Galeria de Arte UBM expõe fotografias antigas de Barra Mansa

by Diário do Vale

Barra Mansa – A Barra Mansa que não se vê mais nas ruas é a principal impressão deixada pela mostra fotográfica “Memórias Barra Mansa Antiga” que está em exposição na Galeria de Arte UBM Clécio Penedo, no Campus Barra Mansa.

As fotografias fazem parte do acervo da Academia Barramansense de História (ABH) e reúne registros de mais de 100 anos da cidade, período em que Barra Mansa ainda tinha como distritos Volta Redonda e Quatis. Nikson Salem, presidente da ABH, contou que a exposição já circulou em algumas galerias da região e ela foi criada para mostrar às pessoas a Barra Mansa que ficou esquecida.

– Procuramos expor o quanto a nossa cidade foi bonita e o quanto que se perdeu do patrimônio cultural, principalmente no Centro – fala.

Para Nikson, a descaracterização da cidade se fortaleceu nas décadas de 70 e 80 com a emancipação de Volta Redonda.

– Com as novas construções surgindo em Volta Redonda, acredito que se tenha criado uma ideia de “modernização”, com isso, muitos prédios, patrimônios antigos de Barra Mansa, foram destruídos – cita.

No entanto, nem todos os prédios foram varridos do cenário barramansense, alguns deles ainda podem ser vistos, mesmo que com uma preservação precária e com descaracterizações. Este é o caso do Palácio Barão de Guapi, localizado em frente ao Parque Centenário, o famoso “Jardim das Preguiças”. Outro lugar fácil de ser reconhecido entre as fotografias do passado é a Praça Ponce de Leon que mantém o mesmo layout, apesar de não ser nada do que já foi, incluindo a Igreja Matriz.

Letícia de Carvalho Silvério, estudante do 4º período do curso de Gestão de Recursos Humanos, conta que ficou espantada ao notar as diferenças entre os lugares do passado e os de hoje. “É meio inacreditável tanta mudança. Vi a Praça da Matriz e por um instante achei que não fosse, mas minha amiga disse que correspondia ao mesmo lugar”, comenta.

– Essa é uma grande iniciativa do UBM e da Academia para trazer a memória da cidade que tivemos no passado aos estudantes, principalmente para aqueles que gostam de História – diz Rozan Silva, que já foi presidente da ABH, destacando ainda que as fotografias têm muitas histórias para contar. “Já vi pessoas se emocionando ao lembrar como os lugares eram antes e até mesmo pessoas que reconheceram familiares”, completou.

O supervisor de Cultura e Integração da Diretoria de Extensão e Relações Comunitárias, Marcelo Bravo, conta que esta exposição abre o ciclo de mostras do Programa de Ocupação Artística UBM 2016.

– Vamos ter três exposições em cada campus da instituição. Abrindo as que vão acontecer no Campus Cicuta teremos a exposição “A Cozinha dos Quilombos”, prevista para 14 de setembro – adianta.

Serviço

A mostra ‘Memórias Barra Mansa Antiga’ ficará exposta até o dia 23 de setembro e o horário de visitação é das 14h às 21h. Para o agendamento de visitas de grupos ou para mais informações o telefone para contato é o (24) 3325-0262 ou 3323-9565.

Registros do tempo: Fotografias fazem parte do acervo da Academia Barramansense de História (Fotos: Divulgação)

 

 

You may also like

1 comment

Leitor 29 de agosto de 2016, 08:32h - 08:32

Mais BM não evoluiu nada e ainda expõem fotos antigas?

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996