quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Estação das Artes fortalece programação cultural do Sul do Rio

Estação das Artes fortalece programação cultural do Sul do Rio

Matéria publicada em 9 de outubro de 2019, 08:00 horas

 


Evento em Miguel Pereira oferece atividades gratuitas com oficinas, teatro infantil e música para toda família

Miguel Pereira – Promovendo o acesso gratuito a uma programação cultural de qualidade, o Estação das Artes acontece em Miguel Pereira de 11 a 13 de outubro. Produzido pelo músico Alexandre Fontes com apoio da prefeitura de Miguel Pereira, o evento, que já tem data marcada para 2020, ocorre quatro vezes ao ano, uma a cada estação, e dedica-se a constantemente divulgar os produtos culturais e artistas da região.
A programação vai de sexta-feira a domingo, começando às 20h, com apresentação do ator Gil Monteiro, seguida de Rock and Roll com o músico Bruno Velt às 21h e Blues, com o grupo Serra Blues, a partir das 23h. No fim de semana as tardes serão para toda a família, com peças infantis, contação de histórias, oficinas de artes plásticas e de instrumentos recicláveis. Ao cair da noite no sábado, a poesia toma conta do centro da cidade com o Sarau das Terças, conduzido por Paulo Lira e convidados. Entre as atrações musicais, o evento terá apresentação do músico Alexandre Fontes, interpretando clássicos da música nordestina, do grupo Forró Maravilhas e de Natalia Braga, a sensação do sertanejo.
A cidade de Miguel Pereira, localizada a cerca de duas horas do Rio de Janeiro, é conhecida por ter o terceiro melhor clima do mundo, sendo destino frequente de veranistas e amantes do ecoturismo, dadas as diversas opções de atividades ao ar livre, como passeios de bicicleta e trilhas na natureza. O evento Estação das Artes quer cruzar interesses e incrementar a oferta de programação cultural no município, oferecendo mais espaço às artes e artistas regionais.
– O Estação das Artes é um projeto que vai além da promoção de eventos, ele pretende consolidar Miguel Pereira como destino dentro de um roteiro turístico e cultural, tendo também papel divulgar todas as artes regionais – comenta o músico e produtor Alexandre Fontes, que está na segunda edição do evento, em que já reuniu mais de 20 atrações artísticas, além de food trucks e produtores artesanais.
Outro braço do evento Estação das Artes é a campanha #EuFaçoArte, voltada a alunos de escolas públicas do município, identificando talentos e estimulando a formação de grupos, através de concursos artísticos ligados à música, fotografia, teatro, cinema e poesia. Conduzida pelo músico e produtor Alexandre Fontes, a campanha será lançada durante o evento.

Inscrições abertas para 2020

Além da programação de oficinas e peças teatrais, a partir de janeiro o Estação das Artes estará ainda mais abrangente, com seleção para participantes de todo o Brasil.
Além disso, através da campanha #EuFaçoArte, a edição também contará com apresentação de alunos de escolas de Miguel Pereira.
Sobre a edição do ano que vem, que acontecerá entre 17 e 19 de janeiro, a ideia é que artistas de todo o país inscrevam seus grupos artísticos, promovendo em Miguel Pereira um grande encontro artístico e musical.
– Eu percebi que há muito o que ser feito pela cultura e arte nos municípios da região Sul Fluminense, onde a riqueza cultural é notável. Por aqui passaram Luiz Gonzaga e demais nomes da nossa música, demonstrando como a terra inspira o trabalho artístico. Reunir os talentos de fora promove uma oxigenação na produção cultural, forma plateia e estimula a visita de turistas, que estão sempre em busca de novidades – diz Alexandre,

Programação contará com teatro, poesia e muita música (Foto: Divulgação)

Programação:

Estação das Artes em Miguel Pereira
11 a 13 de outubro – Gratuito
Local: Antiga Estação Ferroviária Professor Miguel Pereira, Centro, Miguel Pereira

Dia 11, sexta-feira
20h – Teatro Adulto – “Poesia Per – Ambulante”, com Gil Monteiro. Classificação: Livre
21h – Show Bruno Velt – Clássicos do Rock
23h – Show Serra Blues

Dia 12, sábado
15h – Teatro Infantil – “Os Três Porquinhos” – Cia Arte de Garagem
16h – Oficina de desenho e pintura – coma artista plástica argentina Sofia Luque Funes
18h – Contação de Histórias – “O Menino do Dedo Verde” – Gira Cia Andante
19h – “Sarau das Terças”- com Paulo Lira e convidados
21h – Show Alexandre Fontes – “O Último Cancioneiro”
23h – Show Forró Maravilhas

Dia 13, domingo
18h – Oficina de Instrumentos Recicláveis – com “Daniel Ávila”
19h – Teatro Infantil “A História de um Camaleão”- Gira Cia Andante
20h30 – Show Natalia Braga

Food Park e espaço com brinquedos aberto diariamente a partir das 18h, na sexta-feira, e a partir das 15h, no sábado e domingo.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document