Encontro formaliza retorno do Conciclo no Vale do Café

by Diário do Vale

A reunião marcada para terça-feira, dia 14 de março, às 8h30, na Fazenda São Roque, em Vassouras, será um marco na articulação e planejamento turístico regional através da retomada do Conciclo, o Conselho Regional de Turismo do Vale do Café, formado por representantes do poder público, empresários, associações de turismo e agentes do trade turístico regional. Estarão presentes o presidente da TurisRio, Paulo Senise, e toda a diretoria da instituição, composta por Sergio Mello, diretor de operações; Cesar Werneck, diretor de planejamento e projetos; e Luiz Garcia, diretor de marketing. São aguardados os prefeitos das cidades de Barra do Piraí, Piraí, Mendes, Vassouras, Valença, Rio das Flores, Engenheiro Paulo de Frontin, Miguel Pereira e Paty do Alferes, selecionadas de acordo com proximidade geográfica, vocação para o turismo e pela relação com a história do café.

Na pauta estão, além da continuidade da articulação e planejamento do turismo regional, a realização do circuito “Café, Cachaça e Chorinho 2017”, políticas públicas, indicadores e dados estatísticos para nortear a gestão do turismo e sinalização turística nas principais vias que dão acesso ao Vale do Café.

– De forma prática, queremos dar apoio aos municípios na construção das políticas públicas e dos marcos legais do turismo. Outra ação é a potencialização de um evento temático regional, como o Café, Cachaça e Chorinho, criado pelo próprio Conciclo, que tem um grande potencial atrativo. Precisamos explorá-lo o máximo possível e de forma integrada – define o turismólogo José Luiz Junior, convidado a ocupar o cargo de gerente do Conselho nessa nova etapa.

Seguindo a vocação da região como destino turístico nacional e internacional, que se respalda em seu histórico como maior produtor de café no século XIX, o Conciclo foi criado no final da década de 90 pela necessidade de integração dos municípios para fortalecimento e promoção regional do setor. O órgão reinicia suas atividades estimulado, principalmente, pela grave crise econômica, que afeta diretamente o fluxo de turistas na região. Uma das empresárias à frente do movimento, a hoteleira Ana Lúcia Furtado, explica que a atuação conjunta é um caminho viável e sustentável para o desenvolvimento do turismo na região.

– Diante da crise que abalou o país e impactou diretamente o turismo, nos deparamos com a necessidade de pensar e agir de forma coletiva para enfrentar problemas comuns e trazer o turista para o Vale novamente. Temos experiências muito bem sucedidas em diversos lugares do mundo e do Brasil de cidades que atuaram conjuntamente e transformaram as regiões onde estão inseridas em grandes destinos turísticos – afirma Ana Lúcia.

O secretário de Turismo do Estado, que não comparecerá por causa da BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), que ocorre na mesma data, manifesta cooperação do governo com as iniciativas da região. “A reativação do Conciclo é uma importante notícia para o incremento da atividade turística do Estado. O Vale do Café é, hoje, uma das regiões mais relevantes como destinos dos turistas nacionais e internacionais. Suas fazendas, registros de uma importante fase da história do Brasil, são atrativos imperdíveis apreciados mundialmente pelos viajantes. A Secretaria de Estado de Turismo e a TurisRio apoiam e parabenizam a articulação entre os gestores públicos e a iniciativa privada para o desenvolvimento da região e estão à disposição para auxiliar na divulgação de ações e projetos”.

História: Fazenda São Roque será o local do encontro para as atividades do Conciclo (Foto: Pedro Salgado)

História: Fazenda São Roque será o local do encontro para as atividades do Conciclo (Foto: Pedro Salgado)

 

 

You may also like

2 comments

Cleber 12 de março de 2017, 13:41h - 13:41

Pelo amor de Deus, o Vale do Café é mais que isso é uma das maiores regiões que plantava café no Brasil. Agora vemos uma região que só tem o turismo como fonte e o cafezal esqueceram? Aliar a plantação de café com o turismo é muito mais vantajoso do que uma só fonte. Espero que essa reunião traga reflexão para todos que essa região pode ser prospera se deixar um pouco a falácea e colocar em prática aquilo que faz dessa região tão prospera o “café”. A palavra de Deus diz: a Fé sem obras é morta. conciliar café e turismo é o melhor a se fazer. Prosperidade para a região do Vale do Café em Nome de Jesus Cristo.

zé brega 13 de março de 2017, 10:57h - 10:57

Cleber, a sua redação é muito caótica! pelo que pude inferir, você quer também que seja dada ênfase à produção de café na região. A denominação “vale do café” é quase uma licença poética. Aqui, há muito tempo, não há produção de café. infelizmente nossa região, por fatores climáticos e outros, não se presta à exploração desse cultivo.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996