Estudante da ETPC está entre finalistas da Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica - Diário do Vale
segunda-feira, 27 de setembro de 2021 - 03:52 h

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Estudante da ETPC está entre finalistas da Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Estudante da ETPC está entre finalistas da Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Matéria publicada em 19 de março de 2016, 19:40 horas

 


Volta Redonda – Entre 13 representantes do estado do Rio de Janeiro, o aluno do Ensino Médio aliado ao Curso Técnico em Eletrônica da Escola Técnica Pandiá Calógeras, em Volta Redonda, Pedro de Souza Miller, de 16 anos, está na prova final da XVIII Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A última etapa, na cidade de Barra do Piraí, classificará duas equipes com cinco estudantes, além de cinco cadastros reservas, para representar o Brasil em competições internacionais.

Em uma disputa entre 277 alunos de todo o Brasil, Pedro é o único estudante de Volta Redonda. No Sul Fluminense, uma estudante de Barra Mansa também foi selecionada. Por meio de adesão livre, escolas, professores, orientadores e alunos participam de etapas classificatórias e eliminatórias, em três fases: prova aplicada na escola (primeira fase), provas online (segunda fase) e provas presenciais, com elementos teóricos e observacionais (fase final).

Sob patrocínio da Fundação CSN, por meio da ETPC, orientado pelo professor Joaquim Lopes, o estudante Pedro Miller se sente preparado para encarar este desafio.

– O nível de dificuldade das provas da OBA é gradativo, o que exige muito estudo. Estou me dedicando, inclusive aos finais de semana. Na pesquisa por materiais e referências de astronomia, aprendi conteúdos nunca estudados, que envolvem física e química – conta.

O professor Joaquim Lopes esclarece que é o estudante o responsável pelo empenho e resultado em todas as etapas da Olímpiada de Astronomia e Astronáutica. “O professor auxilia somente no esclarecimento de dúvidas pontuais, já que os conteúdos das provas da OBA vão além dos conteúdos básicos que ensinamos. Pedro sempre demonstrou que gosta de desafios, de buscar conhecimentos mais aprimorados. Isso foi essencial para chegar à fase final”, conta.

Para o diretor da ETPC, Rogério de Paiva, o estimulo à investigação e pesquisa é um princípio metodológico, importante para incentivar os alunos a buscarem soluções de problemas e melhorias para as gerações presentes e futuras.

– A ETPC apoia ações que despertam o espírito investigativo. O Ensino Médio aliado ao curso técnico impulsiona o aluno na procura por conhecimentos além da sala de aula, porque trabalha conteúdos diversos. Atuamos para que e os jovens se tornem sujeitos da aprendizagem – diz.

x-default

Estudo: Em uma disputa entre 277 alunos de todo o Brasil, Pedro de Souza Miller é o único estudante de Volta Redonda (Foto: Divulgação)


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

2 comentários

  1. É muito gratificante exemplos como esses. Parabéns Pedro de Souza Miller! Seu sorriso simples, tímido e sincero, trás muita alegria à população de VR.

  2. Pagador de impostos

    Parabéns ao garoto, parabéns para sua família e principalmente parabéns aos professores, tão desvalorizados na nossa “Patria educadora”. A busca pelo conhecimento, é o que nos move, sempre. E deveria ser assim para todos.

Untitled Document