quarta-feira, 8 de abril de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Está aberto o Edital 2020 da Galeria de Arte do Gacemss

Está aberto o Edital 2020 da Galeria de Arte do Gacemss

Matéria publicada em 18 de fevereiro de 2020, 09:33 horas

 


Artistas da região podem se inscrever até dia 13 de março

Volta Redonda – Estão abertas as inscrições para o Programa de Exposições 2020 da Galeria de Arte Cílio Bastos no Espaço Cultural Gacemss, em Volta Redonda. Os artistas da região, interessados em expor seus trabalhos no local, têm até o dia 13 de março para se inscreverem.
Segundo o responsável pela Galeria de Arte, Arthur de Carvalho Júnior, o Edital 2020 está disponível para consulta e download no site do Gacemss (www.gacemss.com.br).
Os artistas deverão inscrever-se mediante o envio de portfólios e preenchimento da ficha de inscrição.
– Esta chamada pública tem por objetivo selecionar artistas ou grupos artísticos interessados em integrar o calendário de exposições da Galeria, visando identificar propostas e projetos artísticos com a finalidade de ampliar o acesso ao espaço de fomento à cultura – explica.
A ideia principal é promover as diversas manifestações das artes visuais, com o objetivo de incentivar a pesquisa, estimular novos processos investigativos e experimentações de linguagens, a fim de fortalecer as dinâmicas sociais da arte na região.
Os portfólios serão analisados considerando-se, entre outras, as seguintes características: Regionalidade – trabalhos de artistas, preferencialmente da região Sul Fluminense; Ineditismo – trabalhos nunca expostos na Galeria de Arte Cílio Bastos; e Criatividade e Originalidade – trabalhos que utilizem novas técnicas de produção, exposição e interação.
– O Grêmio Artístico e Cultural Edmundo de Macedo Soares e Silva (Gacemss) inaugurou, em 2000, a sua Galeria de Arte com aproximadamente 100m2. Nesses 20 anos o espaço recebeu cerca de 140 exposições, individuais ou coletivas, que envolveram artistas plásticos, visuais e gráficos, aqui da nossa região – diz Arthur.

Edital

De acordo com o edital, serão selecionados os trabalhos de sete artistas ou grupos (envolvendo no máximo cinco artistas) a serem expostos. Sendo que, cada trabalho ficará exposto pelo período de 15 a 20 dias corridos.
– Outros dois artistas ou grupos serão escolhidos como suplentes, para o caso de cancelamento ou desistência de algum dos demais artistas escolhidos. O período de exposições será entre maio e novembro de 2020 – detalha o responsável pela galeria.
Serão aceitas propostas nas seguintes modalidades: pintura, escultura, artesanato, instalação, fotografia e novas linguagens. Os portfólios deverão conter documentação fotográfica, com imagens em alta resolução de, no mínimo, cinco trabalhos recentes, sendo imprescindível que cada uma das fotos traga sua identificação registrada no verso; currículo; e breve descrição da exposição a ser realizada.
Os portfólios serão examinados por uma comissão julgadora formada por críticos de arte e artistas plásticos, coordenada por um membro do Gacemss e os resultados serão divulgados a partir de 23 de março de 2020 no site (www.gacemss.com.br), nas redes sociais, por e-mail ou telefone.

Serviço

Galeria de Arte Cílio Bastos
Espaço Cultural Gacemss
Rua 14, nº 22 – Vila Santa Cecília – Volta Redonda
Tel: (24) 3342-4202
O Edital 2020 está disponível para consulta e download no site do Gacemss (www.gacemss.com.br).

Espaço: Galeria de Arte já recebeu cerca de 140 exposições individuais ou coletivas (Foto: Divulgação)


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Avatar

    Será que posso expor meus trabalhos copiados da Holanda?

Untitled Document