Gacemss completa 72 anos de fundação

by Diário do Vale

Volta Redonda – No próximo dia 17 de novembro o Gacemss (Grêmio Artístico e Cultural Edmundo de Macedo Soares e Silva) completará 72 anos de existência. Para quem não sabe, o Gacemss é uma entidade sem fins lucrativos, reconhecida como Utilidade Pública Estadual (Lei nº 6601 de 23/08/71), Utilidade Pública Municipal (Deliberação nº 36 de 31/07/55), Utilidade Pública Federal (Portaria nº 1.502 de 16/09/2015 do Ministério da Justiça) e Tombado por Finalidade (Lei nº 4261 de 12/01/07). É uma entidade única, pois, com seus próprios recursos, vem promovendo a arte e a cultura em Volta Redonda e região.

E, como não podia ser diferente, a programação de aniversário está repleta de atrações culturais. Entre elas a exposição “Segredos de Lotus”, da artista Nudette Sourial, que já está aberta para visitação; além da peça “Nosso Mundo da Imaginação”, o novo Show do Bita, que será apresentada neste domingo, dia 12; e o espetáculo “Meu passado me condena”, com Fábio Porchat e Miá Mello, que será apresentado no próximo dia 18.

Segundo o assessor da diretoria, Arthur de Carvalho Junior, esses 72 anos foram anos de muitas realizações, passando pela construção da sede, na década de 1960, do teatro, na década de 1970 e, nos últimos anos, as grandes reformas que modernizaram as instalações, além da intensa promoção da arte e da cultura desde os primórdios da fundação.

E o ano de 2017 foi bem movimentado, com diversos espetáculos e exposições.

– Até o mês de outubro foram realizadas oito exposições em nossa Galeria de Arte. Espetáculos teatrais, de dança e shows musicais foram em torno de 70. Sem dúvida nenhuma, nosso trabalho de promoção da arte e da cultura terá continuidade no próximo ano através da promoção de espetáculos e shows, nosso cinema de arte e o oferecimento dos mais variados cursos ligados às artes – diz.

E para 2018 o grande projeto do ano será a reforma do Teatro Gacemss I. “Já foram feitas as reformas de todos os banheiros e dos camarins, além da pintura da fachada e da colocação de letreiro”.

Disseminando cultura e arte: Grandes apresentações passam pelos palcos do Gacemss (Fotos: Divulgação)

Disseminando cultura e arte: Grandes apresentações passam pelos palcos do Gacemss (Fotos: Divulgação)

 

Infantil

Dentro da programação de aniversário dos 72 anos do Gacemss, neste domingo, dia 12, o foco são as crianças. Às 15h30 e às 17h30 será apresentado o espetáculo infantil “Nosso Mundo da Imaginação”, o novo Show do Bita. Depois de passar por 42 cidades de todas as regiões do Brasil e cantar para mais de 250 mil pessoas, o fenômeno infantil Mundo Bita apresenta o novo Show do Bita. Com aproximadamente uma hora e dez minutos de duração, o show conta com músicas dos cinco álbuns. Entre elas, os personagens interagem com a plateia e estimulam passeios pela imaginação.

Os temas que permeiam o show são os mesmos defendidos pelo Mundo Bita nos seis anos de produção. Igualdade entre meninos e meninas, saúde, inclusão, cuidados com a natureza e amor ao próximo, tudo com alegria e respeito à inteligência da criança.

– Nossa produção é feita com muito critério. Não queremos simplesmente entreter e divertir. Fazemos isso, mas com a responsabilidade de quem ajuda a formar a sociedade que virá pela frente. É importante abordar temas que estimulem discussões saudáveis nas famílias – explica o produtor, Chaps Melo.

 

Serviço

‘Nosso Mundo da Imaginação’ – O novo Show do Bita

Dia: 12 de novembro (domingo)

Horários: 15h30 e 17h30

Local: Teatro Gacemss 1

Classificação: Livre

‘Nosso Mundo da Imaginação’: Show conta com músicas dos cinco álbuns

‘Nosso Mundo da Imaginação’: Show conta com músicas dos cinco álbuns

 

Comédia

Ainda dentro da programação, no próximo sábado, dia 18, será apresentado o espetáculo “Meu passado me condena”, com Fábio Porchat e Miá Mello, realizado em parceria com o Clube dos Funcionários da CSN. A apresentação será às 20h30, no Cine Teatro Nove de Abril.

Na história, Miá e Fábio se conheceram na fila do banheiro de uma festa e nunca mais se separaram. Bom, isso faz só um mês, mas foi o suficiente para comprarem um apartamento, fazer uma festa brega e tentar uma noite de núpcias perfeita. E perfeição existe? Claro que não! Muito menos depois do casamento. Menos ainda quando não se sabe nada sobre o passado do outro. Ah, e tem um vizinho que já namorou a Miá. E aí? Será que esse amor dura pelo menos uma noite?

O texto, divertido e inspirado, é de Tati Bernardi, que também assinou os roteiros da série e do filme homônimos, ambos produzidos por Mariza Leão e dirigidos por Julia Rezende. A série teve duas temporadas exibidas pelo canal Multishow e o filme foi a segunda maior bilheteria nacional de 2013, ultrapassando três milhões de expectadores.

 

Serviço

‘Meu passado me condena – A peça’ com Fábio Porchat e Miá Mello

Dia: 18 de novembro (sábado)

Horário: 20h30

Local: Cine Teatro Nove de Abril

Classificação: 14 anos

‘Meu passado me condena’: Filme foi a segunda maior bilheteria nacional de 2013

‘Meu passado me condena’: Filme foi a segunda maior bilheteria nacional de 2013

 

Arte

E como não pode faltar arte, já está aberta para visitação do público a exposição “Segredos de Lotus” – Tributo a Sami Sourial – da artista Nudette Sourial, que reinicia seu “fazer arte” após um longo período inativa, sempre em busca de desvendar seu universo interior. O novo trabalho é investigativo sobre todas as possibilidades de utilizar o “branco”, explorando seu charme, sua luminosidade.

– Busco a poesia expressiva da transparência, para alcançar uma harmonia plástica. É o branco que em sua simbologia nos remete à paz – conta a artista. Na tela, guiada por emoção e regra, surgem composições através de símbolos, signos, linhas e círculos que confirmam a mais pura sacralidade da arte.

 

Serviço

Exposição ‘Segredos de Lotus’ – Tributo a Sami Sourial – da artista Nudette Sourial

Local: Galeria de Arte Cílio Bastos – Rua 14 nº 22 – Vila Santa Cecília – Volta Redonda – Espaço Cultural Gacemss

Visitação: até 1º de dezembro – de segunda a sexta-feira – 10h às 18h

‘Segredos de Lotus’: Novo trabalho é investigativo sobre todas as possibilidades de utilizar o branco

‘Segredos de Lotus’: Novo trabalho é investigativo sobre todas as possibilidades de utilizar o branco

 

História

O Gacemss é dirigido por uma Diretoria Executiva, um Conselho Deliberativo e um Conselho Fiscal, cujos membros são eleitos em Assembleia Geral de Associados e não são remunerados.

Hoje em dia a entidade se mantém com a renda social (mensalidade paga pelos associados) e a renda imobiliária (alugueis de lojas e salas de sua propriedade). Para o desenvolvimento das suas atividades o Gacemss mantém um Teatro (o Gacemss 1 com todos os recursos de iluminação e reprodução de som) com 450 poltronas, que funciona também como cinema, equipado com projetor e sistema de som digitais, e um teatro com 117 poltronas (o Gacemss 2, equipado com iluminação e reprodução de som e imagem), ambos os teatros são equipados com telas e projetores multimídias, uma biblioteca com mais de 15 mil obras, sete salas de aula para cursos de arte, uma galeria de arte com cerca de 100m² e uma sede administrativa (secretaria, sala de reuniões, salas de apoio).

As principais atividades desenvolvidas pelo Gacemss são: espetáculos teatrais, musicais, de dança, recitais e concertos, exposições de arte, cursos, palestras, debates, difusão cultural e artística, sessões cinematográficas recreativas e culturais, convênios, concursos, festivais e manutenção da biblioteca.

Gacemss: Espetáculos teatrais, musicais, de dança, recitais e concertos são alguma das atividades realizadas no local

Gacemss: Espetáculos teatrais, musicais, de dança, recitais e concertos são alguma das atividades realizadas no local

 

You may also like

2 comments

Observador 12 de novembro de 2017, 10:12h - 10:12

Sem dúvida, é um espaço importantíssimo! Mas que precisa rever muitas coisas, principalmente no que diz respeito ao tratamento dado aos artistas locais. Há pontos positivos e, infelizmente, outros absurdamente negativos. De qualquer forma, parabéns pela longa história! Que venham novas formas de olhar para o cenário artístico/cultural.

Pagador de impostos 12 de novembro de 2017, 09:33h - 09:33

Exemplo de força, de abnegação e de amor à arte e à cultura. Parabéns aos abnegados que mantém em funcionamento essa bela entidade de nossa cidade. E sem nenhum, ou quase nenhum (não conheço o suficiente ) apoio público.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996