segunda-feira, 23 de setembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Exposição ‘As Cores da Mantiqueira’ pode ser conferida até sexta-feira na Galeria de Arte Cílio Bastos

Exposição ‘As Cores da Mantiqueira’ pode ser conferida até sexta-feira na Galeria de Arte Cílio Bastos

Matéria publicada em 27 de setembro de 2017, 17:17 horas

 


Volta Redonda – Fotos que mais parecem telas pintadas de tão lindas. A perfeição da natureza pode ser conferida na exposição “As Cores da Mantiqueira”, do fotógrafo Pedro Luz, que fica até sexta-feira (29) na Galeria de Arte Cílio Bastos – Espaço Cultural Gacemss, em Volta Redonda. Essa é a primeira vez que Pedro, que começou sua carreira em 2003, expõe nesta galeria.

Com uma técnica apurada e um olhar apaixonado, Pedro consegue captar a beleza da cidade e das matas, rios, montanhas e cachoeiras da região das Agulhas Negras onde, inclusive, escolheu morar.

– Falando, Pedro às vezes parece estar mais para um cientista do que para um artista. Principalmente quando discute os tempos de exposição, aberturas do obturador, os recursos dos equipamentos, o uso dos softwares de pós-produção e a matemática da composição fotográfica ao produzir os contrastes e tons ideais na finalização da imagem. Estudioso das técnicas fotográficas, mas, principalmente, curioso com os recursos oferecidos pela câmera, transformou os equipamentos de trabalho em extensões do seu corpo. Hoje, é impossível imaginá-lo sem uma câmera nas mãos – conta a produtora e curadora da exposição, Melissa Barretti.

Pedro Luz diz que quando ficou sabendo do edital para exposições na Galeria de Arte Cílio Bastos, logo enviou seu projeto, mas achando que o público de Volta Redonda ainda não conhecesse seu trabalho.

– Foi uma grande surpresa meu trabalho ser aceito, e ser tratado com tanto respeito e carinho. Foi uma grande experiência expor no Gacemss e em Volta Redonda. Na abertura, tive a oportunidade de conversar com o público, e o feedback foi muito bom. O grande fotógrafo voltarredondense Calino, prestigiou a abertura da mostra “As Cores da Mantiqueira” e, além de levar seus alunos, deixou um delicado recado no livro de visitas. O público tem muita curiosidade com a técnica fotográfica que uso (a fotografia de paisagens tem técnicas próprias), mas também se encanta e quer saber dos lugares que fotografo. E o que mais os surpreende é o fato de serem locais muito próximos – conta o fotógrafo, agradecendo o apoio do produtor André Aaltonen.

Na mostra o foco são as paisagens das Agulhas Negras, mas Pedro já realizou outros tipos de trabalhos, inclusive fotografando shows e fazendo fotos para colunas sociais.

– Eu desenvolvo sites e para eles faço fotos de gastronomia e de arquitetura de hotelaria. Em um determinado momento eu pensei que precisa de fotos mais amplas para contextualizar meu trabalho, dizer que aquela gastronomia e aqueles hotéis estavam contidos naquele lugar. Minhas fotos ilustram lugares, regiões, o entorno da Serra da Mantiqueira – salienta, ressaltando que é analista de sistemas por formação. “Eu trabalho em várias outras coisas que envolvem fotografia. Desenvolvo sites para os hotéis e restaurantes de Penedo e Resende. Crio campanhas publicitárias para vários empreendimentos, trabalho em uma produtora de vídeos. Tudo que necessita imagem e criatividade me atrai”.

Itinerante

Em outubro a exposição “As Cores da Mantiqueira” vai para Penedo. “E em novembro estamos negociando com um conceituado shopping de arquitetura e decoração da zona sul do Rio. Minha produtora, Melissa Barretti, está vendo os detalhes. Em dezembro, estamos finalizando para expor na Câmara Municipal de Resende”.

Carreira

Pedro Luz é um fotógrafo carioca que começou sua carreira em 2003. Radicou-se na região da Serra da Mantiqueira e produz belas imagens a partir do seu olhar, seu espírito e sua técnica.

Pedro já foi convidado para inúmeras exposições na região, e seu trabalho está sendo reconhecido no Brasil e no mundo.

– Já expus em Penedo, depois uma individual no Museu de Arte Moderna de Resende. Três individuais no Shopping PátioMix (Resende), três individuais na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), no festival Flor Atlântica (Vassouras), Brasília Shopping (DF), galeria Porto das Artes (Resende) e em vários outros lugares. Foram 13 exposições no ano passado. Sou um fotógrafo muito feliz, os espaços se abrem e sempre se oferecem para expor minha fotografia, e eu sou muito grato – finaliza.

Serviço

A exposição ‘As Cores da Mantiqueira’, do fotógrafo Pedro Luz, pode ser conferida até esta sexta-feira, dia 29, das 10h às 18h, na Galeria de Arte Cílio Bastos – Espaço Cultural Gacemss, Rua 14, nº 22, Vila Santa Cecília, em Volta Redonda. Mais informações pelo telefone (24) 3342-4202.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document