segunda-feira, 22 de julho de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Fórum de Música acontece em Vassouras

Fórum de Música acontece em Vassouras

Matéria publicada em 8 de novembro de 2016, 08:30 horas

 


Quinta edição do evento será realizada de 11 a 15 de novembro e contará com palestras, oficinas e muita música

Mais uma edição: Evento faz homenagem aos grandes mestres, músicos responsáveis pela formação de instrumentistas no Brasil e no exterior (Foto: Divulgação)

Mais uma edição: Evento faz homenagem aos grandes mestres, músicos responsáveis pela formação de instrumentistas no Brasil e no exterior (Foto: Divulgação)

Vassouras – De 11 a 15 de novembro será realizado em Vassouras o V Fórum de Música, Gestão, Educação e Cidadania. O evento contará com oficinas de diversos instrumentos musicais, palestras e debates, mostra artística com  artistas locais e grupos formados por alunos e professores, além da Orquestra Sinfônica e Banda Jovem Regional do PIM (Programa Integração pela Música), anfitrião do evento, integrando profissionais renomados em todos os eixos temáticos, estudantes de música de todo país e atrações de alta qualidade em sua mostra artística.

O Fórum de Música, Gestão, Educação e Cidadania, produzido de forma colaborativa desde 2009, é uma das metas do PIRPIM (Pontão de Integração Regional do PIM), conveniado com a Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura. Nesta edição, o evento conta também com apoio da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Desde a IV edição, o evento faz homenagem aos grandes mestres, músicos responsáveis pela formação de instrumentistas no Brasil e no exterior. Esse ano, o fórum homenageia o admirado professor e grande clarinetista, José Freitas.

O evento

A primeira edição do evento foi realizada em setembro de 2009 e ocorreu a partir da demanda dos jovens participantes da Banda e da Orquestra Sinfônica Regional do PIM e da identificação, através de pesquisa realizada pelo o PIRPIM, da necessidade de expansão das ferramentas de gestão e articulação dos grupos locais voltados para a música.

Foi assim que surgiu a necessidade de promover um encontro para além das apresentações musicais que a Sociedade Musical Nossa Senhora da Conceição realiza, desde o início das suas atividades, em 1981.

Em parceria com a comunidade local, aconteceu o I Fórum de Música, Gestão, Educação e Cidadania de Vassouras, que resultou em um evento aberto sobre a música, que visa, principalmente, promover a qualificação do ensino musical, contribuir para o desenvolvimento das ferramentas de gestão e empreendedorismo cultural, qualificar os educadores do ensino formal e não formal na didática musical, incentivar a cadeia produtiva da música e democratizar o acesso à cultura.

As atividades oferecidas são gratuitas e o público alvo é formado por estudantes de música, gestores públicos e privados locais, educadores e arte-educadores e, comunidade em geral das 11 cidades participantes do Pontão e demais interessados.

 

Confira a programação do V Fórum de Música, Educação, Gestão e Cidadania

 

*Dia 11

Inscrição e entrega de credenciais

19h: Abertura – Grupo de Clarones

Local: Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição – Centro de Vassouras

 

*Dia 12

9h às 13h: Aula de instrumento

10h: Palestra com Mônica Coropos com o tema: Contextualização dos Métodos de ensino da Música à luz da proposta metodológica Musicalizando com alegria

15h: Palestra com Mário Lima Brasil: Música e suas Interfaces: ópera, musical, dança, cinema, vídeo, propaganda e videogame

16h: Oficina Wilson Souza: Elaboração e Execução de Projetos

15h: Ensaio Banda Jovem Regional do PIM

16h30: Ensaio Orquestra Sinfônica Regional do PIM

19h: Recital de professores e alunos

Local: Auditório

 

*Dia 13

9h às 13h: Aula de Instrumento

10h: Lançamento de livro e Palestra com Mário: Música e Transformação Social

Local: Sala de Cinema

15h: Palestra: Manutenção de Instrumentos de Sopro

15h: Ensaio Banda Jovem Regional do PIM

16h30: Ensaio Orquestra Sinfônica Regional do PIM

19h: Recital de Professores e Alunos

 

*Dia 14

9h às 13h: Aula de Instrumento

10h: Lançamento de livro e bate papo com a autora Nathércia Lacerda. “A casa e o mundo lá fora, cartas de Paulo Freire para Nathercinha”

10h: Oficina Captação de recursos, leis de incentivo e principais editais com Carlos Cavalcante

Recital de Alunos

15h: Palestra com Dalmário Pinto Oliveira com o tema: Ética, Profissão e Arte

16h: Oficina com Fernanda Oliva sobre Prestação de contas

15h: Ensaio Banda Jovem Regional do PIM

16h30: Ensaio Orquestra Sinfônica Regional do PIM

19h: Quinteto de Metais da Universidade Federal da Bahia

Local: Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição no centro de Vassouras

 

*Dia 15

9h às 13h: Aula de Instrumento

13h: Reunião de avaliação com os professores

Entrega dos Certificados dos alunos participantes

15h: Concerto de Encerramento com a Banda e Orquestra do Fórum

Local: Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição

 

 

Serviço

Mais informações sobre o V Fórum de Música, Gestão, Educação e Cidadania ‘José Freitas’ podem ser obtidas através do telefone (24) 3471-9320. O PIM fica na Rua Dr. Fernandes Junior, 89, Centro – Vassouras.

 

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document