Fazendo turismo na Coreia do Norte

by Diário do Vale

A Coreia do Norte dominou o noticiário internacional durante meses, devido as bombásticas ameaças do ditador Kim Jong-un. Agora, sumiu de cena, talvez devido a uma discreta interferência da China. Um dos países mais fechados do mundo, a Coreia do Norte é um dos últimos lugares do planeta aonde uma pessoa sensata pensaria em fazer turismo. O livro “Dentro do Segredo”, do escritor português José Luis Peixoto, narra essa experiência insólita. Uma viagem turística a uma das últimas ditaduras comunistas do planeta Terra.

Peixoto recebeu o convite do governo coreano em 2012, durante as celebrações do centenário do falecido ditador Kim Il-sung. A excursão tinha o nome de “A definitiva mega-tour do centenário de Kim Il-sung” e durante duas semanas Peixoto percorreu a Coreia do Norte acompanhado por guias sorridentes, mas sempre vigilantes. É claro que ele só viu o que o governo norte-coreano queria que visse. Não teve nenhuma oportunidade de falar com membros do povo e teve que entregar o telefone celular assim que entrou no país.

Mas sentiu o clima Orwelliano de uma terra, onde uma dinastia de ditadores é cultuada como deuses. Algo parecido só no Egito antigo onde os faraós eram considerados deuses vivos. Sendo escritor, Peixoto misturou relato de viagem com um toque de realismo mágico ao descrever o clima irreal daquele país asiático.

O resultado é uma leitura agradável, que não vai revelar nada de novo sobre a Coreia, mas mostra os males das ditaduras. Com sua prosa, o autor envolve o leitor e o deixa com vontade de prosseguir em suas viagens, mesmo depois da última página. É a fórmula de uma boa narrativa desde os tempos de Marco Polo. Que também percorreu uma Ásia dominada por líderes supremos e soube envolver os leitores com o melhor de suas experiências. “Dentro do Segredo” saiu no Brasil pela Companhia das Letras e a edição impressa custa em torno dos R$ 32. Peixoto viu estátuas, obeliscos, obras de engenharia e cidades cheias de enormes pôsteres dos líderes coreanos. Um mundo real que se aproxima da ficção do “1984” do Orwell onde o Big Brother é o Kim Jong-un.

Relato: Uma viagem turística na Coreia do Norte

Relato: Uma viagem turística na Coreia do Norte

 

Por Jorge Luiz Calife

[email protected]

 

You may also like

2 comments

guto 6 de novembro de 2017, 15:13h - 15:13

Se o comunismo é tão bom quanto dizem o PT, o PSol, o PDT e o PCdoB…, por que não estão festejando os 100 anos da Revolução Russa no mês de Outubro?!

Augusto 7 de novembro de 2017, 12:43h - 12:43

Quem tem que festejar é aRússia que vai muito bem. Obrigado

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996