>
quinta-feira, 26 de maio de 2022 - 23:40 h

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Espaço Zélia Arbex traz exposição sobre patrimônios históricos e culturais de Volta Redonda

Espaço Zélia Arbex traz exposição sobre patrimônios históricos e culturais de Volta Redonda

Matéria publicada em 18 de janeiro de 2022, 14:35 horas

 


Mostra terá banners com fotos e textos explicativos sobre cada local e poderá ser vista a partir desta quarta-feira, dia 19

Para o secretário de Cultura, Anderson de Souza, o objetivo da exposição é apresentar o patrimônio histórico e cultural do município – Foto: Divulgação PMVR.

Volta Redonda- A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) abre nesta quarta-feira, dia 19, a exposição que vai ocupar o Espaço das Artes Zélia Arbex, na Vila Santa Cecília, até o próximo dia 19 de fevereiro. A mostra terá banners com fotos e textos explicativos sobre patrimônios históricos e culturais tombados de Volta Redonda. As imagens são do arquiteto Themis Ponzio, que atua no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPU) e a curadoria é de Juliene de Paula, da SMC.

De acordo com o secretário de Cultura de Volta Redonda, Anderson de Souza, o objetivo é apresentar o patrimônio histórico e cultural do município para moradores e visitantes. “Vamos explicar e ressaltar a importância de cada ponto e também citar a data de tombamento”, disse, lembrando que entre os locais retratados estão a Praça Brasil, o Memorial Zumbi, o Centro de Puericultura, o Memorial dos Ex-combatentes e o Hotel Bela Vista.

Patrimônio histórico e cultural é um bem material, natural, móvel ou imóvel que possua significado e importância artística, cultural, religiosa, documental ou estética para a sociedade, por representar um período ou um tempo passado. O tombamento reconhece o valor cultural deste bem e é instrumento que o Poder Público tem para preservar e demonstrar o valor de construções e áreas e sua importância para a história e memória da cidade. Em Volta Redonda, foram tombados 18 imóveis considerados de importância histórica e cultural da cidade.

A exposição será aberta ao público na próxima quarta-feira, 19, e fica em cartaz até o dia 19 de fevereiro. Esta mostra ainda foi projetada para que o público possa ver o conteúdo pelos vidros, sem necessidade de entrar no salão.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document
close