A partir do dia 1º de maio estarão disponíveis para retirada gratuita nas secretarias de Cultura e Turismo de Paraty, Angra dos Reis, Mangaratiba e Itaguaí exemplares da versão impressa do Guia Cultural da Costa Verde. Organizado pela Editora Cidade Viva, o Guia reúne mais de cem atrativos dessas cidades, incluindo componentes de valor cultural, com relevâncias históricas e naturais já consagrados, bem como seu potencial turístico não convencional, um dos mais significativos do Estado do Rio de Janeiro.
O lançamento oficial será dia 15 de abril, no Palácio Guanabara (RJ), com a presença do Governador do Estado, Luiz Fernando Pezão, e de representantes dos municípios participantes. Manifestações culturais da região também estarão no evento, como a Folia de Reis de Angra dos Reis e a Ciranda Elétrica de Paraty. O projeto, que é apresentado pelo Ministério da Cultura, conta com patrocínio da Ampla, copatrocínio da TAESA (Transmissora Aliança de Energia Elétrica) e Sebrae/RJ (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro).
– Queremos ir além da prestação do serviço como distribuidora de energia elétrica, buscamos com nossos projetos levar algo a mais para nossos clientes. Com o Guia entregamos cultura e opções de lazer, e, sobretudo, valorizamos a população local de cidades da nossa área de concessão, mostrando o que há de bom em cada uma delas – comenta Ana Paula Caporal, gerente de projetos de Sustentabilidade da Enel no Brasil.
O Guia Cultural da Costa Verde leva o leitor diretamente à fonte de produção de artistas plásticos e artesãos, lista oficinas e ateliês sediados nos quatro municípios e faz uma verdadeira visita guiada aos centros culturais, restaurantes, bares e cafés pitorescos. Inclui ainda um calendário com as principais festas e eventos da região, aponta reservas naturais e ambientais e destaca quais os atrativos estão aptos a receber deficientes físicos e portadores de necessidades especiais.
– O número de pessoas que desejam praticar o chamado turismo convencional – visitar um local, ver, fotografar, filmar, partir para outro local e repetir a receita – vem diminuindo. Cada vez mais, a busca é pelo conhecimento da cultura, de pessoas, hábitos e lugares diferentes daqueles de seus ambientes de origem – observa o gestor cultural e diretor da Editora Cidade Viva, Fernando Portella.
– Os interesses passaram a ser por atrativos divulgados em escala menor. Nesse sentido, o produto cultural ganha maior peso e se evidencia também como gerador de renda – conclui Portella.
Serviço
Versões digitais do Guia Cultural da Costa Verde estão no ar desde dezembro de 2014 em inglês e em português, no site (www.guiaculturalcostaverde.com.br) e através de um aplicativo gratuito para tablets.