sexta-feira, 3 de julho de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Evento Jogos do Interior reúne capoeiristas em Vassouras

Evento Jogos do Interior reúne capoeiristas em Vassouras

Matéria publicada em 6 de setembro de 2016, 17:51 horas

 


Programação acontece entre os dias 15 e 18 setembro e é realizado pela Associação Abadá Capoeira

 Primeira edição: Evento contará com a presença de 500 capoeiristas vindos de 35 municípios de todo o Estado (Foto: Duda Guedes)


Primeira edição: Evento contará com a presença de 500 capoeiristas vindos de 35 municípios de todo o Estado (Foto: Duda Guedes)

Vassouras – Entre os dias 15 e 18 setembro, quinta-feira a domingo, o município de Vassouras recebe os Jogos do Interior, o principal evento competitivo de capoeira dos municípios do interior do Rio de Janeiro, realizado pela Associação Abadá Capoeira, em parceria com os empresários e comerciantes locais.

Essa será a primeira edição do evento em Vassouras, que terá participação do Mestre Camisa, fundador da Associação Abadá Capoeira e contará com a presença de 500 capoeiristas vindos de 35 municípios de todo o Estado. Segundo o professor Adenilson Avellar, organizador do evento e conhecido como Sombrão, além da oportunidade dos participantes terem aulas com o Mestre Camisa, um dos mais experientes capoeiristas do país, poderão expandir seus conhecimentos técnicos e trocar com outros praticantes.

A Abadá Capoeira é a maior escola de capoeira da atualidade. Com atuação nacional e internacional, seus professores e metodologia são encontrados em cerca de 60 países. O ensino da capoeira é realizado em comunidades e escolas públicas, através de projetos educacionais e outros incentivos.

Sob orientação do professor Sombrão, em Vassouras são aproximadamente 300 jovens e crianças que tem aulas de capoeira. Além da capoeira, Sombrão possui um projeto semanal de incentivo às manifestações populares e promove toda segunda quinta-feira do mês uma integração entre a roda de capoeira e um grupo tradicional convidado como o Maculelê, a Caninha Verde e o Jongo. Ele afirma que a capoeira, assim como as demais manifestações populares do Vale do Café, o ajudam a ilustrar a seus alunos um pouco sobre a história do Brasil.

Nascida em solo brasileiro e com primeiros registros que datam do fim século XVII, deduz-se que a capoeira já era praticada bem antes desse período, quando Portugal trazia populações inteiras de tribos africanas para trabalhar nos campos de cana no país. A prática surge como paliativo da exaustiva e opressiva rotina de trabalho e torna-se um canal de expressão da cultura dos escravos. Os cânticos tristes revelam a dor e saudosismo dos praticantes, enquanto os movimentos, lentos e sutis, encobriam as finalidades marciais, parecendo ser uma dança.

A capoeira chegou a ser proibida no fim do século XIX, com punição de prisão e tortura aos praticantes.  Mais tarde, na década de 30, foi readaptada e inserida em instituições esportivas. No ano de 2014 recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação, e é hoje a grande divulgadora da cultura brasileira no exterior.

Sendo exemplo de orgulho e admiração, a realização do evento de capoeira terá um significado especial para a cidade, que possui projeto de ensino de há 18 anos através do professor Sombrão.

– A capoeira é o retrato original da cultura afro-brasileira e da miscigenação, funcionando como conexão dos jovens com sua identidade e uma alternativa por uma atividade saudável, que os livrem de maus hábitos. Promover o interesse pelo esporte e consequentemente geração de saúde e bem-estar é o nosso objetivo – diz.

Serviço

O evento acontece de 15 a 18 de setembro na Unidade Desportiva Sombrão, na Rua Otaviano Gomes, 492, Centro, Vassouras. Mais informações pelos telefones (24) 99259-9958 | (24) 98125-4581. Inscrições através do link (http://goo.gl/forms/NEZwki3l8ig8CsKG2).

 

Programação Jogos do Interior 2016

Quinta-feira, dia 15

18h – Recepção e inscrições dos participantes do curso e jogos

18h30 – Abertura do curso de capoeira com Mestre Camisa

23h – Encerramento das atividades

 

Sexta-feira, dia 16

10h – Cursos de capoeira, danças, canto, percussão e berimbau

11h | 12h30 – Cursos de capoeira, danças, canto, percussão e

berimbau

14h – Encerramento do curso

 

Sábado, dia 17

10h – Abertura oficial dos Jogos do Interior e início dos jogos

18h45 | 20h – Congresso técnico, pré-eliminatórias

20h – Horário reservado para atividades socioculturais

23h – Encerramento das atividades

 

Domingo, dia 18

9h30 – Quartas de Final, Semifinais e Finais dos Jogos do Interior em Vassouras

13h | 14h – Almoço de encerramento


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document