Editora de VR realiza nova edição de concurso de poemas na região

by Diário do Vale

Em cada edição é feita uma justa homenagem aceita e autorizada a um renome das letras brasileiras – Foto: Divulgação editora PoeArt.

Volta Redonda- Tendo como objetivo descobrir novos poetas, valorizar e despertar o gosto pela escrita e principalmente movimentar a literatura de uma forma mais instigante e envolvente, a PoeArt editora de Volta Redonda está promovendo o VIII Concurso Nacional Viagem pela Escrita, que este ano irá homenagear o poeta Tanussi Cardoso.

O poeta, colunista e editor, Jean Carlos Gomes, além de ser o criador da PoeArt editora em 2006, também é responsável por idealizar e realizar este concurso desde 2008, nascendo a ideia desse intercâmbio poético cultural.

E desde então em cada edição é feita uma justa homenagem aceita e autorizada a um renome das letras brasileiras.

Segundo o poeta Jean Carlos, autor de mais de 70 títulos como escritor e editor, nascido e criado em Volta Redonda, a ideia desse concurso surgiu vendo a necessidade principalmente de muitos poetas que não tem livros publicados e gostam de participar de livros coletivos (as coletâneas e antologias).

“Este concurso é direcionado para autores maiores de 18 anos com trabalhos inéditos ou não de toda a federação, e o prazo da inscrição vai até o dia 31 de julho (somente pela internet)”, disse.

Segundo Jean Carlos, a PoeArt Editora institui o livro VIII Coletânea Viagem pela Escrita depois das bem sucedidas Antologias Poéticas de Diversos Autores, Vozes de Aço da I a XXIII, depois do sucesso da I a XI Coletânea Século XXI, do livro Cardápio Poético, 1ª e 2ª edição, I a VII Coletânea Viagem pela Escrita. “E dentre os já homenageados por suas contribuições literário-culturais em nossos livros (ou em entrevistas), estão: Adahir Gonçalves Barbosa, Alan Carlos Rocha, Alexei Bueno, Álvaro Alves de Faria, Antônio Carlos Secchin, Antônio Torres, Astrid Cabral, Antônio Miranda, Anderson Braga Horta, Clevane Pessoa, Denise Emmer, Evandro Sarmento, Flávia Savary, Flora Figueiredo, Geraldo Carneiro, Gilberto Mendonça Teles, João Almino, José Eduardo Degrazia Maria Braga Horta (in memoriam), Maria José Bulhões Maldonado, Matilde Diniz Lacerda, Mauro Mota, Menulfo Nery Bezerra, Olga Savary, Oscar Niemeyer, Pedro Albeirice da Rocha, Pedro Lyra, Pedro Viana Filho, Roseana Murray, Ruy Espinheira Filho, Rubens Jardim, dentre outros”, destacou.

Regras do concurso e premiação

De acordo com o regulamento do concurso, os cinco melhores poemas serão publicados sem qualquer ônus. Cada um dos cinco autores premiados receberá três exemplares da obra pelos direitos autorais, diploma e a sua foto colorida no livro. Será cobrada apenas a taxa de envio dos livros pelos Correios. A partir do sexto trabalho selecionado, os autores serão convidados a participar do livro pelo sistema de cooperativismo, pois serão escolhidos trabalhos de até 50 escritores ou mais, dependendo da qualidade literária.

Processo de inscrição

Ao efetuar a sua inscrição, o autor estará concordando com as regras do concurso, e, se selecionado, autorizando a publicação dos trabalhos no livro VIII Coletânea Viagem pela Escrita 2021. Em caso de cópia indevida e demais crimes previstos na Lei do Direito Autoral, será responsabilizado judicialmente.

O prazo da inscrição vai até o dia 31 de julho e as obras deverão ser enviadas pela internet para [email protected]

Tema e apresentação

O tema é livre. Cada autor poderá inscrever de um a três poemas (versos livres ou poema com forma fixa), cada um em uma página, inéditos ou não, máximo de até 20 versos cada, fonte Times New Roman, corpo 12 e foto de rosto em jpg – imagem com alta qualidade. Não é necessário pseudônimo. Muita atenção na hora de enviar seu texto: já envie revisado. Enviar em doc. anexo contendo os trabalhos e os seguintes dados: nome completo, nº do RG, nome do concurso, títulos dos trabalhos, endereço completo, dados biográficos (no máximo dez linhas), telefone e e-mail.

As obras que chegarem sem esses dados não serão consideradas inscritas. Todos os trabalhos enviados (selecionados ou não) serão incinerados, após a divulgação do resultado.

 Telefone e WhatsApp (24) 99979-3205.

De acordo com Jean Carlos, entre os apoiadores deste concurso estão a Câmara Municipal de VR, Lex Print – Suprimentos de Informática, Gacemss, Academias Volta-redondense de Letras e Barramansense de História, Evangélica de Letras do Brasil, Costelas Felinas Livros Artesanais, IEV – Instituto de Estudos Valeparaibanos, Val Lourenço – Cabelo e Corpo, Vitor Contabilidade.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996