Documentário será filmado na região

by Diário do Vale

Sul Fluminense – Um documentário vai buscar reavivar as memórias dos trabalhadores que dedicaram suas vidas à ferrovia no maior entroncamento ferroviário da América Latina. As icônicas estações de trem das cidades do sul do Estado, em especial as que funcionaram em Barra do Piraí, serão o pano de fundo de “Entroncamentos – vida e memória nas estações ferroviárias de trem do Sul Fluminense”, da Quiprocó Filmes, com direção de Fernando Sousa e Gabriel Barbosa.

O filme, que terá cerca de 50 minutos, começou a ser financiado por meio de crowdfunding – um financiamento coletivo. Até o dia 25 de abril, pessoas físicas e empresas podem colaborar com valores a partir de R$ 30 e receberão recompensas como DVD personalizado do filme, ingressos para a pré-estreia e até a logomarca nos créditos iniciais, de acordo com o valor da contribuição. A campanha está disponível no site (https://benfeitoria.com/entroncamentos).

– A campanha é totalmente relacionada com a ideia do filme de criar um envolvimento das pessoas com esse tema. Queremos que o público participe de alguma forma. Como não poderemos entrevistar todas, que elas possam contribuir e acompanhar todo o processo – explicou o diretor e roteirista, Gabriel Barbosa.

História: Estações de trem das cidades do sul do Estado, em especial as que funcionaram em Barra do Piraí, serão o pano de fundo do documentário (Fotos: David Maciel)

História: Estações de trem das cidades do sul do Estado, em especial as que funcionaram em Barra do Piraí, serão o pano de fundo do documentário (Fotos: David Maciel)

No roteiro

Tendo sido o maior entroncamento ferroviário da América Latina, Barra do Piraí e região viveram um grande desenvolvimento no fim do século XIX e começo do XX. Entretanto, as estações de trem são hoje o exemplo do abandono e do declínio desse tipo de transporte e permanecem em ruínas há anos.

– Vamos brincar um pouco com a questão do entroncamento ferroviário, mas o que queremos filmar é o entroncamento de memórias; as pessoas que continuam nesse entroncamento físico, mas que mantém uma memória sobre o que existiu ali – frisou Gabriel.

Para isso, as histórias dos personagens serão costuradas com os lugares – as estações e a própria ferrovia. Um deles é seu Bailão, como é conhecido. Ele foi um agente da estação por 40 anos na Rede Ferroviária Federal e viveu por mais de 30 no edifício da estação Santana, enquanto este ainda funcionava. Hoje vive em uma casa centenária ao lado da estação.

Contexto histórico

A Estrada de Ferro D. Pedro II, uma das primeiras linhas férreas do Brasil, tinha como objetivo estruturar a industrialização do país no século XIX. Assim, fez nascer cidades ao longo do seu traçado, consolidando um estilo de vida intimamente ligado ao trem e às estações.

As atividades do transporte de passageiros permaneceram em pleno funcionamento durante pouco mais de um século e, a partir da década de 60, a população do Sul Fluminense passou a vivenciar uma progressiva desativação.

Entroncamentos

Serviço

A campanha está disponível no site (https://benfeitoria.com/entroncamentos).

 

You may also like

2 comments

voltaredondense 17 de março de 2017, 16:56h - 16:56

Não queremos documentários, queremos é o trem Sul Mineiro de volta.

Manoel, o pintor 16 de março de 2017, 09:23h - 09:23

Triste um país onde suas memórias são negligenciadas.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996