Projeto Beleza Negra, que tem como intenção a promoção da igualdade racial através da auto estima e valorização da estética negra. Em Vassouras há participação de adultos e crianças, os primeiros no dia 19 e os menores no dia 20. Em Barra do Piraí o concurso acontece em uma única etapa, no dia 20, e no município as comemorações já começaram segunda-feira, para celebrar o centenário do samba, com apresentação de jongo e samba de mesa na Praça Nilo Peçanha. Amanhã, dia 19, uma peça teatral às 9h será encenada no centro e a tradicional comunidade de Areal recebe a Associação Cultural Sementes D’África para uma grande roda de jongo a partir das 17h.

 

Serviço

Visitação Fazendas Históricas do grupo Vale do Café Rio

Informações no site: https://valedocaferio.wordpress.com/

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

2 comentários

  1. Avatar

    Reúne esse povo todo e vamos marcar um dia pra ir pra delegacia pedir providências no caso do Senhor Cláudio Figueiredo.vai ser mais útil

  2. Avatar

    E qual será o dia para RESGATAR a Consciência Humana? Fiquem aí dividindo a sociedade para verem onde vamos parar. Os negros nos EUA sabem muito bem o que é dividir o povo.

Untitled Document