Está aberta a temporada 2018 de concertos da OSBM

by Diário do Vale

Barra Mansa – A OSBM (Orquestra Sinfônica de Barra Mansa) inicia na terça-feira, dia 13 de março, sua Temporada 2018. O primeiro concerto oficial do ano acontece às 20h, na Igreja Matriz de São Sebastião, no Centro, em Barra Mansa. Com regência do maestro Vantoil de Souza, serão apresentadas obras dos compositores Dmitri Shostakovich e Hector Berlioz.
A noite terá início com “Abertura Festiva, op.96”, do compositor russo Shostakovich, considerada uma de suas obras mais conhecidas. Sua origem está em uma encomenda feita de última hora ao compositor, em 1954, de uma obra para as comemorações dos 37 anos da Revolução Russa de 1917. A composição, segundo testemunhas, foi escrita em dois dias e teve sua estreia no dia 6 de novembro daquele ano, com a Orquestra do Teatro Bolshoi. Em 1980, nos Jogos Olímpicos de Moscou, foram executados trechos da Abertura Festiva.
Em seguida, a orquestra executará a “Sinfonia Fantástica – Cenas da Vida de um Artista”, também considerado o trabalho mais conhecido do compositor francês Hector Berlioz. Composta por cinco movimentos, a sinfonia conta a história do jovem músico que, desesperado por um amor não retribuído, envenena-se com ópio. A droga não o mata, mas o induz a um sono profundo, repleto de sonhos estranhos. Suas sensações, emoções e lembranças transformam-se em imagens e ideias musicais.
Segundo o maestro Vantoil de Souza, que é também diretor artístico da Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, as duas obras que serão apresentadas marcarão com muita emoção a abertura da temporada desse ano da OSBM.
– A cada ano, a orquestra vai se aprimorando tecnicamente, fizemos uma bela temporada o ano passado e tenho certeza de que esse ano não será diferente. Estamos preparando programas para emocionar e encantar o público – diz.

Temporada 2018: Apresentação terá regência do maestro Vantoil de Souza  (Foto: Divulgação)

Temporada 2018: Apresentação terá regência do maestro Vantoil de Souza (Foto: Divulgação)

O presidente da Associação da Orquestra, Alexandre Martins, comentou sobre a nova temporada da OSBM e aproveitou para convidar o público a prestigiar a abertura.
– Ano passado, tivemos uma temporada com belíssimas apresentações, recebendo músicos renomados e mostrando espetáculos de alta qualidade, encerrando com o concerto Jobim Sinfônico, que foi um sucesso. Esse ano, esperamos poder levar ao público apresentações com a mesma qualidade e emoção. Por isso, convido a todos que gostam de boa música a prestigiar a nova temporada da OSBM – ressalta Martins.
O prefeito Rodrigo Drable também espera o sucesso dessa nova temporada e relembra as apresentações do ano passado, destacando as vezes em que Barra Mansa foi palco para os mesmos concertos realizados pela orquestra no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e na Sala Cecília Meireles, também no Rio.
– O trabalho realizado por nossa orquestra é maravilhoso. As apresentações feitas no Theatro Municipal e na Sala Cecília Meireles, por exemplo, foram concertos que também tivemos aqui em Barra Mansa. É um privilégio termos acesso a espetáculos como esses em nossa cidade – fala Drable.

Serviço

A apresentação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa acontece na terça-feira, dia 13 de março, às 20h, na Igreja Matriz de São Sebastião, no Centro, em Barra Mansa.

You may also like

1 comment

Morador de BM 11 de março de 2018, 10:05h - 10:05

Lá vão 500 mil reais todo mês da Educação para a Orquestra.
É muito pelo que ela representa.
Sou mais uma orquestra amadora com menos gastos.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996