segunda-feira, 24 de janeiro de 2022 - 23:10 h

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Feira Afro será realizada sábado e domingo no Memorial Zumbi, em Volta Redonda

Feira Afro será realizada sábado e domingo no Memorial Zumbi, em Volta Redonda

Matéria publicada em 30 de março de 2016, 07:00 horas

 


Feira das Meninas: Evento contará com muita moda e cultura (Foto: Divulgação)

Feira das Meninas: Evento contará com muita moda e cultura (Foto: Divulgação)

Volta Redonda – Que tal aproveitar o fim de semana para ver as novidades do mundo afro? Com o objetivo de promover a cultura e a solidariedade, a terceira edição da Feira das Meninas será realizada sábado e domingo, dias 2 e 3 de abril, no Memorial Zumbi, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda. Pela primeira vez haverá também stand de moda voltado para o público masculino.

Esbanjando estampas coloridas, artesanato e turbantes, a feira reunirá cerca de 14 expositores, entre eles fornecedores da região Sul Fluminense, Rio de Janeiro e São Paulo que estarão expondo roupas, tecidos e acessórios da cultura afro.

A iniciativa surgiu com sete mulheres – as mesmas responsáveis pelo projeto meninas de lenço -, que antes de promoverem essa exposição, chegaram a conhecer duas feiras no Rio de Janeiro. A ideia inicial foi de criar um brechó, mas o evento foi tomando forma e ficando cada vez maior. Segundo uma das idealizadoras do projeto, Renata Ferreira, a ideia da feira surgiu diante da falta de eventos do tipo no município. A proposta é fortalecer esse mercado na região, atingindo cada vez mais o público.

– Percebemos que a cada edição a gente recebe mais visitas e expositores diferentes, que muitas vezes vêm de fora, como Rio e São Paulo. O projeto abre as portas para empreendedores, que querem mostrar seus talentos e divulgar seus trabalhos. Este ano estamos contando também com o apoio do Sebrae que irá ministrar palestra para os expositores. Acredito que a simpatia pela cultura de outros povos vem desde a infância, dependendo da criação familiar. Então, não recebemos só um tipo de público. Não só negros vêm nos visitar, mas um público bem diversificado e, por isso, a feira cresceu tanto. Pela primeira vez está sendo realizada em dois dias, atendendo a pedidos – diz.

Segundo as organizadoras, a expectativa de público para esta edição é de cerca de mil pessoas por dia, conforme o ano anterior. A solidariedade é também um dos pontos fortes da feira, a maquiadora especialista em pele negra, Anna Dias, trocará serviços por litros de leite. Será possível na feira fazer a sobrancelha e em troca doar um litro de leite, fazer uma maquiagem e doar dois litros. “Enquanto as mulheres se embelezam, ajudam a quem precisa”.

E quem quiser apoiar essa causa, é só levar litros de leite ou qualquer outro alimento não perecível, que serão encaminhados a famílias que precisam.

Programação

*Sábado, dia 2
A exposição abre às 14h e segue até às 20h
Para os expositores, às 10h, haverá uma palestra com Nathalia Correa Malaquias, ministrada pelo Sebrae sobre empreendedorismo
Atrações: Banda Maria Bonita formada exclusivamente por mulheres, Baile Coletivo Imbica – um baile de rua, compartilhando cultura em forma de música, exposições e manifestos, DJ Emilson e Aconchego dos Veteros

*Domingo, dia 3
A exposição abre às 10h e segue até às 19h
Atrações: Apresentação de dança da Apae de Barra do Piraí, aulão de dança afro, pagode Sorriso Aberto, Doutoraço do Riso e DJ Emilson

Serviço

A Feira das Meninas será realizada sábado e domingo, dias 2 e 3 de abril, no Memorial Zumbi, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda. Durante os dois dias haverá praça de alimentação.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document