segunda-feira, 17 de maio de 2021 - 20:20 h

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Exposição Fotográfica ‘Os Povos Indígenas no Brasil’ pode ser conferida online

Exposição Fotográfica ‘Os Povos Indígenas no Brasil’ pode ser conferida online

Matéria publicada em 19 de abril de 2021, 15:56 horas

 


Sul Fluminense – Está sendo realizada, para os alunos e professores das escolas municipais Paraíba e Carlos Sarkis, de Volta Redonda, e público em geral, a exposição fotográfica online “Os Povos Indígenas no Brasil”, que é inspirada no período em que o curador Sergio Vieira viveu na Amazônia coordenando a implantação das escolas indígenas nas aldeias, através do Convênio ELETRONORTE/FUNAI – PROGRAMA PARAKANÃ.

A exposição fotográfica mostra o dia a dia dos indígenas em suas aldeias, nas suas manifestações culturais, de produção (plantio de roças, caça, pesca) e servirá de mote para a atualização/discussão a respeito da questão indígena sob os aspectos: sociocultural, socioeconômico e socioambiental.

A exposição mostra também como a escola indígena, que priorizou as tradições culturais, foi fundamental para a sobrevivência da etnia Parakanã.

As imagens estão hospedadas no YouTube e serão compartilhadas com os estudantes sob o acompanhamento de professores.

Sobre o curador

Sergio Vieira é compositor, violonista, cantor e produtor cultural. Viveu na Amazônia durante cinco anos coordenando um projeto sociocultural junto ao povo indígena Parakanã. Vem desenvolvendo projetos sobre a cultura indígena em diversas instituições brasileiras e está finalizando dois livros sobre esse tema, além de um CD com músicas feitas em parceria com os indígenas, que escreveram as letras (poemas) no próprio dialeto. Prepara-se também para o lançamento do documentário curta-metragem “Awaeté Parakanã, o Povo de Verdade” sobre a sua experiência junto aos indígenas.

 

Serviço

Período: de 19 a 23 de abril de 2021

Escolas Municipais Paraíba e Carlos Sarkis e público em geral

 

 

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document