Exposição ‘De Lá pra Cá’ do artista plástico Paulo Tonon, pode ser vista até este domingo no Espaço Zélia Arbex, em Volta Redonda

Por Diário do Vale
‘De Lá pra Cá’: Mostra revela o talento do cartunista e artista Paulo Tonon (Foto: Paulo Dimas)

‘De Lá pra Cá’: Mostra revela o talento do cartunista e artista Paulo Tonon (Foto: Paulo Dimas)

Volta Redonda –

“A beleza esta onde vejo a ordem na variedade, e onde embora todas as coisas divirjam, todos concordam”. É com esta visão artística que Paulo Tonon realiza sua primeira exposição individual no Espaço Zélia Arbex. A mostra “De Lá pra Cá” contém 34 pinturas, que revelam a beleza dos animais, pessoas e celebridades. Também estão expostos na mostra alguns cartoons e quadros abstratos. Os visitantes podem conferir gratuitamente a exposição de segunda à sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 19h. Sábados e domingos, as visitas acontecem até às 17h. As pinturas em telas foram feitas com técnica mista, utilizando caneta de tubo permanente, tinta acrílica e lápis aquarelado. Além desta técnica, o artista se aventurou em outra, com o pincel de silicone. Através desse novo recurso, Paulo Tonon, fez três quadros abstratos, deixando um pouco de lado sua preferência em retratar pessoas e animais.

De acordo com o artista plástico Paulo Tonon, a mostra “De Lá pra Cá” direciona sua carreira no caminho da pintura, pois desde 1995, começou a pintar, antes dessa época, Paulo trabalhava como cartunista, chegando a atuar em alguns jornais brasileiros, como Zero Hora de Porto Alegre, e o extinto Correio do Sudeste.

O artista Paulo Tonon revela que se interessou pela pintura por causa das cores.

– A cor nos mostra muito, tem um alcance maior do que o preto e branco, apesar de eu achar o preto e o branco maravilhosos. O cartoon facilitou meu desenvolvimento na pintura, no meu trabalho como artista plástico é possível perceber a extensão do cartoon na pintura – comenta.

As 34 obras se encontram a venda, a maior parte das telas foram feitas especialmente para mostra. Paulo Tonon comenta que todo artista precisa buscar um caminho, um diferencial na arte. O seu diferencial se mostra nas cores fortes, nos riscos bem traçados, este estilo, rendeu ao artista 15 prêmios e várias exposições não só na região, mas em São Paulo e Santa Catarina. Algumas de suas obras foram vendidas na Alemanha, Portugal e Estados Unidos.

Advertisement

Paulo Tonon nasceu em Parnaíba (PI), morou em Criciúma (SC) é formado em engenharia elétrica e se mudou para Volta Redonda em 1978 para trabalhar na indústria da cidade. Atualmente dedica sua vida exclusivamente a arte.

Advertisement

VOCÊ PODE GOSTAR

1 Comentário

jricardo 11 de março de 2015, 14:15h - 14:15

Muito boa a exposição, parabens Tonon, a prefeitura tem que apoiar os artistas da região, não ficar trazendo pseudos artistas globais a preço de ouro.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996