Dia Internacional da Animação será comemorado nesta terça-feira no IFRJ campus Volta Redonda

by Diário do Vale

Volta Redonda – Para quem não conhece, o Dia Internacional da Animação (DIA) é uma mostra de curtas-metragens de desenhos animados nacionais e internacionais, que acontece em todo o país. O Instituto Federal de Volta Redonda sediará pela primeira vez o evento, que ocorrerá nesta terça-feira, dia 29 de outubro, no auditório do campus.
A ideia do evento surgiu como forma de celebrar a data de 28 de outubro de 1892, quando Emile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris, exibindo o filme “Pauvre Pierrot”. Em 2002, a ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação) lançou o “Dia Internacional da Animação” contando com diferentes grupos internacionais filiados em mais de 30 países.
No Brasil o evento é realizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). Em 2019 o DIA vai para a sua 16ª edição, conquistando, a cada ano, maior visibilidade e parceiros em diversos municípios brasileiros.
A Mostra Oficial é composta por uma hora de curtas metragens brasileiros (Mostra Nacional) selecionados por um júri especializado de diretores escolhidos pela ABCA e uma hora de filmes estrangeiros (Mostra Internacional).
Em Volta Redonda o evento ocorrerá no dia 29 de outubro, já que no dia 28 foi dia do servidor público e o IFRJ não funcionou. A programação conta com as mostras pela manhã, às 9h (mostra acessível – filmes com audiodescrição e tradução em Libras); a tarde, às 14h (mostra infantil); e a noite, às 19h30, com curtas nacionais e internacionais.
Segundo o professor de Artes Visuais do IFRJ, Ayrton Costa, a programação em Volta Redonda começou uma semana antes com oficinas e exibição de curtas na Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do campus.
– Eu já acompanhava o evento há um tempo e fiquei muito feliz com o fato de o IFRJ ter sido esse ano um dos selecionados no edital. O instituto tem uma disciplina sobre “Cinema, Sociedade e Educação” e receber a mostra enriquece muito o conhecimento dos alunos – diz, salientando a importância da mostra para os estudantes, para a comunidade e para Volta Redonda. “A programação é aberta e gratuita para as pessoas que quiserem vir conferir os trabalhos”.
O professor, que leciona a matéria com Flávia Cópio, explica que os alunos que participaram das oficinas são de licenciatura em Física e Matemática.
– Eles tiveram a oportunidade de aprenderem técnicas variadas de animação. Mostramos a eles como tudo começou e eles ficaram animados com o tema – afirma.

Licenciatura em Física e Matemática: Alunos participaram de oficinas de animação antes da mostra (Foto: Divulgação)

Sobre a ABCA

Percebendo que o Cinema de Animação Brasileiro mergulhava em um fértil período de desenvolvimento – graças a um número crescente de profissionais, técnicas, estilos e temas, gerando um volume cada vez maior de filmes de qualidade internacional, e, sentindo a falta de organismos que entendessem e representassem esse universo – um grupo de 29 profissionais, reunindo cinco estados brasileiros (RJ, SP, PB, RS, PR), decidiram fundar, em 22 março de 2003, a Associação Brasileira de Cinema de Animação.

Serviço

Dia Internacional da Animação
29 de outubro de 2019
9h – Sessão acessível
14h – Sessão infantil
19h30 – Sessão Nacional e Internacional
Local: Auditório do IFRJ campus Volta Redonda – Rua Antônio Barreiros, 121, Nossa Senhora das Graças – Volta Redonda
Entrada gratuita

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996