segunda-feira, 23 de setembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Exposição ‘Viva o Hino’ pode ser conferida na sede da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda

Exposição ‘Viva o Hino’ pode ser conferida na sede da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda

Matéria publicada em 17 de janeiro de 2017, 08:20 horas

 


Resende – Resgatar a importância histórica e divulgar, especialmente para os mais jovens, a letra e a música do Hino a Resende é o objetivo principal da mostra “Viva o Hino”, que o Arquivo Histórico Municipal abriu na última semana, na sede da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda. A exposição, composta por textos e fotos, pode ser visitada até o próximo dia 31 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

De acordo com o diretor do Arquivo Histórico, Claudionor Rosa, além de ajudar a divulgar um dos maiores símbolos do município, a exposição traz curiosidades para o visitante, como informações sobre Sávio Silveira, diretor da gravadora Continental, onde o hino foi gravado pela primeira vez, e sobre o jornalista Arízio Maciel, que foi um dos principais divulgadores do hino, tocando-o diariamente na abertura e encerramento de seu programa de rádio.

A ideia de mostrar ao público um pouco da vida desses personagens foi a forma encontrada por Claudionor para homenageá-los.

– Eles fizeram um importante trabalho de divulgação do nosso hino na década de 1950. Agora queremos não só dar continuidade a este trabalho, como reverenciá-los – disse.

Poeta resendense

O Hino a Resende, que exalta as belezas naturais do município e as qualidades do seu povo, foi composto em 1901, pelo poeta resendense Luiz Pistarini (letra) e pelo maestro Lucas Ferraz (música). Sua primeira gravação, em 1950, foi feita pelo cantor Jorge Goulart, acompanhado pela Orquestra Tabajara.

‘Viva o Hino’: Exposição é composta por textos e fotos (Foto: Divulgação)

‘Viva o Hino’: Exposição é composta por textos e fotos (Foto: Divulgação)

 

Serviço

A exposição ‘Viva o Hino’ pode ser conferida na sede da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, Rua Luís da Rocha Miranda, 117 – Centro, Resende, até o próximo dia 31 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. Mais informações pelo telefone (24) 3360-9745.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document