Sul Fluminense – Um documentário vai buscar reavivar as memórias dos trabalhadores que dedicaram suas vidas à ferrovia no maior entroncamento ferroviário da América Latina. As icônicas estações de trem das cidades do sul do Estado, em especial as que funcionaram em Barra do Piraí, serão o pano de fundo de “Entroncamentos – vida e memória nas estações ferroviárias de trem do Sul Fluminense”, da Quiprocó Filmes, com direção de Fernando Sousa e Gabriel Barbosa.
O filme, que terá cerca de 50 minutos, começou a ser financiado por meio de crowdfunding – um financiamento coletivo. Até o dia 25 de abril, pessoas físicas e empresas podem colaborar com valores a partir de R$ 30 e receberão recompensas como DVD personalizado do filme, ingressos para a pré-estreia e até a logomarca nos créditos iniciais, de acordo com o valor da contribuição. A campanha está disponível no site (https://benfeitoria.com/entroncamentos).
– A campanha é totalmente relacionada com a ideia do filme de criar um envolvimento das pessoas com esse tema. Queremos que o público participe de alguma forma. Como não poderemos entrevistar todas, que elas possam contribuir e acompanhar todo o processo – explicou o diretor e roteirista, Gabriel Barbosa.
No roteiro
Tendo sido o maior entroncamento ferroviário da América Latina, Barra do Piraí e região viveram um grande desenvolvimento no fim do século XIX e começo do XX. Entretanto, as estações de trem são hoje o exemplo do abandono e do declínio desse tipo de transporte e permanecem em ruínas há anos.
– Vamos brincar um pouco com a questão do entroncamento ferroviário, mas o que queremos filmar é o entroncamento de memórias; as pessoas que continuam nesse entroncamento físico, mas que mantém uma memória sobre o que existiu ali – frisou Gabriel.
Para isso, as histórias dos personagens serão costuradas com os lugares – as estações e a própria ferrovia. Um deles é seu Bailão, como é conhecido. Ele foi um agente da estação por 40 anos na Rede Ferroviária Federal e viveu por mais de 30 no edifício da estação Santana, enquanto este ainda funcionava. Hoje vive em uma casa centenária ao lado da estação.
Contexto histórico
A Estrada de Ferro D. Pedro II, uma das primeiras linhas férreas do Brasil, tinha como objetivo estruturar a industrialização do país no século XIX. Assim, fez nascer cidades ao longo do seu traçado, consolidando um estilo de vida intimamente ligado ao trem e às estações.
As atividades do transporte de passageiros permaneceram em pleno funcionamento durante pouco mais de um século e, a partir da década de 60, a população do Sul Fluminense passou a vivenciar uma progressiva desativação.
Serviço
A campanha está disponível no site (https://benfeitoria.com/entroncamentos).
2 comments
Não queremos documentários, queremos é o trem Sul Mineiro de volta.
Triste um país onde suas memórias são negligenciadas.
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