Volta Redonda –
“A beleza esta onde vejo a ordem na variedade, e onde embora todas as coisas divirjam, todos concordam”. É com esta visão artística que Paulo Tonon realiza sua primeira exposição individual no Espaço Zélia Arbex. A mostra “De Lá pra Cá” contém 34 pinturas, que revelam a beleza dos animais, pessoas e celebridades. Também estão expostos na mostra alguns cartoons e quadros abstratos. Os visitantes podem conferir gratuitamente a exposição de segunda à sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 19h. Sábados e domingos, as visitas acontecem até às 17h. As pinturas em telas foram feitas com técnica mista, utilizando caneta de tubo permanente, tinta acrílica e lápis aquarelado. Além desta técnica, o artista se aventurou em outra, com o pincel de silicone. Através desse novo recurso, Paulo Tonon, fez três quadros abstratos, deixando um pouco de lado sua preferência em retratar pessoas e animais.
De acordo com o artista plástico Paulo Tonon, a mostra “De Lá pra Cá” direciona sua carreira no caminho da pintura, pois desde 1995, começou a pintar, antes dessa época, Paulo trabalhava como cartunista, chegando a atuar em alguns jornais brasileiros, como Zero Hora de Porto Alegre, e o extinto Correio do Sudeste.
O artista Paulo Tonon revela que se interessou pela pintura por causa das cores.
– A cor nos mostra muito, tem um alcance maior do que o preto e branco, apesar de eu achar o preto e o branco maravilhosos. O cartoon facilitou meu desenvolvimento na pintura, no meu trabalho como artista plástico é possível perceber a extensão do cartoon na pintura – comenta.
As 34 obras se encontram a venda, a maior parte das telas foram feitas especialmente para mostra. Paulo Tonon comenta que todo artista precisa buscar um caminho, um diferencial na arte. O seu diferencial se mostra nas cores fortes, nos riscos bem traçados, este estilo, rendeu ao artista 15 prêmios e várias exposições não só na região, mas em São Paulo e Santa Catarina. Algumas de suas obras foram vendidas na Alemanha, Portugal e Estados Unidos.
Paulo Tonon nasceu em Parnaíba (PI), morou em Criciúma (SC) é formado em engenharia elétrica e se mudou para Volta Redonda em 1978 para trabalhar na indústria da cidade. Atualmente dedica sua vida exclusivamente a arte.
1 comment
Muito boa a exposição, parabens Tonon, a prefeitura tem que apoiar os artistas da região, não ficar trazendo pseudos artistas globais a preço de ouro.
Comments are closed.