Evento Maré Cheia será realizado sexta-feira pelo coletivo feminino ‘As Terezas’, em Angra dos Reis

by Diário do Vale
‘Feira das Terezas’: Evento contará com exposição e vendas dos produtos das participantes do grupo (Fotos: Divulgação)

‘Feira das Terezas’: Evento contará com exposição e vendas dos produtos das participantes do grupo (Fotos: Divulgação)

Angra dos Reis – O coletivo de empreendedorismo feminino “As Terezas” realiza a terceira edição do evento Maré Cheia nesta sexta-feira, dia 16, a partir das 17h, no espaço da Galeria Pró-Cidade, no Centro de Angra dos Reis. A entrada é gratuita.

Segundo a artista Carol Crepaldi, a proposta foi, inicialmente, valorizar as diferenças de saberes e fazeres, incentivando a autenticidade e a expressão livre de cada mulher.

– Buscando alcançar a todas, o grupo pensou em compartilhar essa energia festejando. Por isso, criamos o Maré Cheia – explica Carol.

Para a feminista e artista plástica Cecil Ribeiro, o evento representa muito bem o coletivo por ser multicultural.

– Nós sempre procuramos inserir diferentes expressões culturais, valorizando a produção autoral feminina de Terezas e de outras mulheres – diz.

Além da “Feira das Terezas”, com exposição e vendas dos produtos das participantes do grupo, haverá ainda bate-papo sobre empreendedorismo feminino, às 19h, com a participação da representante do Sebrae, Tuane Rodrigues, grande parceira e incentivadora do projeto; e apresentação da cantora e compositora Herella, a partir das 21h. Tudo isso terá como cenário a mostra fotográfica de Dani Valadares.

O coletivo

O grupo “As Terezas” é formado por oito mulheres empreendedoras, atualmente moradoras de Angra dos Reis. A criação do coletivo surgiu da necessidade de fortalecer os empreendimentos individuais através da coletividade. A integração das habilidades, conhecimentos e interesses dentro do grupo multiplica o potencial de cada uma.

– Trabalhamos juntas com o objetivo de incrementar nossos negócios por meio da venda, troca de conhecimentos e divulgação coletiva. Queremos oferecer alternativas de consumo, trabalhar temáticas femininas além do empreendedorismo, por meio de bate-papos e oficinas. Além de inspirar mulheres que acompanham nosso trabalho. O resultado disso traz benefícios para a cidade, como a diversidade; a possibilidade de um comércio justo e solidário, onde você compra de quem faz; a abertura dos caminhos para a economia criativa; além de oferecer um ponto de referência para as mulheres que buscam apoio. O empreendedorismo feminino é uma realidade na vida de muita gente nesse país, e estamos juntas para mostrar que mulheres unidas chegam muito mais longe – disse Cecil Ribeiro.

 

Participantes

Erva Venenosa: É um brechó idealizado por Letícia Carvalho, onde se faz o garimpo de peças diferenciadas, higienização, reforma e customização. Tem como conceito oferecer peças de qualidade por um preço acessível, visando a sustentabilidade e enaltecendo o consumo consciente. Desde novembro de 2014, Letícia já trabalhava no comércio de roupas usadas, mas somente em 2015 que o Erva Venenosa nasceu.

 

Banana Peixe: Surgiu quando a artista visual Cecil Ribeiro criou uma coleção de saídas de praia inspiradas em Angra e na cultura caiçara. Tendo como matéria-prima elementos lúdicos e reutilizados, a artista desenvolveu, além das peças de vestuário, acessórios que atualmente se tornaram a arte principal da marca.

 

Crepon Artes: Carol Crepaldi é bióloga e trabalha com artesanato sustentável há 16 anos. Sua empresa é a Crepon Artes, nome que vem do apelido “Crepon”, que Carol teve na época da faculdade de artes plásticas. Trabalha com acessórios femininos, criando suas peças com base na reutilização de materiais, principalmente embalagens “longa vida” e banners (lona publicitária descartada), unindo a eles outros materiais, como retalhos de tecido. Suas bolsas, carteiras, colares e tudo mais têm como diferencial a mensagem de educação ambiental que cada peça carrega, mostrando que basta termos um olhar mais atento a nossa produção de resíduos para perceber que é possível cada um fazer a sua parte pela melhora da qualidade de vida de todos.

 

Crochay: Criada por Hayssa Leal, que começou a fazer crochê no início de 2015, estudando pelo YouTube. A prática foi se alinhando a outras ideias, como consumo consciente, empreendedorismo independente e feminismo. Assim surgiu a Crochay.

 

Meus Doces Bárbaros: Doces feitos com ingredientes de primeira linha, para aguçar o olfato e o paladar de quem prova. Fã de doces e de música brasileira, Letícia Pacheco, responsável pela marca, escolheu o nome “Meus Doces Bárbaros” após um amigo lhe emprestar o DVD dos Doces Bárbaros para um estudo de canto.

 

Ateliê Vitória Prado – Moda Feminina: criado por Vitória Prado, o ateliê surgiu do resgate de seu antigo sonho de produzir moda feminina, adiado pelos anos dedicados à criação de seus dois filhos. O objetivo é fazer as mulheres se sentirem ainda mais lindas quando vestem as roupas da marca.

 

Devaneios de Matilda: Criada por Gabriela Cavalcante, é uma marca que visa o desenvolvimento de roupas e acessórios femininos, priorizando autenticidade e exclusividade das peças e uma produção autoral.

 

Atã Integrais: De Gabriela Mello, traz o conceito de uma proposta alternativa de alimentação e oportunidade de rever vícios alimentares, por meio de produtos alimentícios integrais e saudáveis, como sanduíches feitos com pão caseiro integral e ingredientes naturais.

 

Serviço

A terceira edição do evento Maré Cheia acontece nesta sexta-feira, dia 16, a partir das 17h, no espaço da Galeria Pró-Cidade, no Centro de Angra dos Reis, na Avenida Júlio Maria, nº 10, embaixo da TurisAngra. A entrada é gratuita.

angra-dos-reis-1

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996