Escola de Música Villa-Lobos é referência nacional

by Diário do Vale
projeto (1)

Escola de Música Villa-Lobos: Núcleos avançados da instituição atendem moradores do interior fluminense (Foto: Salvador Scofano/Divulgação)

Com aproximadamente 1,5 mil alunos, a Escola de Música Villa-Lobos, no Centro do Rio, tem se reinventado, ao longo dos anos, para atender a demanda de jovens e adultos que buscam a instituição para se profissionalizar na música ou mesmo desenvolver um hobby.
Para atender ao público das cidades interioranas, a unidade oferece aulas em núcleos avançados em Miracema, Búzios, Conceição de Macabu, e Paracambi. No total, são atendidos atualmente 1,2 mil estudantes.
Com uma grande gama de atividades – que incluem aulas de percepção musical, teoria e de instrumentos, além de canto popular e erudito – a escola, fundada nos anos 50, realiza oficinas, palestras e apresentações com músicos de renome com a proposta de ampliar o conhecimento e atualizar aqueles que buscam o estudo musical.
– Temos realizado oficinas e eventos para os alunos. É uma troca importante do estudante com os músicos, uma forma de aprendizado, que dinamiza as aulas e a vivência do aluno na instituição – explicou o diretor da escola, Carlos Belém.
Referência quando se pensa em escola pública de música no país, a unidade tem incentivado grupos formados por alunos, e que se apresentam em equipamentos culturais do estado, a divulgarem seus trabalhos. Os conjuntos artísticos representam a instituição onde se apresentam. Entre os grupos, que recebem a orientação de professores da casa, está o Jazz Total, criado em 2013.
– Estou concluindo o curso técnico e já trabalho profissionalmente com música. O grupo de Jazz é ainda uma oportunidade de conhecer outros alunos, trocar ideias e desenvolver novos projetos – contou o trombonista Pablo Adriane Beato, de 26 anos.
A Escola Villa-Lobos oferece os cursos de Formação Musical, Técnico e Básico. O primeiro é dividido em três módulos, nas faixas etárias de 8 a 12 anos, de 12 a 13 anos e a partir dos 14 anos; o segundo é destinado a estudantes do Ensino Médio que queiram se profissionalizar; já o terceiro é oferecido por convênio com a Associação de Músicos, Docentes e Amigos da Escola Villa-Lobos, e têm taxa simbólica de inscrição e semestralidade. Um novo edital para os cursos Técnico e de Formação será aberto em dezembro deste ano.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996