Exposição exibe trabalhos do Festival de Artes Plásticas

by Diário do Vale

 

Expo Zelia  (2)

 

 

União. Essa é a palavra que define o 8o Festival de Artes Plásticas de Volta Redonda. Com atividades em locais diversos, o festival faz sua tradicional passagem pelo Espaço das Artes Zélia Arbex, em uma bela exposição aberta ao público desde o dia 13 de maio. A entrada na galeria é franca e os trabalhos poderão ser vistos até dia 29.

Idealizadora do projeto desde a primeira edição, a artista plástica Dilma Carvalho conta que, somente nesta mostra, estão expostos trabalhos em tela de 60 artistas. Quem comparecer ao local verá uma seleção eclética de pinturas sobre os mais variados assuntos. Segundo Dilma, a ausência de um tema central foi proposital.

– Nosso objetivo é a confraternização, a troca de ideias e experiências entre os artistas. Já propusemos temas em edições anteriores, mas percebemos que o isso limita. De repente, o artista já tem alguns quadros prontos, mas não em quantidade suficiente para montar uma exposição individual. Se houver um tema, pode ser que ele não consiga inscrever nenhuma daquelas obras e desista de participar. E não é isso que queremos – explicou.

A exposição acontece agora, mas toda a movimentação em torno da realização do festival começou faz tempo. Dilma Carvalho lembra que já em fevereiro um convite foi publicado em redes sociais, com a intenção de chamar os artistas plásticos interessados em participar do festival. Ela conta que são aceitos trabalhos de artistas iniciantes e experientes, alunos ou quem já está inserido no mercado. Os organizadores se reuniram várias vezes até que chegaram a uma programação satisfatória, com os eventos e mostras e seus locais definidos.

– Este ano, ainda tivemos uma novidade, que foi a exposição de um grupo de artistas no Memorial Getulio Vargas, embaixo da biblioteca. No último domingo, outros trabalhos também ficaram expostos lá, o dia todo – citou.

 

Eventos são abertos à comunidade

 

O Festival de Artes acontece todo o mês de maio em razão de uma data mais do que especial. É que dia 8 de maio é comemorado o Dia do Artista Plástico e, em Volta Redonda, segundo Dilma Carvalho, a data foi reconhecida oficialmente há nove anos, por meio da aprovação da Lei 4.308. Mais um motivo a se comemorar, um dos eventos que fazem parte da programação anual do festival é a Sessão Solene na Câmara Municipal de Volta Redonda.

– Na última terça-feira, realizamos a sessão, na qual, como sempre fazemos, homenageamos 10 pessoas previamente escolhidas que, de alguma forma, estão comprometidas com a arte e cultura da nossa cidade – explicou.

Assim como as exposições no Espaço das Artes Zélia Arbex e no Memorial Getúlio Vargas, foi a mostra de abertura do festival, na Galeria de Artes Cílio Bastos, no Gacemss. Apesar de fazerem parte de um mesmo evento, cada uma expõe trabalhos de um grupo diferente de artistas. Segundo Dilma, essa foi uma decisão da organização do festival, apos constatar que os mesmos artistas estavam presentes nas diferentes mostras.

– Decidimos que cada um participaria em um evento e, dessa forma, abrimos espaço para que mais pessoas interessadas pudessem participar. Este ano, temos um total de 150 artistas – completou.

O próximo evento será uma exposição na Praça de Eventos do Sider Shopping, que será aberta ao público amanhã. E, marcando o encerramento do festival, um piquenique será promovido no Zoológico Municipal, dia 28. Todos os eventos são gratuitos e abertos à comunidade. Para Dilma, o Festival de Artes Plásticas é um importante movimento não só de apoio à arte, mas também à economia da cidade. Por isso, deve ser sempre apoiado e incentivado.

– Quero agradecer à organização, que trabalha com muita paixão, e aos nossos apoiadores, como a imprensa e mídia regionais. E convido todos as prestigiarem os nossos artistas – finalizou.

 

Serviço

A exposição do 8º Festival das Artes Plásticas de Volta Redonda pode ser visitada até o dia 29 de maio. O Espaço das Artes Zélia Arbex fica na rua 14, na Vila Cecília, e funciona das 9h às 19h. Telefone: (24) 3350-8586.

 

Sem restrições: Exposição conta com telas em temas diversos (Fotos: Paulo Dimas)

Sem restrições: Exposição conta com telas em temas diversos (Fotos: Paulo Dimas)

 

Por Clarissa Coli,

especial para o DIÁRIO DO VALE

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996